Cultura popular: Na minha Periferia tem Cinema, sim senhor !!!

04/06/24

Jessika Betânia

http://blogfolhadosertao.com.br

Vem aí a segunda edição do Cineclube Raízes do Sertão!

Sessões vão de hoje (04 ) de junho a 15 de julho em três localidades periféricas
de Arcoverde, Pernambuco.

 

A segunda edição do projeto Na Minha Periferia tem Cinema é uma ação do Cineclube Raízes do Sertão e acontece de 04 de junho a 15 de julho de 2024, em três (3) locais da cidade de Arcoverde: Associação Cultural Raízes do Sertão a
Comunidade Rural Pedra Vermelha e Escola Municipal José Medeiros, todos localizados no Sucupira, próximo à sede da Associação Raízes. A abertura fica por conta do Coco Erêmin, no dia 04 de junho.

As sessões na Escola Municipal José Medeiros da Fonseca acontecem nos dias 04,06, 10 e 12 de junho e 02, 04 e 09 de julho. Nos sábado 08 de junho e 13 de julho, asexibições são na Comunidade Rural Pedra Vermelha, às 14h. O encerramento acontece na sede da Associação, no dia 15 de julho, segunda,feira, às 19h. Todas as sessões são gratuitas, com classificação livre e algumas delas contarão com intérprete de libras.

A programação conta com exibição de filmes e mediação e roda de diálogo ao fim de cada sessão. A curadoria baseia-se em filmes que abordam questões antirracistas que direcionam valores e promove a reflexão e o pensamento critico.

“Com um olhar pedagógico buscamos promover uma experiência, através dos sentimentos que os filmes abordam para que possamos acessar o universo infantil e dialogar sobre eles. Agregando também outras possibilidades de
compreensão sobre a diversidade, empatia, respeito e cidadania”, explica Givaldo Silva, curador desta segunda edição.

A Associação Cultural Raízes do Sertão vem desenvolvendo um trabalho importantíssimo dentro do Sucupira, bairro periférico da cidade de Arcoverde. As crianças, jovens e adolescentes do entorno da Associação tem aulas de capoeira, inglês, maracatu e samba de coco, reforço escolar, além de sessões de cinema, shows e oficinas, demarcando o importantíssimo papel da arte e da educação nos processos de transformações sociais. Segunda Valderlan Baltazar, diretor da Associação, “o trabalho que é desenvolvido é de suma importância para a comunidade, pois estamos trabalhando a cultura e a arte, de geração para geração, e pela nossa terra Arcoverde; para mostrar que a cultura não pode morrer.

Nosso propósito é a formação dessas crianças e adolescentes, para que possam ter um futuro melhor.” O projeto Na Minha Periferia Tem Cinema – Cineclube Raízes do Sertão tem incentivo da FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO
Na minha periferia tem cinema – Cineclube Raízes do Sertão Arcoverde/PE Quando: 04 de junho a 16 de julho de 2024 -gratuitoAssociação Cultural Raízes do Sertão (Rua Elizabeth Maria Costa Nunes, 100 – Sucupira – Arcoverde/PE) Comunidade Rural Pedra Vermelha Escola Municipal José Medeiros (Endereço: Rua José Ferreira de Lima s/n – Sucupira) SESSÕES Junho

Quando: 04 de junho, terça-feira, às 15h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Abertura com Coco Erêmin (Arcoverde-PE)
Quando: 06 de junho, quinta-feira, às 15h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Quando: 08 de junho, sábado, às 14h
Onde: Comunidade Rural Pedra Vermelha
Quando: 10 de junho, segunda-feira, às 15h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Quando: 12 de junho, quinta-feira, às 9h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Julho

Quando: 02 de julho, terça-feira, às 19h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Quando: 04 de julho, quinta-feira, às 19h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Quando: 09 de julho, terça-feira, às 19h
Onde: Escola Municipal José Medeiros da Fonseca
Quando: 13 de julho, sábado, às 14h
Onde: Comunidade Rural Pedra Vermelha
Quando: 15 de julho, segunda,feira, às 19h
Onde: Associação Cultural Raízes do Sertão

PROGRAMAÇÃO
Manifesto por uma educação antirracista
Curta Documentário, 2:32 minutos, livre, Direção: Shirlene Paixão, Brasil, ano
2023.

Crianças e adolescentes continuam aprendendo muito pouco sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira, e é justamente para mudar essa realidade que a Lei 10.639/03 existe! Ei, você que é adulto, ajude as crianças a conhecerem essas histórias que foram apagadas!

Brilhante

Curta Metragem de Animação, 2:50 minutos, livre, Direção: Bruno Stoco, Lucyanna Gonçalves, Maria Isabel Pereira e Soo A Yoo, Brasil, ano 2021 Em um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional, um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada. Siga Brilhante em sua jornada em busca do seu brilho próprio.
Samba de Coco Eremin – De geração pra geração o coco de roda Documentário, 11:10 minutos, livre, Realização SESC PE , Brasil, ano 2023.

A história do Coco Eremin contada pelo mestre Wal e as crianças e jovens do grupo. O Samba de Coco Erêmin é formado por crianças e jovens da comunidade dos canos em um bairro periférico da cidade de Arcoverde,PE, o berço do samba de coco.

Porco Espinho
Curta-Metragem de Animação, 1:24 minutos, livre, Direção: Kyra Buschor, Alemanha, ano 2018.
Uma boa reflexão sobre ações e recursos, sobre afeto e criatividade, que podem transformar a escola em um lugar que acolhe e ensina a todos os alunos.

Caminandes
Curta-Metragem de Animação, aventura, comédia, 2:29 minutos, Livre, Direção: Pablo Vázquez, Holanda, ano 2013.
Nas majestosas montanhas do sul da Patagônia, uma lhama peculiar encontra uma maneira de atravessar uma turbulenta estrada.

O Mundo de Karma – Um problema cabeludo Série desenho animado, 11:25 minutos, livre, Criação: Ludacris, USA, ano 2022.  Karma está animada para sua primeira festa do pijama, mas a maneira com que seus amigos falam sobre seus cabelos a faz se sentir excluída. Sua mãe lhe ensina a ter orgulho dos seus cabelos, e ensinar seus amigos a
falar sobre diferenças de um jeito mais respeitoso.

Acredite no Bem
Campanha publicitária, 3:05 minutos, livre, Direção: Ogilvy, Mather de Bangkok,
Tailândia, ano 2014.

Um homem simples que gosta de ajudar os outros, mas parece que tudo
que ele faz não é suficiente. Até que um dia começa a colher o fruto de
suas bondades.

Liderança e Eficácia
Animação, comédia, 3:21 minutos, livre, direção: Pierre Coffin, Kyle Balda, USA,
ano 2023.

A vida em coletivo pode ser mais fácil, quando compreendemos a
importância de vivermos em grupo.

Super Choque
Desenho animado, Ficção – super-herói, 21:17 minutos, livre, Direção: Dan Riba, Denys Cowan, Victor Dal Chele, USA, ano 2000. A animação dos anos 2000 se tornou muito popular no Brasil, pois inspirou muitas crianças negras que se viam representadas pelo Virgil. O personagem é um super herói negro que, apesar dos inimigos, tem uma
vida comum de adolescente.

Gentileza

Curta-Metragem de Animação, 2:18 minutos, livre, produzido por Emirates NBD,
Emirados Árabes, ano 2018.

A gentileza é um valor fundamental que pode ter um impacto significativo nas relações humanas e na sociedade como um todo. Pequenos gestos de bondade e cortesia podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas, espalhando positividade e promovendo um ambiente mais
harmonioso.

Coin Operated (Operação Moeda) Curta Metragem de Animação, 5:14 minutos, livre, Direção: Nicholas Arioli, USA,
ano 2017.

O sonho de uma criança sobre naves e viagens espaciais. Abrange 70 anos da vida de um explorador ingênuo. Este filme foi orgulhosamente feito por artistas independentes.
O Mundo de Karma – Um problema cabeludo

Série desenho animado, 11:25 minutos, livre, Criação: Ludacris, USA, ano 2022. Karma está animada para sua primeira festa do pijama, mas a maneira com que seus amigos falam sobre seus cabelos a faz se sentir excluída. Sua
mãe lhe ensina a ter orgulho dos seus cabelos, e ensinar seus amigos a falar sobre diferenças de um jeito mais respeitoso.

Piper – Descobrindo o mundo
Curta Metragem de Animação, 3:08 minutos, livre, Direção: Alan Barillaro, USA,
ano 2018.

Piper, uma pequena ave bebê que vive à beira-mar, sai pela primeira vez do ninho para ir atrás de comida e descobre um novo mundo.

Salu e o Cavalo Marinho Curta Metragem de Animação, 13:35 minutos, livre, Direção: Cecília da Fonte,
Brasil, ano 2014

A animação conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil, símbolo da cultura popular pernambucana. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu, como é chamado, quer participar do Cavalo Marinho, brincadeira tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco e Paraíba, que reúne dança, teatro e
poesia. Na escola, pode apoiar a pesquisa sobre folclore e festas regionais.

Bullyng
Animação, 1:00 minutos, livre, Criação: Canal Entreter, Brasil ano 2014.
A Nickelodeon brasileira está começando a sua campanha contra o
Bullying. Neste vídeo temos a personagem “Monica” onde conta sua
história de Bullying!

Direitos Humanos
Desenho animado, 6:02 minutos, livre, Direção: Filipe Fratino, Brasil, ano 2019.Pessoal, eu descobri que existe uma declaração dos direitos do homem e fui ver o que era… nossa, são coisas muito legais que a gente precisa saber
respeitar e prestar atenção! Vamos ver?

Bola de Trapos

Desenho animado, 4:16 minutos, livre, Direção: Calos Avalone, Brasil, ano 2017 Três crianças jogam futebol com uma bola feita de trapos, enquanto um menino brinca com uma bola de couro e se acha melhor que os colegas.
Entendendo sobre questões socioemocionais, como solidariedade e respeito às diferenças.

Deixe um comentário