Raquel Lyra  sinaliza que vai privatizar o Metrô do Recife e critica falta de expansão do sistema

08/12/23

Por Roberta Soares

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Raquel Lyra lembrou o fato de que a concessão pública do Metrô do Recife foi estudada no governo passado, inclusive com a participação do governo de Pernambuco, na época sob o comando do PSB

Raquel Lyra foi questionada sobre o futuro do sistema metroferroviário metropolitano, cuja solução foi promessa de campanha ao governo do Estado e que, até agora, segue definhando.

O Metrô do Recife segue tendo quebras quase semanais e sofrendo com a falta de manutenção, principalmente dos trens. O resultado são intervalos que podem chegar a 20 minutos e composições superlotadas nos horários de pico.

“A minha colocação é que a gente precisa de recursos para recuperar o Metrô do Recife e é agora. Antes mesmo de pensar se ele vai ficar com o Estado ou com o governo federal. Mas, se o governo federal não tem esses recursos, que a gente possa ir buscar na iniciativa privada, através de um modelo de concessão pública, uma PPP, por exemplo. Essa é uma das possibilidades: ir em busca do recurso privado”, afirmou a governadora.

ESTUDO PARA CONCESSÃO DO METRÔ REFEITO
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
O Metrô do Recife segue tendo quebras quase semanais e sofrendo com a falta de manutenção, principalmente dos trens. O resultado são intervalos que podem chegar a 20 minutos e composições superlotadas nos horários de pico – FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Raquel Lyra lembrou o fato de que a concessão pública do Metrô do Recife foi estudada no governo passado, inclusive com a participação do governo de Pernambuco, na época sob o comando do PSB. O estudo chegou a ficar pronto, mas foi engavetado pelo então governador Paulo Câmara para atender ao apelo dos metroviários às vésperas das Eleições 2022.

“A concessão é uma das possibilidades, sim, para o metrô. E é importante destacar que a concessão do sistema foi estudada pelo governo passado. Estudo que está sendo refeito atualmente para que a decisão seja tomada com bases muito sólidas. Eu tenho conversado continuadamente com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e tido reuniões semanais também com o governo federal para tratar do assunto”, afirmou.

O reestudo de uma possível concessão pública do Metrô do Recife, inclusive, foi incluído no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal, com um valor de R$ 4 milhões dentro do subeixo de mobilidade urbana sustentável.

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