05/05/23
Por Felipe Lima
blogfolhadosertao.com.br
“É um passo importante, fruto do nosso trabalho de articulação política…
O Governo Federal estuda assumir diretamente a conclusão da ferrovia no trecho Salgueiro-Suape até que seja realizada uma nova concessão para um operador privado. Para o deputado federal Lucas Ramos (foto)a poss ibilidade da estatal Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. assumir a retomada das obras é “um avanço estratégico”. O investimento estimado para finalizar o ramal é de R$ 4 bilhões.
“É um passo importante, fruto do nosso trabalho de articulação política. O Ministério dos Transportes está, conforme anunciado pelo ministro Renan Filho na Imprensa nacional, empenhado em agilizar o retorno dos trabalhos de implementação da ferrovia, fazendo com que isso ocorra em paralelo à escolha de um novo investidor privado. Mostramos para o Governo Federal que é uma prioridade a conclusão do projeto original, garantindo assim que o empreendimento alcance todo o seu potencial redentor para a integração regional, impulsionando a geração de novas oportunidades de emprego e renda em todos os segmentos econômicos nordestinos”, destacou Lucas Ramos.
O trecho da ferrovia que conecta a cidade de Salgueiro, no Sertão Central, ao Porto de Suape já possui obras, desapropriações e licenciamentos ambientais em estágio avançado. Porém, no apagar das luzes do Governo Bolsonaro, foi assinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um Termo Aditivo ao contrato de concessão da Transnordestina Logística S/A (TLSA) estabelecendo novo cronograma de investimentos obrigatórios na Malha Nordeste. Esse Termo incluiu a devolução do ramal Salgueiro-Suape.
“Esse é um empreendimento decisivo para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil”, reforçou Lucas Ramos, citando que, para Pernambuco, a ferrovia é ainda mais fundamental para o futuro. “A sua capacidade de geração de oportunidades é gigante. Estamos falando de mais competitividade e acesso a novos mercados para o gesso do Araripe, para a fruticultura do Vale do São Francisco e para a avicultura e pecuária de leite e de corte do Agreste. Sem contar que a redução no custo de frete para os produtos que serão transportados para o interior pode chegar a 30%. Combustíveis, veículos e cargas que chegam via contêineres em Suape vão ficar muito mais baratas para a população que vive fora do Grande Recife”, concluiu.