Morre Germano Coelho, ex-prefeito de olinda

15/04/20
Por Magno Martins
Edição  Ítala Alves/blogfolhadosertao.com
Ex- prefeito de Olinda, Germano Coelho

Morreu, na manhã de hoje, o ex-prefeito de Olinda Germano Coelho(foto). O educador tinha 93 anos e a causa da morte foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O sepultamento irá acontecer no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife.

Germano de Vasconcelos Coelho era paraibano. Ele nasceu na cidade de Brejo de Areias. Ele foi professor do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Advogado, educador e humanista.

Germano Coelho foi prefeito de Olinda por duas vezes (1977/1980 e 1993/1996) e foi o responsável para que o município conquistasse o título de Cidade Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.

O ex-prefeito de Olinda era irmão de Gilvandro Coelho, que faleceu em 2019, e o ex-deputado  Fernando Coelho, que presidiu a Comissão da Verdade e que também faleceu no ano passado.


Adeus, Germano Coelho

Por Ivan Mauricio*

“Tem gente que sonha com coisas possíveis e dizem não. Eu sonho com coisas impossíveis e pergunto: Por que não?”

Esta frase estava na porta do gabinete do prefeito de Olinda Germano Coelho quando ele me convidou para ser seu chefe de gabinete. O professor Germano faleceu, hoje, mas sua pergunta continua na cabeça de todos que conviveram com ele.

Estamos vivendo um momento difícil da humanidade e mais do que nunca fica a pergunta do querido Germano.

Por que não entender que a Terra é um ser vivo que precisa ser respeitada?

Por que aceitar calado que 40% da humanidade não tem água para que seus habitantes possam lavar as mãos com sabão e evitar o coronavírus?

Por que Olinda, na beira de um mar da História e olhando tantos monumentos, vive cercada pela miséria dos seus habitantes da periferia?

*Jornalista

Deixe um comentário