08/12/25 – http://blogfolhadosertao.com.br – Iury Teixeira
Presa fácil, Leão voltou a ter uma atuação fraca perante seu torcedor, na Ilha do Retiro
O resultado em solo pernambucano consolidou a campanha do Sport como a pior de um time do Estado, na era dos pontos corridos: 17 pontos. Antigo detentor da marca negativa, o Náutico de 2013 foi rebaixado com 20 pontos. O Grêmio, por sua vez, encerrou o campeonato na 9ª posição, com 49 pontos, e com a classificação à Sul-Americana assegurada.
Os poucos torcedores do Sport que compareceram à Ilha vaiaram a atuação da equipe. E não foi para menos. Se a ideia era se despedir da competição de forma honrosa, o Leão não conseguiu o objetivo e foi presa fácil para o Grêmio. A equipe de César Lucena até construiu a primeira boa jogada, em chute de Igor Cariús defendido por Gabriel Grando. Mas foi só.
Aos 28 minutos, em rápido contra-ataque, Cristaldo tocou e Carlos Vinícius chutou no ângulo para deixar os tricolores na frente. Dois minutos depois, o camisa 95 voltou a brilhar. Dessa vez, Edenilson serviu e o atacante mandou para as redes. Diante da passividade leonina, o Grêmio ainda fez mais um antes da ida para o intervalo. Aos 41 minutos, Pavón cruzou da direita e Gustavo Martins subiu mais alto que Matheus Alexandre para ampliar.
Na volta para a segunda etapa, César passou a promover mudanças na equipe. O lateral-esquerdo Rafinha, da base, e Léo Pereira foram acionados no jogo. No entanto, não demorou para o Grêmio transformar a vitória em goleada. Ainda aos dois minutos, Pavón cruzou na medida para Cristaldo fazer o quarto.
Com o placar construído, o Grêmio parou de forçar o ritmo e deixava o tempo passar para concretizar mais um resultado negativo do Sport dentro da Série A.
Ficha do jogo
Sport 0
Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Lucas Cândido (Rafinha) e Igor Cariús (João Silva); Lucas Kal, Pedro Augusto e Lucas Lima; Matheusinho (Léo Pereira), Romarinho (Chrystian Barletta) e Gonçalo Paciência (Sérgio Oliveira). Técnico: César Lucena.
Grêmio 4
Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon (Lucas Esteves); Cuéllar, Edenilson (Camilo) e Cristaldo; Alysson (Pavón), Amuzu (Willian) e Carlos Vinícius (André). Técnico: Mano Menezes.
Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitra: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa (ambas de SP)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Carlos Vinícius, aos 28’ e aos 30’, Gustavo Martins, aos 41’ do 1T, Cristaldo, aos 2’ do 2T (GRE)
Cartões amarelos: Pedro Augusto (SPT); Alysson, Amuzu, Cuellar, Camilo (GRE)
Público: 3.339 torcedores
Renda: R$ 88.755,00
