Raquel Lyra filia aliados ao PSD para minar a base do adversário João Campos

23/12/25    —    http://blogfolhadosertao.com.br   —  Por Betânia Santana

Governadora mirou nomes ligados ao ministro Silvio Costa Filho, apoiador do prefeito do Recife
Não bastou filiar dois prefeitos da Região Metropolitana e um do Sertão ao Partido Social Democrata (PSD).  O de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos); o de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL); e o de Santa Cruz da Baixa Verde,  Ismael Quintino Leite de Sousa (Republicanos), já vinham alinhados com o governo de Pernambuco.

A chefe do Executivo e presidente estadual do PSD, Raquel Lyra, atingiu a base de João Campos (PSB), adversário na disputa ao Palácio das Princesas em 2026, reduzindo o leque de forças do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).

Dois dos três gestores eram do partido do pré-candidato ao Senado integrante do grupo político de João Campos.

Além disso, Raquel Lyra atraiu a vereadora do Recife Flávia de Nadegi (PV), filha de Nadegi Queiroz (ex-prefeita de Camaragibe, antecessora de Diego Cabral), e irmã do deputado João de Nadegi (PV). Ela era a única do grupo de Camaragibe a integrar a base de João Campos.

Ex-correligionário do prefeito da capital, o vereador do Recife Rubem Rodrigues, conhecido como Agora é Rubem, foi outro a declarar apoio à governadora.

Como dependem da janela partidária para não correr risco de perder o mandato, os vereadores não se filiaram à legenda. Só anunciaram adesão ao governo.

A filiação de Mano Medeiros é um caso à parte. Ele decidiu ter vida própria, longe do grupo liderado pelo presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, de quem foi secretário e vice-prefeito, e pelo deputado federal André Ferreira, o mais votado nas últimas eleições. Ele assegurou ter comunicado a decisão ao deputado.

Clima ainda mais acirrado
Os vetos da governadora Raquel Lyra às emendas apresentadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 reforçaram o embate entre a gestora e o presidente da Assembleia Legislativa. O deputado Álvaro Porto alegou inconstitucionalidade e rejeitou os vetos. A bancada acusou o parlamentar de querer paralisar as ações do estado.

Próximo
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e a presidente estadual e governadora, Raquel Lyra, trocaram elogios. Em comum, ambos também disseram querer filiar à legenda o deputado federal Mendonça Filho (União), que prestigiou o evento de ontem.

Novatos
Na lista de novos filiados ao PSD, estão o ex-chefe da Polícia Civil Renato Rocha Leite, que deixou o cargo em novembro, e a chef Negralinda, que lidera instituto com seu nome na Ilha de Deus, fortalecendo as marisqueiras da comunidade, na Zona Sul do Recife.

Finalmente
Em obras desde 2022 e interditada em outubro de 2023, a Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, será entregue hoje às 18h. Alvo de ataques da oposição, o prefeito João Campos pediu celeridade na obra para entregá-la antes que o ano acabasse.

 

Deixe um comentário