Prefeitos deixam base de Raquel Lyra e dão ritmo ao projeto de João Campos de governar Pernambuco

10/12/25 –   http://blogfolhadosertao.com.br     –     Por Betânia Santana
Antes do previsto por assessores, gestores anunciam apoio à provável candidatura. Novos nomes são esperados
Em pouco mais de um mês, três prefeitos que integravam a base da governadora Raquel Lyra (PSD) aderiram ao projeto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de tornar-se governador de Pernambuco.

O de Araripina, no Sertão, Evilásio Mateus (PDT), anunciou apoio no início de novembro. Domingo (7), foi a vez de Eduardo Lira (PSDB), gestor de Cupira, e ontem Rivanda Freire Lima (PSD), de Jupi. Dois municípios do Agreste, região onde a governadora foi prefeita.

A adesão de ontem também é curiosa por ser a gestora do mesmo partido de Raquel Lyra. Além disso, dos 11 vereadores do município, nove acompanham a prefeita.

Os outros dois são bolsonaristas e resistem ao fato de o prefeito do Recife ser candidato do presidente Lula (PT) e defensor de sua reeleição.

Mas o que mais tem chamado a atenção de nomes próximos a João Campos é que essa migração começou muito antes do  previsto.

Estimavam movimentação semelhante após o Carnaval ou mesmo para abril, depois que o prefeito deixasse o cargo para oficialmente entrar na disputa pelo Palácio das Princesas.

Outros nomes devem ser anunciados nos próximos dias.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), prevê que até março ocorra uma “debandada” porque a governadora não estaria tratando bem os aliados.

E João Campos, que à Rádio Folha, no dia 19 de novembro, disse considerar o apoio importante, mas “zero definidor” no resultado eleitoral, tem sustentado um mantra nos últimos tempos: “Estou muito animado”.

Relação de poder
Para mostrar boa relação com outros Poderes, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto,  ofereceu almoço ao presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto, que deixa o cargo em janeiro. O presidente eleito para o TJPE, Francisco Bandeira de Mello, que assume em fevereiro, também participou.

Avante
O Avante realiza sexta encontro estadual para discutir os rumos do partido em 2026. Segundo o deputado federal Waldemar Oliveira, a ideia é eleger dois nomes para a Câmara e dois para a Assembleia Legislativa. Será no Hotel Bugan, em Boa Viagem, a partir das 9h.

Metrô
A concessão do metrô à iniciativa privada é tema de audiência pública promovida pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife. Os trabalhos serão presididos pelo vereador Fabiano Ferraz hoje, a partir das 9h, na Casa de José Mariano.

Suape
O presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, apresenta hoje, às 19h, em Brasília, a infraestrutura logística do porto e as potencialidades do complexo industrial como polo estratégico do Nordeste e protagonista da transição energética do país.

 

Deixe um comentário