24/12/25 – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Betânia Santana
Os vetos à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 geraram, na queda de braço entre os dois líderes políticos, duas leis. No poema, se aproximam mais de ver a face da morte.
A governadora ignorou a decisão do deputado, que considerou seu ato inconstitucional, e publicou na edição do Diário Oficial de ontem a lei com todos os vetos que assinou.
“Sou procuradora do Estado, mas aqui falo na condição de chefe do Poder Executivo. Essa discussão não favorece a população, podendo criar ruído sobre pagamento dos serviços, funcionamento da segurança, da saúde, repasse dos duodécimos. É preocupante”, declarou Raquel Lyra, após inaugurar a nova sede da Secretaria de Saúde. Aposta em um acordo, mas se ele não chegar, a judicialização será o caminho.
“Pior do que está não pode ficar”, retrucou Álvaro Porto, à noite, na reabertura da Ponte Giratória, no Centro do Recife, horas depois de promulgar a LOA no Diário Oficial do Legislativo. Uma LOA sem os vetos do Executivo, do jeito que foi aprovada em plenário. E discutida ainda ontem com Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública para referendar sua decisão.
Restam poucas esperanças de dias melhores entre os Poderes, como no texto de Vinicius: De repente nunca mais esperaremos… Hoje a noite é jovem; da morte, apenas nascemos, imensamente..
Perdas minimizadas
“Ninguém perde aquilo que não tem.” Esta foi a declaração do prefeito do Recife, João Campos (PSB), no dia seguinte ao anúncio dos vereadores Rubem Rodrigues (PSB) e Flávia de Nadegi (PV) de passarem a apoiar a governadora Raquel Lyra (PSD). “Então, eu vejo tudo isso com absoluta tranquilidade”, completou.
Cobrança
Após três carnavais interditada, a Ponte Giratória, que liga o bairro de São José ao Bairro do Recife, foi entregue ontem. “A gente conseguiu acelerar o cronograma. De forma nenhuma me senti pressionado”, garantiu o prefeito João Campos. Ele destacou que o contrato de reestruturação era de R$ 24 mi, e foram gastos R$ 22 mi.
Parceiro
Seis vereadores do Recife; o vice-prefeito, Victor Marques; e o presidente da Alepe, Álvaro Porto, participaram da reabertura da ponte ao lado do prefeito João Campos. “O que fiz com Raquel Lyra vou triplicar com João”, afirmou Porto, ex-aliado da governadora.
Sem injustiça
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, afirmou à Rádio Folha desejar uma instituição mais próxima da sociedade. “A OAB nunca será silente. Vamos nos manifestar todas as vezes em que entendermos que há uma injustiça ou um obstáculo no acesso à Justiça.”
