Entrada do ano novo pode ter chuva no Sertão de Pernambuco, diz APAC

27/12/25  –    http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por DP

 

 

Midias sociais

O ano de 2026 será recebido com chuva no Sertão do Estado, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Também há previsão de tempo firme, com céu parcialmente nublado nas outras regiões, com possibilidade apenas de chuva fina no sábado (28) à noite e madrugada do domingo. “Os modelos atmosféricos indicam que deve chover no sertão entre os dais 31 de dezembro a 1º de janeiro”, adiantou o meteorologista Romilson Ferreira, da Apac, tranquilizando quem está com programação de réveillon ou para as férias no Litoral.

Para o final de semana a previsão é de predominância de sol em todo o estado, no litoral pode ocorrer chuva fraca e isolada no sábado à noite e durante a madrugada e primeiras horas da manhã do domingo, entre o agreste e o sertão não há previsão de chuva. “Sem chuva nas demais regiões do Estado, o que deve prevalecer é o céu parcialmente nublado com sol no Estado”, complementou.

Conforme o meteorologista, o quadro deverá se estender por todo o mês de janeiro: “No Sertão, o verão corresponde ao período chuvoso, quando as pancadas de chuva podem ser fortes e concentradas em pouco tempo, acompanhadas de raios e trovõesJá no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR), o verão é um período que antecede o período chuvoso, com menor frequência de chuvas”, explicou.

Apesar da previsão de chuva no Sertão durante o mês de janeiro, Romilson destaca que a região continuará como a mais quente do Estado. “Em Pernambuco, o verão é caracterizado como a estação mais quente do ano, com temperaturas máximas que podem atingir valores próximos aos 40 graus, no Sertão, 37 no Agreste, 34 na Zona da Mata e no litoral, além de maior sensação térmica”.

No Pajeú: Bispo de Afogados da Ingazeira critica Lei da Dosimetria e cobra punição a responsáveis por 8/1

27/12/25  – http://blogfolhadosertao.com.br   – Nill Júnior

 

Durante a Missa da Noite de Natal, o bispo diocesano Dom Limacêdo Antônio da Silva fez uma reflexão firme sobre a defesa da democracia e a responsabilidade diante dos atos ocorridos em 8 de janeiro.

Em sua homilia, Dom Limacêdo criticou iniciativas que, segundo ele, tentam blindar pessoas envolvidas em ações contra a democracia. Para o bispo, quem atentou contra o regime democrático e contra os prédios que simbolizam as instituições do país deve responder por seus atos perante a Justiça.

“Pessoas que atentaram contra a democracia têm que responder pelo que fizeram, pela Justiça, pelo que fizeram com os prédios que representam a nossa democracia. Essas pessoas não podem ficar imunes. Não pode”, afirmou.

O bispo também alertou para os riscos da inversão de valores. “Porque, se isso acontecer, a verdade passa a ser mentira e a mentira torna-se verdade”, disse.

Dom Limacêdo destacou ainda que a fé cristã não pode estar distante da vida cotidiana. Segundo ele, a vivência da fé também passa pelo compromisso com a realidade social e política. “Coloco essa situação porque a fé não pode ser distante da prática do dia a dia. A fé tem que estar ligada à nossa existência. E a nossa existência também passa pelo campo da política”, afirmou.

O bispo fez questão de diferenciar política partidária da política voltada para o bem comum. “Não a política partidária, mas a política do bem viver, do bom administrar, seja quem estiver lá, de um partido ou de outro. É obrigação, não é favor nenhum”, concluiu.

Um Judiciário que ocupa o Executivo e transita pelo Legislativo

27/12/25   –    http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por Betânia Santana

Em sua gestão no TJPE, Ricardo Paes Barreto foi prefeito e governador e manteve boa relação com a Alepe
Cinco dias como prefeito do Recife, no mês de abril. Seis dias como governador de Pernambuco, em outubro. O desembargador Ricardo Paes Barreto foi o único presidente do Tribunal de Justiça a assumir o Executivo municipal e o estadual.

À frente do TJPE desde fevereiro de 2024, depois das férias de janeiro, ele repassa o cargo ao desembargador Francisco Bandeira de Mello, eleito em novembro para o biênio 2026/2028.

“Tanto na prefeitura quanto no governo do estado, temos dois gestores de mãos cheias. O que eu vi é de dar orgulho”, relata Paes Barreto, que subiu e desceu morro, inaugurou praça, entregou casas, assinou a ordem de serviço do Aeroporto de Caruaru. Mas descarta, pelo menos hoje, um mandato no Legislativo ou no Executivo.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está na sua mira. “Ainda aguento um tempinho no Judiciário, porque tenho alguns projetos. Tenho essa vontade, mas esperarei o momento oportuno. Vamos tentar conversar com o pé no chão, com humildade.”

Durante a gestão, acompanhou de perto o embate entre o governo de Pernambuco e a Assembleia Legislativa. Conseguiu manter boa relação com os dois. Teve todos os pedidos atendidos. “Não pedimos nada que não fosse republicano”, atesta.

Paes Barreto encerra os trabalhos satisfeito com os resultados. Afirma ter conseguido reduzir em mais de 35% o volume de processos acumulados e aposta nos investimentos em inteligência artificial, para, senão zerar, deixar as demandas em dia.

Fé e política em Floresta
A Missa do Vaqueiro em Floresta, Sertão de Itaparica, no próximo domingo, será a última antes das eleições e servirá para testar popularidade. Aliados e nomes fortes na região, a prefeita Rorró Maniçoba e o secretário de Turismo e Lazer do estado, o deputado licenciado Kaio Maniçoba, vão receber a governadora Raquel Lyra.

João no Recife
Segundo a assessoria, o prefeito João Campos não vai à Missa do Vaqueiro em Floresta, a 435 km da capital. A celebração coincide com o início do Virada Recife, que terá três dias de festa e começa amanhã, às 19h. Haverá programação domingo e quarta, 31.

Representantes
Ligados a João Campos, líderes da região estarão em Floresta: o conselheiro do TCE Rodrigo Novaes; o recém-aliado e deputado Fabrizio Ferraz; e o pré-candidato ao Senado Miguel Coelho. Os também pré-candidatos Marília Arraes e Silvio Costa Filho não decidiram.

Olhar social
Na noite de Natal, ao participar da Missa do Galo, no Recife, a governadora Raquel Lyra pregou justiça social. “É tempo de agradecer e de orar por aqueles que não têm a ceia para comer.  Todos aqui temos de trabalhar por mais fraternidade entre os nossos povos.”

 

Raquel Lyra lança Move SUAS PE para entrega de 185 veículos destinados ao reforço da assistência social em todos os municípios

27/12/25  –  http://blogfolhadosertao.com.br  – Imprensa PE

Governadora Raquel Lyra lança Move SUAS PE para entrega de 185 veículos destinados ao reforço da assistência social em todos os municípios
 
A governadora Raquel Lyra (foto) anunciou, nesta sexta-feira (26), a aquisição de 185 veículos que serão entregues às prefeituras do Estado para ampliar e qualificar o atendimento ao público na área da assistência social. A iniciativa lançada, chamada de Move SUAS PE, conta com investimento superior a R$ 15 milhões. A gestora realizou a entrega simbólica de um carro, já adquirido pelo Estado, para o Arquipélago de Fernando de Noronha, sendo, neste caso, o automóvel elétrico. Os demais veículos devem ser disponibilizados pela gestão estadual aos municípios nos primeiros meses de 2026.
 
“Estamos lançando o programa Move SUAS. Mais de 150 municípios pernambucanos são de pequeno porte, e enfrentam muitos desafios de estrutura no trabalho da assistência social. Encurtamos as distâncias, ampliamos o investimento para a assistência social, e a entrega dos veículos vai significar ainda mais o fortalecimento dessa política pública. Entregamos também cozinhas comunitárias em praticamente todos eles, e continuaremos entregando. É o atendimento chegando para os que mais precisam”, afirmou a governadora Raquel Lyra.  
 
Os novos automóveis serão designados para uso exclusivo das secretarias municipais de assistência social, garantindo maior capacidade de mobilidade das equipes técnicas e melhores condições para a execução dos serviços nos territórios. A iniciativa vai beneficiar diretamente equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Serviços de Acolhimento, viabilizando visitas domiciliares, o acompanhamento contínuo das famílias, o transporte de insumos e o atendimento a comunidades de difícil acesso.
 
“Quando o Governo chega com uma ferramenta como essa, está dando um salto muito grande, garantindo mais condições de chegar até a população vulnerabilizada. Com os carros, será possível agilizar o atendimento dos CRAS e CREAS, e serviços como busca ativa, auditoria de CadÚnico, visitas domiciliares de atendimento, entre outros. Historicamente, o investimento para a assistência social é muito baixo, então esse é um passo de extrema importância para garantir o atendimento para os que mais precisam”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Carlos Braga.
 
O Move SUAS PE chega como um reforço estratégico ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Pernambuco, especialmente diante das restrições orçamentárias enfrentadas por muitos municípios.
 
PRÊMIO – A governadora também celebrou os dois troféus que o Governo de Pernambuco recebeu, este mês em Brasília, do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Pernambuco se destacou nas categorias Bom Funcionamento das Instâncias do SISAN nos Estados e Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Esse reconhecimento comprova o compromisso do Estado com o direito humano à alimentação adequada e a ampliação das iniciativas voltadas para as populações mais vulneráveis.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom