Lagoa Grande:  Prefeitura celebra o amor e a união com o Natal da Família

22/12/25  –   http://blogfolhdosertao.com.br    –   Ascom PMLG

A Concha Acústica de Lagoa Grande/PE na Avenida da Uva e do Vinho, no centro da cidade sertaneja, se transformou num grande palco para a celebração do Natal da Família 2025, com o tema “A Luz é Jesus”. A programação integrou a série de eventos organizados pela Prefeitura Municipal em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo e à chegada de um novo ano.

O Natal da Família alegrou, encantou e atraiu um grande público, que prestigiou uma programação diversificada. Entre as atrações, apresentações culturais com alunos das escolas Nossa Senhora Auxiliadora, Hélio Ferreira Maia, CMEI Saberes e Eduardo Campos, além do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; do grupo Do Ré Mi e seus personagens e das Carretas Iluminadas, que distribuíram sorvetes para as crianças e para o público presente.

Outro momento marcante foi a chegada do Papai Noel, com show de fogos e a tradicional entrega de mais de 5 mil presentes para as crianças. As famílias prestigiaram em peso toda a programação e aplaudiram as atrações do evento, organizado pela Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc), e todas as secretarias do time da prefeita Catharina Garziera.

Artistas locais foram valorizados e também integraram a programação do Natal da Família, levando talento ao palco e interpretando clássicos da música natalina e cristã. Para encerrar a noite encantada, o cantor Samuel Novais se apresentou com um repertório de músicas que foram e continuam sendo sucesso.

“Só desejo um Natal ainda mais especial, com muita fé, muita paz e ainda mais realizações para a nossa cidade. Sei que, junto com vocês, vamos construindo a Lagoa Grande dos nossos sonhos. Agradeço também ao meu vice-prefeito Olavo Marques, a todos os vereadores, secretários e secretárias e a toda a gestão municipal, que não medem esforços para fazer as coisas acontecerem”, destacou a prefeita Catharina Garziera.

“Este é um ano muito especial, de grandes conquistas. Feliz Natal e que venha 2026”, completou a prefeita, que também fez a entrega oficial da chave do veículo destinado pelo Governo do Estado à Coordenadoria de Atendimento à Mulher (Ceam), ao lado da coordenadora Iara Evangelista e da secretária de Assistência Social, Eliene Neri Martins.

A prefeita esteve acompanhada dos pais, Jorge e Rose Garziera, da filha Valentina, de Secretários e Vereadores.

 

Fotos: Santiê Comunicação

Um verão bem quente e de chuvas irregulares

22/12/25   –   http://blogfolhadosertao.com.br    –     Correio Braziliense

 

Para meteorologistas ouvidos pelo Correio, nova estação – que começa amanhã – evidenciará os impactos do aquecimento global

Praia de Boa Viagem é local de trabalho de centenas de ambulantes/Foto: Marina Torres/DP Foto

Praia de Boa Viagem é local de trabalho de centenas de ambulantes (Foto: Marina Torres/DP Foto)

A estação das flores e do retorno das chuvas dá adeus ao Brasil e o país recebe a temporada de temperaturas elevadas, de praias e férias escolares. O verão brasileiro começa amanhã, exatamente às 12h03 (no horário de Brasília), prometendo muito calor e podendo apresentar irregularidade na quantidade e na intensidade de chuvas, devido ao aquecimento global. Especialistas acreditam que a nova estação evidenciará os impactos do aquecimento global ao longo de dias mais longos e noites mais curtas.

Na avaliação do meteorologista Natálio Abrahão Filho, o verão do fim deste ano será de neutralidade, sem El Niño e La Niña, com temperaturas elevadas de máximas de até três graus acima da média em todo país. O Centro-Oeste e o interior do Nordeste terão o ar mais quente do que os outros locais do território brasileiro.

“Os eventos estão em condições de neutralidade, com viés dos fenômenos da atmosfera, como o El Niño e La Niña, e isso traz mudanças. O Centro-Oeste com menos chuvas e o Nordeste, muito mais quente, são resultados dessas modificações. No Sul do país, as chuvas diminuem e a tendência é de que ocorram somente no litoral”, explicou, ao relembrar que a próxima semana nas regiões próximas às fronteiras da Argentina e do Paraguai devem ter chuvas fortes e tempestades com nova frente fria.

Para Natálio, algumas localidades podem ser sobrecarregadas, com chances de enchentes e inundações. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão na rota desses eventos extremos, com números elevados de raios e ventos de rajadas. “O aquecimento global é real e amplifica esses movimentos”, ressaltou.

Com relação às temperaturas, o alto calor, entre 22 e 30 de dezembro, deve ocorrer principalmente no centro-leste brasileiro. Na região que integra Minas e Bahia, será 6°C acima da média.

Possíveis chuvas
Na análise dos meteorologistas Alexandre Nascimento e Desirée Brandt, da Nottus – empresa de consultoria meteorológica de negócios -, a nova estação não deve ser das mais quentes, mas, sim, marcada pela influência do fenômeno La Niña, favorecendo a ocorrência de chuvas no Sudeste, no Centro-Oeste, no Matopiba (região formada pelo estado do Tocantins e partes do Maranhão, do Piauí e da Bahia) e em áreas da Região Norte. Além disso, os estudos divulgados por eles indicam que a temporada é favorável ao agronegócio, especialmente em relação à umidade do solo e ao desenvolvimento das culturas.

“Podemos ter momentos isolados de trégua na chuva, com temperatura mais alta, mas os modelos não indicam ondas prolongadas de calor. No geral, a tendência é de temperatura mais moderada ao longo da estação. A expectativa é de precipitação em torno da média histórica em grande parte do Brasil Central. Estamos observando um padrão que contribui para episódios persistentes de chuva, com boa reposição hídrica na região central. Isso garante um excelente índice de água disponível no solo para as culturas de verão de milho e soja”, explica Desirée.

La Niña “fraco”
O meteorologista da Tempo OK, Celso Oliveira, destacou que a primavera foi marcada pela presença de um La Niña “fraco”, que influenciou pouco a atmosfera e que os padrões clássicos desse fenômeno não foram observados. Conforme explicou, a anomalia de temperaturas baixas no Oceano Pacífico está se desconfigurando e caminhando para uma neutralidade, que deve se confirmar até março de 2026.

 

TRF-1 reconhece Dilma como anistiada e fixa indenização de R$ 400 mil por danos morais

21/12/25   –   http://blogfolhdosertao.com.br   –    Agência O Globo

Colegiado entendeu que ex-presidente foi vítima de perseguição política durante a ditadura militar, período em que sofreu prisão e torturas físicas e psicológicas
A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, por unanimidade, reconhecer a condição de anistiada política da ex-presidente Dilma Rousseff e conceder a ela reparação econômica mensal, permanente e continuada, além de indenização por danos morais no valor de R$ 400 mil.

A decisão reforma parcialmente uma sentença anterior, que havia limitado a compensação ao pagamento único. O colegiado entendeu que Dilma foi vítima de perseguição política durante a ditadura militar, período em que sofreu prisão e torturas físicas e psicológicas.

A Comissão de Anistia já havia reconhecido essa condição em âmbito administrativo, mas a discussão judicial girava em torno do tipo de reparação a ser concedida. Os desembargadores concluíram, com base na lei da Anistia, que Dilma faz jus à reparação mensal, calculada sobre a remuneração que recebia à época da interrupção de sua carreira.

Segundo o relator, desembargador João Carlos Mayer Soares, os atos praticados contra Dilma causaram “sequelas físicas e abalos psicológicos duradouros”, justificando a indenização por danos morais. A reparação econômica será definida em fase de liquidação, considerando prescrição quinquenal e os parâmetros salariais do cargo que ela ocupava antes da perseguição.

Leia também
• Deputado que substitui Eduardo Bolsonaro tentou criar lei para combater “satânica ordem mundial”
• Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar
• Bolsonaro guardava armas em cofres encontrados no Palácio da Alvorada, diz TV