PIB dos municípios: conheça a cidade pernambucana que cresceu quase 40% em um ano

20/12/25 –   http://blogfolhdosertao.com.br   –   Por JC

A capital, Recife, embora tenha mantido sua relevância, cresceu 10,4%, ficando ligeiramente abaixo da média estadual, segundo os dados do IBGE

O cenário econômico de Pernambuco em 2023 revelou um forte protagonismo do Sertão. Dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo IBGE mostram que o município de Lagoa Grande, localizado no semiárido e integrante da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Polo Petrolina e Juazeiro, registrou o maior crescimento econômico do Estado. Com uma expansão de 38,6% no Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes em relação ao ano anterior, a cidade saltou 12 posições no ranking estadual, consolidando-se como a 45ª maior economia de Pernambuco.

 O desempenho de Lagoa Grande impressiona quando comparado à média de crescimento dos municípios pernambucanos, que foi de 10,8% no período. A capital, Recife, embora tenha mantido sua relevância, cresceu 10,4%, ficando ligeiramente abaixo da média estadual.

O que move a economia de Lagoa Grande é a produção de frutas. O município possui atualmente o segundo maior PIB agrícola da Região do São Francisco e é a quarta maior produtora de frutas do Brasil.

Na mesorregião do Sertão do São Francisco, o município, ao longo dos últimos 30 anos, ganhou infraestrutura expressiva de transportes e na prestação de serviços na exploração da uva que atende ao processamento do vinho. A agricultura representa 36% do valor adicionado bruto municipal, impulsionada pela fruticultura.

Destaques e contrastes regionais

Além de Lagoa Grande, outras cidades do interior apresentaram variações expressivas no PIB. No topo da lista de maiores crescimentos figuram São Joaquim do Monte (33,4%), São José do Belmonte (33,2%) e Canhotinho (31,9%).

Por outro lado, o levantamento aponta que cinco municípios enfrentaram queda em suas economias. As maiores retrações foram observadas em:

  • Bezerros: -9,3%
  • Sairé: -4,6%
  • Panelas: -3,7%
  • Joaquim Nabuco: -2,0%
  • Escada: -1,4%
Panorama estadual e concentração

De forma geral, o crescimento conjunto dos municípios fez Pernambuco elevar sua participação na economia do Nordeste, embora o estado ainda se situe abaixo dos patamares pré-pandemia e atrás da Bahia em termos de volume total.

Um dado estrutural relevante é a dependência do setor de serviços, que reflete no índice de concentração de Gini do valor adicionado bruto. Pernambuco apresenta um índice de 0,783 nesta área, ocupando o primeiro lugar em concentração na região Nordeste. Apesar disso, o índice de concentração do PIB pernambucano como um todo é menor do que a média nacional (0,838), indicando uma distribuição de riqueza municipal menos desigual do que a observada no restante do Brasil.

No ranking das capitais, o Recife ocupa a 15ª posição nacional na razão entre o seu PIB per capita e o PIB per capita do País. O PIB per capita nacional para o ano de 2023 foi fixado em R$ 53.886,67.

VEJA AS MAIORES E MENORES VARIAÇÕES DO PIB EM PERNAMBUCO:

  • Lagoa Grande: +38,6%
  • São Joaquim do Monte: +33,4%
  • São José do Belmonte: +33,2%
  • Canhotinho: +31,9%
  • Saloá: +28,6%
  • Santa Maria da Boa Vista: +28,1%
  • São João: +27,6%
  • São Vicente Férrer: +27,1%
  • Chã Grande: +25,3%
  • Recife (Capital): +10,4%
  • Custódia: +0,6%
  • Santa Cruz: +0,4%
  • Timbaúba: +0,4%
  • Ilha de Itamaracá: +0,2%
  • Chã de Alegria: +0,1%
  • Escada: -1,4%
  • Joaquim Nabuco: -2,0%
  • Panelas: -3,7%
  • Sairé: -4,6%
  • Bezerros: -9,3%

Ataque a tiros na BR-232:  tio e sobrinho foram mortos e dois ficaram feridos em Mirandiba

20/12/25   –    http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Geo Belmonte

Um atentado a tiros foi registrado na tarde desta sexta-feira (19/12), na BR-232, no trecho que corta o distrito de Cachoeirinha, no município de Mirandiba, Sertão de Pernambuco. A ação criminosa resultou na morte de duas pessoas da mesma família — tio e sobrinho — e deixou outros dois familiares feridos.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Geo Belmonte, a vítima conhecida como Lala estava na cidade de Salgueiro, onde se encontrava preso, e nesta sexta-feira era o dia da sua soltura. Familiares — entre eles o pai de Lala, um tio e um primo — foram até Salgueiro buscá-lo.

No retorno para casa, já pela BR-232, o veículo da família passou a ser seguido por outro carro. Informações preliminares indicam que os suspeitos aguardaram um momento estratégico, em um trecho afastado de maior movimentação policial, para realizar o ataque. Os disparos aconteceram com os veículos em movimento, o que reforça a hipótese de uma emboscada.

Durante a ação criminosa, o tio e o sobrinho não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Já o pai de Lala e um primo foram baleados, socorridos e encaminhados para o Hospital Regional de Salgueiro, onde seguem recebendo atendimento médico.

Em meio às informações iniciais, chegou a circular a notícia de que o pai de Lala teria morrido no hospital, porém essa informação foi descartada pelas autoridades. O estado de saúde dos feridos não foi oficialmente detalhado até o momento.

A Polícia Militar realizou diligências e rondas na região após o crime, mas nenhum suspeito foi preso até o fechamento desta matéria. O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a autoria e a motivação do atentado.

 

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

20/12/25  –    http://blogfolhadosertao.com.br      Agência O Globo

Ministro considerou que não há urgência para procedimento, e defesa deverá indicar data
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF), autorizou nesta sexta-feira (19) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por uma cirurgia.

A defesa de Bolsonaro deverá indicar a data pretendida para o procedimento. Na mesma decisão, Moraes rejeitou outro pedido dos advogados, para que o ex-presidente seja transferido para a prisão domiciliar.

Mais cedo, uma perícia da Polícia Federal (PF) concluiu que Bolsonaro precisa passar por uma cirurgia “o mais breve possível” para tratar de uma hérnia inguinal bilateral.

Entretanto, como o a PF afirmou que o procedimento precisa ser feito “em caráter eletivo”, Moraes considerou que não há urgência, e por isso determinou que os advogados sugiram uma data.

“Caso haja a opção pela cirurgia por parte do réu, a mesma não será em caráter urgente, mas sim em caráter eletivo, ou seja, agendada, conforme o laudo nº 2924/2025; devendo a Defesa, portanto, apontar a programação pretendida”, argumentou o ministro.

‘Plenas condições’
Para Moraes, Bolsonaro tem “mantém plenas condições de tratamento de saúde na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal”, onde cumpre a pena de 27 anos e três meses de prisão que recebeu do STF por uma tentativa de golpe de Estado.

“O réu está custodiado em local de absoluta proximidade com o hospital particular onde realiza atendimentos emergenciais de saúde mais próximo, inclusive, do que o seu endereço residencial- de modo que não há qualquer prejuízo em caso de eventual necessidade de deslocamento de emergência”, escreveu o ministro.

 

eu o ministro.

ColegiadoMeia-entrada para trabalhadores rurais em eventos é aprovada em colegiado

 

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe,  a Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou, nesta terça, propostas que tratam da valorização de artistas locais e do acesso à cultura. Uma das matérias, de autoria do deputado Doriel Barros, do PT, trata da concessão de meia-entrada para trabalhadores rurais em eventos artístico-culturais e esportivos no estado. O projeto  visa facilitar o acesso à cultura para a população rural e foi aprovado nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça.

Também recebeu parecer favorável a matéria que estabelece a destinação de 20% do total de recursos na contratação de artistas para eventos realizados pelo Poder Executivo Estadual a artistas locais, residentes no município onde se realiza o evento. Originada de projetos dos deputados Luciano Duque, do Solidariedade, e Coronel Alberto Feitosa, do PL, a matéria altera Lei de 2012 e foi aprovada nos termos de um substitutivo da Comissão de Educação. O texto também foi aprovado no colegiado de Assuntos Municipais.

Ainda na reunião, o presidente da Comissão de Desenvolvimento EconômicoMário Ricardo, do Republicanos, fez um balanço das atividades do grupo no ano, que distribuiu 213 projetos de lei em 13 reuniões ordinárias e realizou 5 audiências públicas. “Agradecer a todos os companheiros, a todos os componentes dessa comissão, e dizer ao povo pernambucano que continuaremos aqui atentos, determinados e com muita vontade de poder gerar emprego, gerar renda e desenvolvimento para o Estado de Pernambuco.”

Foi aprovado por unanimidade, na Comissão de Ciência e Tecnologia, o projeto que institui a Política Estadual de Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA – no Estado de Pernambuco. O objetivo é garantir o direito à comunicação das pessoas com necessidades complexas de comunicação, que vivem alguma condição de limitação no uso da fala, associada ou não a alguma deficiência.

O CAA envolve o uso de símbolos e estratégias para garantir a comunicação a essas pessoas. O projeto prevê a instalação de pranchas de comunicação aumentativa e alternativa de baixa tecnologia com pictogramas em espaços públicos e também estabelece a promoção de materiais educativos. A proposta é de autoria do deputado Gilmar Júnior, do PV.

Comissão de Segurança Pública acatou uma proposta que autoriza clínicas, consultórios e centros de reabilitação a pedir certidão negativa de antecedentes criminais de profissionais contratados para atuar no atendimento de crianças e adolescentes. A autorização está prevista em projeto de lei do deputado William Brígido, do Republicanos, modificado por um substitutivo do colegiado de Justiça.

Outra matéria aprovada na reunião desta terça determina início imediato das buscas nos registros de desaparecimento de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. A medida está prevista em um substitutivo da Comissão de Justiça de reúne projetos de lei dos deputados Abimael Santos, do PL, Gilmar Júnior, do PV,  e William Brigido.

Alepe reduz capacidade do Executivo de mexer no orçamento e dá autonomia a outros Poderes

20/12/25   –     http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por Betânia Santana

Governo interferiu nas negociações, mas deixou escapar o teor da Lei Orçamentária Anual de 2026
A base governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cochilou e a oposição garantiu o que chama de modernização da governança orçamentária.

Quando, na terça-feira, a Casa aprovou por unanimidade a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, reduziu o poder do Executivo de alterar o orçamento em vigor sem autorização dos deputados.

A oposição reconhece que a autonomia desburocratiza o processo, mas argumenta que no ano passado houve quase mil decretos de abertura de créditos adicionais, o que mudou completamente a LOA aprovada pela Alepe.

Registra ainda que algumas pastas dobraram a dotação inicial, enquanto outras sofreram reduções expressivas, e não houve controle dos parlamentares.

A Alepe também aprovou, sem que o governo se desse conta, que os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o procurador-geral de Justiça (Ministério Público) e o defensor público-geral (Defensoria Pública) tenham autonomia para abrir o próprio crédito suplementar. Precisarão apenas respeitar o limite de 10% do montante orçamentário.

A ideia surgiu depois que o governo do estado autorizou o remanejamento para todos os Poderes no início do semestre, mas deixou a Alepe esperando de agosto até dezembro para dar novo destino a R$ 20 milhões.

Governistas dizem que a medida engessa o Executivo. A oposição registra que ela equilibra a capacidade dos Poderes.

Governistas alegam que houve descumprimento de acordo. A oposição afirma que em momento algum se discutiu o teor da LOA, mas que ela seria votada tão logo fosse aprovada nas comissões. E o governo avaliaria se sancionaria ou vetaria.

Possíveis vetos
O governo está debruçado sobre a LOA para tentar retomar o controle sobre o orçamento. A oposição avalia que se o Executivo vetar as mudanças, será pior. Vai acabar não podendo remanejar nada. Nem os 10% previstos. A Casa está de prontidão para analisar possíveis vetos em plenário na segunda. Depois disso, só em sessão extra.

Inovação
O secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, representou o prefeito João Campos e o vice Victor Marques, na B3, em São Paulo. A capital pernambucana lançou a primeira parceria público-privada (PPP) de habitação de locação social do Brasil, a PPP Morar no Centro.

Cassação
O deputado federal Carlos Veras (PT) relatou os processos que resultaram na cassação de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem. “A Mesa Diretora declara a perda dos mandatos daqueles que não reúnem as condições para o exercício da representação popular.”

Pré-candidato
O prefeito do Recife, João Campos, recebeu a adesão de mais um ex-aliado da governadora Raquel Lyra: o deputado Fabrizio Ferraz (Solidariedade). E dessa vez a comunicação foi direta: o parlamentar garantiu apoio na disputa pelo governo de Pernambuco em 2026.

 

 

 

Exploração:: Procon Recife identifica variação de até 270,32% em preços de itens da ceia natalina

20/12/25   –   http://blogfolhadosertao.com.br   –   Imprensa PCR

Levantamento encontrou castanhas com valor entre R$ 18,90 a R$ 69,99, entre outros produtos. Consumidores devem ficar atentos a seus direitos

PROCON RECIFE IDENTIFICA VARIAÇÃO DE ATÉ 270,32% NOS PREÇOS DE ITENS DA CEIA  DE NATAL – FOCO PERNAMBUCO

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Procon Recife divulgou pesquisa de preços referente aos principais itens que compõem a tradicional ceia natalina. O levantamento tem como objetivo orientar os consumidores e alertar para as expressivas variações de preços encontradas no comércio.

De acordo com a pesquisa, o item com maior diferença de valores foi a castanha, encontrada com preços entre R$ 18,90 e R$ 69,99, o que representa uma variação de 270,32%. Outro produto que chamou a atenção foi a noz, com valores que oscilaram entre R$ 49,90 e R$ 116,90, registrando uma variação de 133,85%.

Entre os produtos congelados, o bacalhau apresentou variação de 89,38%, com preços entre R$ 28,99 e R$ 54,90. Já o frango defumado foi encontrado entre R$ 54,98 e R$ 74,99, resultando em uma diferença de 36,40%.

O tradicional panetone de frutas também apresentou variação significativa, com preços entre R$ 13,99 e R$ 21,99, o que corresponde a 57,18% de diferença entre os estabelecimentos pesquisados.

A pesquisa completa está disponível no site do Procon Recife (procon.recife.pe.gov.br). O órgão reforça a importância de comparar preços, observar a qualidade dos produtos e conferir as informações nos rótulos antes da compra.

Para informações, reclamações e denúncias, o Procon Recife atende presencialmente na Rua Imperador Dom Pedro II, 491, bairro de Santo Antônio, no Recife.