Univasf divulga Termo de Adesão ao Sisu 2026 com oferta de 1.750 vagas em 33 cursos de graduação

18/12/25       http://blogfolhadosertao.com.br    –     Ascom Univasf
🎓 Sisu 2026 | Univasf A Univasf divulgou o Termo de Adesão ao Sisu 2026!  Serão 1.750 vagas em 33 cursos de graduação presencial, distribuídos nos  sete campi da Universidade em Pernambuco,

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O documento apresenta o quantitativo de vagas que será ofertado pela Instituição no processo seletivo, além de informações sobre os cursos de graduação disponíveis. Para o ano de 2026, a Univasf ofertará 1.750 vagas em 33 cursos de graduação presencial, distribuídos nos sete campi da Universidade: Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE); Juazeiro (BA); Paulo Afonso (BA); Salgueiro (PE); Senhor do Bonfim (BA); e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

Nesta edição do Sisu, conforme decisão do Governo Federal, poderão ser utilizadas as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. Segundo o Termo de Adesão, do total de vagas ofertadas, 921 serão reservadas para ações afirmativas, em cumprimento à Lei Nº 12.711/2012. A política de reserva de vagas beneficia candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, pessoas com deficiência, quilombolas, pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, além de candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Todas as informações sobre os cursos e o número de vagas ofertadas em cada campus, na edição 2026 do Sisu, estão disponíveis no Termo de Adesão publicado no Portal de Ingresso Discente 2026. O cronograma e os procedimentos do Sisu 2026 serão divulgados posteriormente, após a publicação do edital pelo Ministério da Educação (MEC).

 Novo pontilhão sobre o Canal de Setúbal vai dinamizar o trânsito na Zona Sul

 18/12/25  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –    Imprensa PCR

 

Pontilhões de Setúbal devem ser entregues até 2026, diz prefeitura | Diario de Pernambuco - Rumo aos 200 anos

A Prefeitura do Recife entregou, nesta quarta-feira (17), mais uma obra viária que vai facilitar o trânsito na Zona Sul. O pontilhão que liga as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes, sobre o Canal de Setúbal, faz parte de uma série de intervenções voltadas à melhoria da fluidez viária no local — que já contaram com a entrega de um pontilhão sobre o Canal do Jordão e incluem outro equipamento em fase inicial de implantação, também sobre o Canal de Setúbal.

“Esse é um pontilhão sentido praia–Via Mangue, que integra um binário que estamos fazendo para ajudar o trânsito local e também as pessoas que moram no bairro de Setúbal. Aqui, por exemplo, era preciso ir até o Parque Dona Lindu para ter acesso a um retorno, e agora não”, explicou o prefeito do Recife, João Campos.

A estrutura tem 27,8 metros de extensão e 16,5 metros de largura, com três faixas de rolamento no sentido praia–subúrbio, além de ciclofaixa bidirecional e calçadas em ambos os lados. As obras foram executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O novo equipamento amplia as opções de circulação no bairro e oferece deslocamentos mais seguros para motoristas, ciclistas e pedestres.

Como parte das intervenções, algumas vias da região passam a operar em sentido único. O trecho da Rua Professor Mário de Castro a partir da Rua Visconde de Jequitinhonha, que antes permitia circulação em ambos os sentidos, passa agora a operar apenas no sentido Avenida Boa Viagem. Já a Rua Engenheiro Zael Diógenes também passa a fluir apenas em sentido único, direcionada para a Avenida Visconde de Jequitinhonha, funcionando em esquema de binário. As mudanças contribuem para a segurança viária.

Outro pontilhão está sendo construído para dar continuidade à Rua João Cardoso Ayres, também sobre o Canal de Setúbal, criando uma nova rota de acesso para veículos provenientes da Avenida Boa Viagem. A obra teve início em dezembro e ainda está em fase inicial de execução. Com as mesmas dimensões, a estrutura terá três faixas de rolamento no sentido praia–subúrbio, ciclovia bidirecional e calçadas para pedestres. O tráfego no sentido oposto será realizado pela Rua Baltazar Passos. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Em novembro, a Prefeitura do Recife entregou o pontilhão que liga as ruas Copacabana e Luiz Pimentel, cruzando o Canal do Jordão, também em Boa Viagem. Com 32,5 metros de extensão e 16,5 metros de largura, a via tem três faixas de rolamento com a chamada mão inglesa, onde os condutores que seguem para a Rua Luiz Pimentel, ou convertem para a Avenida Juarez Távora, devem circular pela faixa da esquerda. Já para aqueles que desejam realizar o retorno na Avenida Juarez Távora, a circulação é pela faixa da direita. A estrutura possui também ciclofaixa bidirecional e passeios em ambos os lados. O projeto inclui ainda a implantação de sinalização vertical e horizontal, estruturas semafóricas e novas travessias para pedestres.

A CTTU reforça que agentes e orientadores de trânsito atuarão diariamente na área para ordenar a circulação, promover a segurança viária e prestar suporte aos condutores. A população pode acompanhar as orientações e tirar dúvidas por meio do teleatendimento gratuito da Autarquia, disponível 24 horas por dia, pelo número 0800.081.1078.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife | Imagens de drone: Ivison Gambarra/Prefeitura do Recife

HOJE (18) Cantor e compositor Maciel Melo recebe título de Doutor Honoris Causa

18/12/25   –   http://blogfolhadosertao.com.br   –     Ascom UFPE

Evento de outorga do título acontece a partir das 16h, no Complexo de Convenções da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concede o título de Doutor Honoris Causa ao artista pernambucano Maciel de Melo Santos. Conhecido por seu trabalho como cantor, compositor e escritor, Maciel Melo tem uma carreira marcada pela valorização da cultura nordestina e difusão das tradições sertanejas. O artista receberá o título em evento a ser realizado nesta quinta-feira (18), a partir das 16h, no hall do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, no Campus Joaquim Amazonas, no Recife. A proposta de outorga do Doutor Honoris Causa, feita pelo Gabinete do Reitor, foi aprovada em sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 1º de dezembro.

Natural de Iguaraci, no Sertão do Pajeú pernambucano, Maciel Melo é autor de mais de 20 álbuns e inúmeras composições consagradas na voz de artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Xangai, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. Com a canção “Caboclo sonhador”, interpretada pelo cantor Flávio José, tornou-se referência do forró contemporâneo fiel a sua matriz tradicional. Muitas das suas músicas também foram incluídas em trilhas sonoras de novelas e filmes e, em 1991, Maciel ficou em segundo lugar na categoria Traditional Folk do Grammy. O artista também se destaca como autor de obras literárias de crônica, memória e poesia, na atuação em televisão e cinema e na participação em projetos culturais.

Entregas e ordens de serviço em Pernambuco: o bom momento para a gestora Raquel Lyra

18/12/25   —  http://blogfolhadosertao.com.br   –    Betânia Santana

Nesta quinta, a governadora acompanha, em São Paulo, o leilão de concessão parcial da Compesa
Em pouco mais de 15 dias, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), acelerou as agendas administrativas, com entregas e anúncios de obras estruturantes. Candidata natural à reeleição, ela só poderá participar de inaugurações até 4 de julho do próximo ano. No começo deste mês entregou, com o presidente Lula (PT), a Barragem de Panelas II, no Agreste

E avançou em obras tão importantes quanto polêmicas, e esperadas há décadas. Autorizou, no dia 12, o início do Arco Metropolitano Sul, entre as cidades do Cabo e de Moreno. Na terça, também ao lado do presidente, assinou acordo de cooperação técnica para recuperar o metrô do Recife e começar o processo de concessão. Todas com recursos federais. Só para o metrô serão R$ 4 bilhões, verba exclusivamente da União.

Hoje o passo é mais largo, porque, embora conte com apoio do governo federal, a iniciativa é estadual. Raquel Lyra está em São Paulo para o leilão de privatização parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Será de R$ 19,1 bilhões o aporte das empresas concessionárias, que por 35 anos vão cuidar do esgoto e da distribuição da água. A Compesa continua responsável pela captação e tratamento da água.

“Vamos fazer a melhor concessão do Brasil e garantir os investimentos acontecendo aqui em Pernambuco, como há muito não se via. Isso não é fruto do acaso. Precisa ter decisão política de fazer. Precisa ter coragem para investir e lançar projetos. Precisa ter time competente para destravar essas ações, e precisa ter parceria”, disse Raquel Lyra, em evento no Recife esta semana.

Acordos sem o ministro
Raquel Lyra assinou com o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, acordo para criar uma via que melhore o trânsito em Toritama, no Agreste. Lembrou o 2º trecho do Arco Sul e a duplicação da BR-232 de São Caetano a Serra. Ainda está pendente o Arco Norte, que ela já cobrou ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Mas ele não apareceu no início das obras do Arco, nem no anúncio de verba para o metrô.

Absolvido
“Foram dias duros, marcados por ataques e injustiças. Mas a verdade prevaleceu. A Justiça foi feita.” A declaração é do prefeito de Pesqueira, o cacique Marcos Xukuru ,após o TRE-PE ter julgado improcedentes acusações de abuso de poder político e econômico.

Em campanha
Nas redes sociais, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União) elogiou o anúncio de parceria público-privada para recuperar o metrô do Recife. Pré-candidato, anunciou que no Senado (se eleito) vai fiscalizar obras e prazos “para que a promessa não se arraste”.

Doutora
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos,  recebe hoje o título de Doutora Honoris Causa pela trajetória política e apoio à ciência. A proposta foi da Escola de Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica.  Às 11h, no auditório G1, da Unicap.

 

Em Salgueiro: Oposição diz que novo Código Tributário foi aprovado sem tempo suficiente para discutir com a população

18/12/25     –    http://blogfolhadosertao.com.br   –

Por Machado Freire

“Encaminho, por meio deste, EM REGIME DE URGÊNCIA o Projeto de Lei nº 15/2025, 
iniciativa do Poder Executivo Municipal, que institui o novo Código Tributário Municipal”, prefeito Fábio Barros.

 

 

A Câmara de Vereadores de Salgueiro  aprovou ontem (17) , sob protestos da bancada da oposição,  o novo Código Tributário do Município encaminhado ao Legislativo em regime de urgência pelo prefeito Fábio Barros. Chamada de “Projeto complexo”, pelo vereador oposicionista Mariano Barros (foto),  a proposta do executivo  contava com com 600 artigos e 280 páginas.

O parlamentar  oposicionista afirmou que ” não houve  tempo suficiente  para discutir a matéria  com a população, nem apresentar de forma técnica aos vereadores”, acrescentando que  o prefeito jogou  às pressas, com obscuridade, uma lei que aumenta a carga tributária para população, como IPTU, taxa de iluminação, progressão da alíquota do IPTU para terrenos, chegando até 15%, onde a lei atual já fixa em 5% como teto máximo. Enfim, um projeto que precisava ser melhor debatido e mais esclarecido”.

A oposição  conta com cinco dos 15 vereadores  da Casa Epitácio Alencar e bem que poderia tentar algumas alternativas para permitir que o projeto fosse melhor discutido com a população. “Não houve tempo para travarmos um debate amplo com a população nem mesmo  pedirmos vistas e/ou impetramos um mandado de segurança”, disse Mariano Barros.

Na verdade,  tratava-se da última reunião de 2025 do Legislativo salgueirense  (uma reunião histórica)  onde a matéria mais importante  foi avaliada  e votada em uma sessão ordinária, no primeiro turno,  e numa sessão extraordinária, para a realização do segundo turno.

Votaram contra a matéria encaminhada pelo prefeito Fabio Barros os vereadores Mariano Barros, Eliane Alves,
Tiago Sampaio,  Veronaldo Gonçalves e Cleber Federal.

Justificativas do prefeito Fábio Barros

“O presente projeto de lei visa atualizar e modernizar os dispositivos legais dos Tributos (impostos,
taxas e contribuições), adequando a legislação municipal às melhores práticas de gestão tributária e
buscando uma maior justiça fiscal para o município de Salgueiro.

A reformulação do Código Tributário Municipal representa um marco importante para a
administração pública local, permitindo que a arrecadação municipal passe a ter uma atualização da forma
de arrecadação, aprimorando os mecanismos de cobrança e fiscalização, e definindo o município de Salgueiro
como um dos municípios mais atualizados na matéria de legislação tributária.

Este novo Código busca modernizar a estrutura tributária municipal, tornando-a mais clara, eficiente
e alinhada com as necessidades contemporâneas da administração pública, proporcionando maior segurança
jurídica tanto para o município quanto para os contribuintes, além de estabelecer procedimentos mais
transparentes e ágeis na gestão dos tributos municipais.

Destacamos que a atualização proposta contempla a revisão de alíquotas, bases de cálculo e
procedimentos administrativos, sempre observando os princípios da legalidade, da capacidade contributiva
e da isonomia tributária, fundamentais para um sistema tributário justo e equilibrado”.

 

 

 

Policia Federal localiza ofício em que Moro dá ordem para grampo em autoridades

18/12/25   –   http://blogfolhadosertao.com.br    –    Elijonas Maia, da CNN Brasil, Brasília

Documento foi apreendido na 13ª Vara de Curitiba após determinação do Supremo; senador nega irregularidades
Sergio Moro durante sessão do Senado  • 22/03/2023REUTERS/Adriano Machado