16/12/25 – http://blogfolhadosertao.com.br — Imprensa PCR

O prefeito do Recife, João Campos (foto) , e o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, realizaram, nesta segunda-feira (15), uma visita técnica às obras do Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira (HCR), na Avenida Recife. A agenda também incluiu uma passagem institucional pelo Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), unidade já em funcionamento na Estância.
“Estamos vistoriando a obra do Hospital da Criança ao lado do Ministério da Saúde. Essa é a maior obra de saúde pública em execução no Recife e, no primeiro trimestre do próximo ano, vamos inaugurá-la para garantir atendimento às crianças da cidade”, afirmou o prefeito João Campos, destacando a parceria com o Governo Federal.
Na última sexta-feira, o secretário Mozart Sales anunciou o repasse de R$ 25 milhões para a aquisição de equipamentos destinados ao Hospital da Criança do Recife. O investimento será aplicado na compra de equipamentos de alta complexidade, como tomógrafo, equipamento de ressonância magnética, focos cirúrgicos, equipamentos oftalmológicos, eletroencefalógrafo, eletroneuromiógrafo e aparelhos voltados à avaliação em otorrinolaringologia e fonoaudiologia.
Previsto para entrega em 2026, o Hospital da Criança contará com 60 leitos, sendo 32 clínicos, 10 cirúrgicos, 28 de internamento pediátrico e 10 de UTI pediátrica, com capacidade estimada de internamento de 278 pacientes por mês, podendo ser ampliada conforme a demanda. O ambulatório reunirá 18 especialidades médicas, entre elas pediatria, cardiopediatria, pneumologia, endocrinopediatria, neuropediatria, psiquiatria e hebiatria.
“O Hospital da Criança no Recife será um grande complexo pediátrico, com 18 especialidades médicas, oito não médicas, centro de diagnóstico com 26 tipos de exames, duas salas cirúrgicas e uma escola para crianças internadas. O objetivo é ampliar o cuidado e reduzir filas, garantindo atendimento integral”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
A secretária de Projetos Especiais do Recife, Marília Dantas, destacou o estágio da obra. “A construção avança de forma consistente e entra agora em uma etapa decisiva, com a instalação da rede elétrica, climatização, água gelada, gases medicinais, além de toda a infraestrutura de tecnologia da informação e automação”, explicou.
“Vimos aqui um equipamento belíssimo, com acabamento de alta qualidade, pensado com cuidado e carinho para as crianças recifenses que serão atendidas”, destacou o secretário Mozart Sales.
Hospital da Pessoa Idosa – Após a visita ao Hospital da Criança, a comitiva esteve no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância, onde conheceu as instalações e os serviços prestados pela unidade, que é gerida pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). Inaugurado em 1º de outubro de 2021, o hospital conta com 72 leitos de internamento, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de quatro salas cirúrgicas, leitos de recuperação pós-anestésica e ambulatório com 13 consultórios especializados.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife





