Túnel da Abolição no Recife abre novos caminhos para Victor Marques

25/09/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Vice-prefeito e secretário de Infraestrutura muda postura, desafia gestão estadual e assume manutenção do equipamento
Desde que assumiu o cargo de vice-prefeito do Recife, acumulando com o de secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB) anunciou, ontem, a primeira medida administrativa sem a presença de João Campos (PSB), mesmo o prefeito estando na cidade.

Abraçou uma pauta nevrálgica: o Túnel da Abolição, na Madalena, bairro da Zona Oeste.

Inaugurado em 2015, o túnel é administrado pelo governo de Pernambuco. Furto de bombas e fiação; falta de energia e alagamento têm sido problemas recorrentes. O último foi no dia 15, e o espaço ficou quase 48 horas interditado.

Em entrevista à Rádio Jornal, no dia seguinte ao fechamento, a governadora Raquel Lyra (PSD) chegou a dizer que repassaria a gestão à prefeitura, mas não fez.

O Executivo municipal se antecipou e, por mediação judicial, começou ontem mesmo a primeira etapa do plano. Funcionários da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) iniciaram a manutenção. O próximo passo é elaborar um projeto para acabar de vez com os problemas, segundo Victor Marques.

“Não se trata de apontar culpados, mas de tomar a iniciativa e entrar para resolver a questão”, disse o sucessor natural de João Campos (PSB), que deve disputar o governo no próximo ano, e terá de deixar o cargo até abril.

Victor Marques terminou a quarta-feira, no Morro da Conceição. Ao lado do prefeito, entregou a imagem da santa restaurada, e dele ouviu um estímulo: “Quero agradecer ao vice-prefeito, responsável por essa iniciativa, liderando a secretaria de Infraestrutura da cidade”, declarou João Campos.

 

De olho em 2026
No próximo sábado, a governadora Raquel Lyra (PSD) almoça, no Palácio das Princesas, com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu; o presidente estadual, Marcelo Gouveia, e o ex-deputado Ricardo Teobaldo. Na noite do mesmo dia, estará em Tuparetama, no Sertão. Ao lado do prefeito Diógenes Patriota (PSD), vai entregar uma cozinha comunitária.

Futuros eleitores 
A tarifa social da água atingiu 500 mil famílias. A informação é da governadora Raquel Lyra ao dar a adolescentes, pais e professores uma “aula” sobre concessão da Compesa. “É complexo para quem tem 12, 13 anos de idade. Mas é um assunto da vez.”

Arestas ampliadas
A reunião da Executiva estadual do MDB, ontem, atestou que as feridas entre o presidente Raul Henry e o deputado Jarbas Filho estão longe de cicatrizar. O partido decidiu ser oposição ao governo do estado, mas o parlamentar permanece na base de Raquel Lyra.

Espaço garantido
O presidente do Avante, Sebastião Oliveira, e o deputado federal Waldemar Oliveira colocaram o partido à disposição de Fernando Dueire. Isolado no MDB e ausente da reunião da executiva, o senador não deixará de disputar a reeleição por falta de legenda.

Deixe um comentário