Transnordestina: trecho em PE pode ganhar dois portos secos

03/09/24

Angela Fernanda Belford

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Os portos secos são grandes entrepostos de carga e podem gerar novos negócios
Transnordestina- Perbnambuco- Foto:ME
Os portos secos do trecho da Transnordestina em Pernambuco seriam um em Salgueiro, no Sertão e outro, no Agreste. Foto: Movimento Econômico

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse, nesta sexta-feira (29), que o governo federal está analisando a possibilidade do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina ter, pelo menos dois portos secos: um em Salgueiro, que será muito estratégico; e o outro seria ou em Altinho ou em Agrestina. Há expectativa de que o presidente Lula assine a licitação para a retomada das obras do trecho pernambucano da ferrovia em outubro, segundo o ministro e o novo superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre.

O município de Salgueiro tem tudo para ser o grande porto seco do trecho pernambucano da ferrovia, porque por lá passam as BR-232 e 116, além de receber os trilhos da parte da Transnordestina cearense que vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará. Localizada no Sertão Central de Pernambuco, Salgueiro está a 512 km do Recife.

Já as cidades de Agrestina e Altinho estão no Agreste do Estado e um porto seco numa das duas concentraria todas as cargas do Agreste. As cidades estão a uma distância de 15 km entre as duas. Os portos secos funcionam como grande entrepostos de carga, gerando empregos e novos investimentos.

A licitação da retomada das obras deve começar por um trecho de cerca de 200 km, segundo o ministro. “Quando a Transnordestina estiver pronta, a gente espera dobrar a capacidade de operações do porto de Suape”, comentou Silvio Costa Filho. O ministro participou da assinatura da ordem de serviço da dragagem do Porto de Suape nesta sexta-feira (29).

Também presente ao evento, o superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, afirmou que o governo federal tomou a decisão de fazer a Ferrovia Transnordestina inteira. ” Um eixo é aqui em Pernambuco e vai ser financiado pelo Orçamento Geral da União. Enquanto o outro, o do Ceará, tem o financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE)”, contou.

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Segundo Francisco, estão sendo tomadas as medidas necessárias à retomada da obra no trecho Salgueiro-Suape. “E nós esperamos, que até o final de outubro, o presidente Lula, possivelmente, possa vir aqui a Pernambuco para fazer o lançamento dessa licitação”, comentou.

A governadora Raquel Lyra também falou da expectativa de lançamento do edital para a retomada das obras do trecho pernambucano da ferrovia pelo governo federal. “Há 450 milhões no orçamento do Governo Federal dentro da Infra, que é a empresa que vai tocar a obra. Num primeiro momento, a obra será retomada com dinheiro público”, afirmou a chefe do Executivo pernambucano.

Ela também disse que espera uma mobilização da classe política em torno da obra para que a mesma seja concluída. O Porto de Suape já acabou o projeto definindo como será o trecho da ferrovia que vai passar por dentro do complexo.

O trecho pernambucano da ferrovia está com as obras paralisadas desde 2016. E o do Ceará foi retomado em 2023 e deve ser concluído em 2027.

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