02/09/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Provocado pelo anfitrião do evento, o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, o assunto emparelhou as discussões.
O presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco expôs que o estado se tornou alvo de violência recente ao não receber a oportunidade de construir o eixo da ferrovia na mesma velocidade empreendida no Ceará.
“Perpetraram uma violência contra Pernambuco. E ela é recente. Não é na Coroa nem no Império. É no regime republicano.” A Transnordestina, como enfatizou o empresário, não é apenas uma ferrovia, é um eixo de desenvolvimento.
A resposta do ministro dos Transportes, Renan Filho, participante do fórum, veio de imediato. O edital de licitação para retomada das obras no trecho entre o município de Salgueiro, Sertão Central, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana, será publicado em outubro.
A decisão é política. Recupera o moral de Pernambuco que em dezembro de 2022, no fim do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, viu seu potencial ser desprezado.
E, sim, o edital não é tudo. Entre ele e a obra concretizada existe uma distância que não se acredita curta. Mas é um primeiro passo. Sem ele nada sairá do lugar.
O anúncio é potente e enche de esperança a região: por uma economia mais robusta, mais empregos, mais competitividade. E chega como um elo, fortalecendo os estados nordestinos.
Nada é por acaso
O edital da Transnordestina não chega por acaso. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o secretário de Desenvolvimento Econômico Guilherme Cavalcanti ressaltam ser resultado de “muita luta”. A gestora lembrou não terem sido poucas as vezes que lhe pediram para desistir e cuidar só da BR-232. Não descansaram.
Briga de todos
Os três senadores por Pernambuco – Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão – e parte da bancada na Câmara se mobilizaram pela Transnordestina desde o início da terceira gestão do presidente Lula. Apostam na ordem do serviço até o fim deste ano.
Salvação
O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, era só alegria com o anúncio da Transnordestina. “Tenho certeza de que essa será a redenção para o Sertão.” Segundo o ministro Renan Filho, a obra gera hoje quatro mil empregos e, com Pernambuco, chegará a seis mil.
Ofensiva
No dia em que inaugurou a sede do PSD no Recife, a governadora Raquel Lyra e o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, filiaram o 70º prefeito à legenda. Evaldo Bezerra, de Mirandiba, no Sertão, foi eleito pelo PSB do prefeito da capital, João Campos.