21/09/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Movimentos sociais, políticos, sociedade civil se manifestam, no domingo (hoje) , contra privilégios para parlamentares
No Recife, o primeiro grito veio do bloco carnavalesco Eu Acho É Pouco, de Olinda. Mas ecoou entre organizações não governamentais, sindicatos, igrejas, sociedade civil.
Nas ruas, o Recife e o Rio de Janeiro se juntam a outras 12 capitais contra o projeto de anistia a condenados por atos golpistas e contra a PEC da Blindagem, que dificulta processos criminais contra deputados e presidentes nacionais de partidos.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), não vai às manifestações de rua, mas se manifestou sobre o assunto. Ela, que raramente se posiciona sobre questões nacionais, reagiu quando provocada.
“Não dialoga com o sentimento do povo brasileiro, nem com o meu, que políticos e presidentes de partido precisem da autorização do Congresso para ser investigados”, cravou.
A aprovação da PEC teve votos de 19 dos 25 deputados pernambucanos, entre eles os cinco do PSB, legenda presidida pelo seu adversário e prefeito do Recife, João Campos.
O cientista político Manoel Moraes acredita que a indignação das redes sociais chegue às ruas. “A blindagem e a anistia dos golpistas unificaram a chamada esquerda democrática. Vai ser um momento de muita mobilização no Brasil todo”, aposta.
O protesto no Recife está marcado na Rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano, a partir das 14h.
Força do Araripe
Quatro vezes prefeita de Santa Cruz, no Sertão do Araripe, a pré-candidata a deputada federal Eliane Soares (Avante) anunciou ontem apoio ao projeto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de disputar o governo do Estado. A ex-prefeita é ligada a Sebastião e Waldemar Oliveira, do Avante, e base da governadora Raquel Lyra.
Força na Metropolitana
No mesmo dia, o deputado Waldemar Oliveira esteve em agendas com a governadora Raquel Lyra: no Porto do Recife, pela manhã, e em Itapissuma, à tarde. Nas duas oportunidades, teve direito a falas. Não faltaram elogios. Nem de um lado, nem do outro.
O deputado Lucas Ramos (PSB), que votou a favor da PEC da Blindagem, torce para que o Senado rejeite a proposta. Se alterar o texto, a PEC volta à Câmara. “Será oportunidade de convencer o PSB a rever o posicionamento, e exercer com determinação meu voto contrário à matéria”, disse.
Contra o tempo
Raquel Lyra assinou termo de compromisso para dragagem do Porto do Recife; autorizou a reforma do mercado de Itapissuma; acompanhou a demolição simbólica da penitenciária em Itamaracá; visitou obra da PE-35. E fechou o dia na vaquejada de Surubim.