Operação policial contra furto de água recupera a vazão de 10 litros por segundo em Exu

19/09/25

Ascom Compesa

http.://blogfolhadosertao.com.br

 

Operação policial contra furto de água recupera a vazão de 10 litros por  segundo em Exu

Uma nova ação de combate ao furto de água foi realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, com o apoio da Secretaria de Defesa Social do estado. Desta vez, a operação ocorreu no município de Exu, no sertão do Araripe, cidade que tem um rodízio severo de abastecimento e que se agrava com a incidência de ligações clandestinas ao longo da Adutora Luiz Gonzaga. Durante três dias, foram vistoriados 5km da adutora, no trecho de Exu, resultando na identificação e remoção de 17 irregularidades e três prisões em flagrante, além da recuperação de 10 litros de água por segundo para a cidade, beneficiando oito mil habitantes.

O volume de água que estava sendo desviado é suficiente para encher aproximadamente 10 piscinas olímpicas a cada mês. O impacto é ainda mais significativo considerando que, antes da operação, a cidade contava com apenas cinco litros por segundo disponíveis em sua rede de abastecimento. Além de prejudicar a população, as infrações estavam comprometendo a sustentabilidade operacional do sistema.

A iniciativa foi coordenada pela gerência Local da Compesa, com apoio da Gerência de Inteligência Patrimonial da empresa e a participação das Polícias Militar e Civil, reforçando o compromisso conjunto no combate ao furto de água, considerado crime pela legislação brasileira.

A Compesa destaca que continuará intensificando as fiscalizações para combater os furtos em todo o estado, para garantir que a água chegue de forma justa e regular na casa das pessoas.

Compesa realiza manutenção programada no Sistema Adutor do Oeste

A Compesa informa que realizará, na próxima terça-feira (23), a partir das 7h, serviços de manutenção programada no Sistema Adutor do Oeste. O abastecimento ficará suspenso até às 7h da quarta-feira (24), para os municípios de Parnamirim, Quixaba, Ouricuri, Santa Filomena, Trindade, Ipubi, Araripina, Bodocó, Granito, Exu, além das localidades de Santa Rita (Arcoverde), Morais (Araripina), Urimamã (Santa Maria da Boa Vista) e Mangueira (Trindade).

Durante as 24 horas de serviços, serão executadas intervenções nos sistemas de bombeamento e adutoras que integram o sistema. A ação é necessária para reduzir perdas de água e aumentar a confiabilidade operacional do sistema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário