Em Lagoa Grande: conta com atendimento em neuropediatria, reforçando a educação e saúde inclusivas

 12/09/25
Ascom PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br

 

​​​​​​​​​​​​​​​​​Educação de Lagoa Grande faz história e inaugura Núcleo de Atendimento  Inclusivo e Psicossocial com neuropediatria - Prefeitura de Lagoa Grande

 

Numa decisão da prefeita Catharina Garziera, a população de Lagoa Grande passa a contar com o atendimento em neuropediatria. A médica neuropediatra Iara Lima fez uma visita à prefeita, acompanhada das secretárias Joseilde Paulino (Educação, Cultura, Turismo e Esportes) e Ana Araújo (Saúde). A especialista irá atender num formato compartilhado com a Seduc e a Sesau.

O acompanhamento dos atendimentos será do Núcleo de Atenção Psicossocial (Naip) e das equipes do eMulti, que são as Equipes Multiprofissionais em Saúde que atuam na Atenção Primária.

Na Seduc, o foco do atendimento da neuropediatra Iara Lima será o acompanhamento cognitivo dos estudantes da educação inclusiva, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem nas turmas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Para Valtércio Santos, ‘pai atípico’, a prefeita Catharina Garziera deixará uma marca histórica em Lagoa Grande. “A gente agradece demais à prefeita por tornar mais acessível a consulta com meu filho e com todas as crianças que precisam de um atendimento tão importante”, festejou.

Já a ‘mãe atípica’, Nádia Evangelista Nunes, classificou a chegada da neuropediatra como um presente para as famílias. “São esses profissionais que dão o diagnóstico correto para promover o bem-estar dos nossos filhos. Isso só é possível com a ajuda de nossos governantes”, complementou.

“Iremos fazer um trabalho excepcional aqui em Lagoa Grande. Vamos atender as crianças que possuem atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, distúrbios de aprendizagem e outras necessidades especiais.”, afirmou Iara Lima. A secretária Joseilde Paulino ressalta que a chegada da neuropediatra trará mudanças importantes e essenciais para o desenvolvimento dos alunos da educação inclusiva.

O município possui 416 crianças neurodivergentes, sendo 273 autistas e 74 com outras deficiências. Segundo Joseilde, as salas de AEE atendem atualmente 355 crianças. “Esse é um público que necessita de uma neuropediatra, por isso estamos muito felizes com essa conquista. Com apenas nove meses de trabalho, já estamos alcançando aquilo que chamamos de zelar e cuidar das pessoas”, acrescenta Joseilde.

Ana Araújo, reforçou o atendimento voltado à população, num trabalho integrado com a Seduc. “Estamos avançando e oferecendo cada vez mais uma saúde completa e irrestrita. Coragem para buscar essas ações não nos falta. E a chegada do atendimento em neuropediatria é mais uma conquista desse trabalho comandado pela prefeita Catharina Garziera”.

“Essa é uma notícia maravilhosa e claro que temos que compartilhar a felicidade do início dos atendimentos em neuropediatria. Foi uma das primeiras demandas que recebemos e estamos entregando com muita qualidade para a população, um momento de grande comemoração”, concluiu Catharina Garziera.

Foto: Santiê Comunicação

Deixe um comentário