04/09/25
Ascom PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br
A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), lançou a campanha de intensificação De Porta em Porta contra a Tuberculose, voltada à prevenção e ao combate da doença. A iniciativa busca levar informação à população diante da confirmação de alguns casos no município.
As ações estão sendo executadas pelas equipes de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Atenção Básica, que intensificaram a busca ativa de sintomáticos respiratórios, bem como o acompanhamento de contatos assintomáticos de casos já confirmados. O objetivo é garantir a detecção precoce e o tratamento adequado.
Segundo a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Flávia Micaelle, a identificação dos sintomas é fundamental para o diagnóstico imediato. “Ao apresentar sinais suspeitos, como tosse persistente por mais de três semanas, febre vespertina, suor noturno, cansaço excessivo e emagrecimento não intencional, orientamos que o paciente procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Assim, podemos atender, orientar e acompanhar todos os casos, garantindo um atendimento seguro e humanizado”, destacou.
A agente comunitária de saúde (ACS) Maria Auxiliadora, do PSF 2, que integra a campanha, reforça a importância da iniciativa: “Ao perceber sintomas da tuberculose, não deixe de procurar a unidade do PSF mais próxima da sua casa. Essa é uma ação de reforço e intensificação para que a população se conscientize sobre a gravidade da doença e inicie o tratamento o quanto antes. Estamos todos unidos contra a tuberculose”, frisou.
A médica Tatiane Morais, também do PSF 2, alerta para o caráter transmissível da doença e reforça a necessidade de buscar atendimento imediato. “A tuberculose pode ser transmitida por meio da tosse, do espirro e até mesmo da fala de uma pessoa infectada. Mas, a boa notícia é que a doença tem cura, e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Portanto, ao perceber os sintomas, procure a unidade mais próxima e inicie o tratamento sem demora”, orientou a profissional.