Deputados federais de Pernambuco acharam pouco e ajudaram a aprovar voto secreto na PEC da Blindagem

19/09/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Após garantir 19 dos 25 votos pela PEC da Impunidade, parlamentares asseguraram 14 ao voto secreto
A bancada pernambucana na Câmara dos Deputados achou pouco ter aprovado, na noite de terça-feira, a PEC da Blindagem – 19 votos a favor, 5 contra e uma ausência – e ontem ajudou a garantir o voto secreto – 14 votos a favor, 9 contra e duas ausências.

APEC da Blindagem, chamada por alguns de PEC da Impunidade, dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares. E, se depender da Câmara, ninguém saberá o voto dos que, em algum momento, autorizarem ou não uma possível investigação contra qualquer parlamentar.

Carlos Veras (PT); Clodoaldo Magalhães (PV); Maria Arraes (Solidariedade); Renildo Calheiros (PCdoB) e Túlio Gadêlha (Rede) votaram contra a PEC. A eles, Eriberto Medeiros, Lucas Ramos e Pedro Campos, os três do PSB, e Mendonça Filho, do União, se juntaram para derrubar o voto secreto.

Com exceção de Iza Arruda (MDB) e Luciano Bivar (União), ausentes, os outros aprovaram a iniciativa, com direito ao anonimato na hora de investigações.

Na análise da terça, chamou a atenção o PSB ser favorável à blindagem. O partido teria feito acordo para garantir votação de projetos do governo e deixar o da anistia de fora. Mas o acordo ruiu.

Quem participou do jantar com o presidente nacional do PSB, João Campos, e com o vice Geraldo Alckmin antes da votação assegura não ter havido nova orientação. O Palácio do Planalto decidiu não interferir, e o PT liberou a bancada.

Até a noite de ontem, o líder do PSB, deputado Pedro Campos, esperava definição do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos) para posicionar-se. Não faltaram críticas. Foi desgaste o dia inteiro.

Nas trilhas de Patriota
Em discurso emocionado, feito em prosa e versos, como bom pajeuzense, o deputado Luciano Duque registrou ontem na Alepe, o primeiro ano de morte do ex-deputado José Patriota. “A integridade dele se confundia com a vida pública que escolheu.” Duque apresentou projeto dando o nome do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira à PE-350, conhecida como Estrada do Brocotó, em Triunfo.

Dando o sangue
A governadora Raquel Lyra reforça hoje a campanha do Hemope “Sangue Novo: proteção além das ruas”, parceria com a Polícia Militar. Será doadora ao lado de policiais recém-incorporados à tropa, os chamados “laranjinhas”. Às 8h30, na sede do Hemope.

Até da China
Único deputado no lançamento do Programa de Saneamento Rural, Claudiano Filho (PP) assegurou à governadora Raquel Lyra apoio para novos empréstimos. “Vá para Brasília, São Paulo, Japão, China e traga investimento. A gente está na Assembleia para aprovar.”

Reconhecimento
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebe hoje, às 16h, na Câmara do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano. A honraria, aprovada por unanimidade, reconhece o papel do ministro em favor da cidade. Iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB).

 

).

Deixe um comentário