O Compaz, referência nacional em cidadania e promoção da cultura de paz, recebeu nesta sexta-feira (5), na unidade do Pina, uma comitiva de Jundiaí (SP) interessada em conhecer de perto o modelo de trabalho desenvolvido junto à comunidade recifense.
O comitê de visita, liderado pela secretária de Assistência Social de Jundiaí, Luciane Mosca, contou ainda com gestores de diferentes áreas da administração municipal paulista, como urbanismo, patrimônio, comércio e serviços, licenciamento e zeladoria urbana.
Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, a presença da comitiva demonstra o reconhecimento nacional do Compaz como uma política pública transformadora. “Nosso compromisso é levar cada vez mais serviços para a população do Recife e fortalecer a gestão pública através de iniciativas que geram cidadania e oportunidades. 80% em média dos funcionários são da comunidade. É motivo de orgulho ver esse trabalho sendo inspiração para outras cidades do Brasil”, destacou Túlio.
A comitiva pôde conhecer de perto as instalações e atividades do Compaz do Pina, incluindo projetos voltados para educação, esporte, cultura e capacitação profissional.
Para a arquiteta Viviane Galiano, diretora de Urbanismo de Jundiaí, a visita ao Compaz trouxe aprendizados valiosos.
“O que mais nos chamou atenção foi a forma integrada como o Compaz articula serviços e acolhimento em um único espaço. Ter diferentes atividades reunidas em um mesmo local é fundamental para fortalecer a cidade, descentralizar o acesso e aproximar os serviços públicos da população. É uma experiência acolhedora e inspiradora, que certamente vamos levar para Jundiaí”, afirmou.
Entre os integrantes da comitiva, também estiveram presentes a engenheira Daniela Colagrossi, coordenadora do Projeto Reviver a Cidade. O Centro é da Gente!; o arquiteto Fernando Peche, diretor de Patrimônio; Cida Gibrail, diretora de Comércio e Serviço; Elza Caetano, diretora de Licenciamento e Atividades; e o engenheiro Renan, representante da área de Zeladoria Urbana e membro do GT Centro.
A troca de experiências atesta o papel do Recife como referência em políticas de cidadania e gestão pública inovadora, fortalecendo ainda mais a imagem do Compaz como um equipamento de impacto social e um legado para o futuro.