Em Araripina: Prefeitura inaugura primeiro Centro Educacional e de Atendimento para o Autismo

01/10/25

Ascom PMA

http://blogfolhadosertao.com.br

Prefeitura de Araripina inaugura a Casa Acolhe, primeiro Centro de Acolhimento para Autismo no Sertão do Araripe

A Prefeitura de Araripina inaugurou nesta segunda-feira (29), a Casa Acolhe – Centro Educacional e de Acolhimento Terapêutico para o Autismo, o primeiro centro na região do Araripe, que conta com espaço inovador e de grande importância para a inclusão social no município. A solenidade aconteceu no próprio centro, que fica na Rua vereaodor José Arnold Campos, próximo a prefeitura.

A unidade vai atender crianças de 4 a 14 anos da rede municipal de ensino, oferecendo acompanhamento multidisciplinar com pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neuropediatra, entre outros profissionais especializados.

O novo equipamento foi proposto na Câmara pela primeira-dama e vereadora Kalígia Mateus, e será administrado pela Secretaria Municipal de Educação.

A Casa Acolhe se soma ao trabalho já desenvolvido pelo CENIDE – Centro Especializado de Neurodivergência Infantil e Desenvolvimento Educacional, ampliando a rede de apoio às famílias e garantindo mais dignidade e oportunidades para crianças atípicas.

Em seu discurso, o prefeito Evilásio Mateus destacou o caráter histórico da inauguração:

“Hoje é um dia que ficará marcado na história de Araripina. A Casa Acolhe não é apenas um espaço físico, mas um gesto de cuidado, inclusão e amor. Estamos mostrando, na prática, que nossa cidade olha com sensibilidade para as demandas das pessoas neurodivergentes. Araripina é futuro, é pra todos, é pra já”, afirmou o gestor.

“A Casa Acolhe nasceu de um sonho: oferecer às nossas crianças neurodivergentes um espaço de cuidado, amor e inclusão. Hoje, ver esse projeto se tornar realidade é uma vitória para todas as famílias de Araripina. Este é apenas o começo de uma cidade cada vez mais justa e acolhedora”, disse Kalígia.

Nova Portaria da Adagro regulamenta realização de Torneios Leiteiros em Pernambuco

30/09/25

Imprensa Adagro

http://blogfolhadosertao.com.br

A regulamentação está fundamentada na Lei Estadual nº 12.228/02, regulamentada pelo Decreto nº 27.687/05, bem como na Instrução Normativa nº 6 do Ministério da Agricultura e Pecuária

 

Imagem ilustrativa da imagem Torneios Leiteiros em PE terão mais proteção para animais e leite de qualidade

 

Nova Portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro passa a disciplinar, no âmbito estadual, os procedimentos de autorização, execução e fiscalização de Torneios Leiteiros, para resguardar a sanidade e o bem-estar animal e a qualidade higiênico-sanitária do leite durante a competição. Os eventos agropecuários realizados isoladamente ou como parte de feiras e exposições, em estabelecimentos públicos ou privados, devem atender aos requisitos obrigatórios para a sua organização e realização, além de protocolar autorização prévia e fiscalização da Adagro, com antecedência mínima de 30 dias da data da sua realização.

A Portaria nº 063/2025, publicada no dia 13 de setembro no Diário Oficial de Pernambuco, vigente a partir da data de publicação, prevê que, no requerimento de autorização devem constar: a Anotação de Responsabilidade (ART) do médico veterinário responsável técnico (RT), registrada no Conselho Regional de Medicina Veterinária, plano de destinação do leite, planta das instalações, relação preliminar dos expositores, apresentação de regulamento do torneio, além de assinatura de termo de ciência e compromisso, com relação ao cumprimento das exigências da Portaria Adagro nº 63 e demais legislações agropecuárias de defesa e inspeção animal.

Também devem ser enviadas para análise e aprovação da Adagro, informações sobre o evento, como datas e horários de ingresso, inspeção, ordenhas e saída de animais, bem como a formalização dos integrantes de uma comissão organizadora, que ficará responsável pela condução do concurso leiteiro.

As atribuições desta Comissão contemplam a orientação e organização para minimizar riscos sanitários e promover o bem-estar animal, verificando os requisitos como a adequação das instalações e equipamentos, bem como a higiene das ordenhas, monitoramento do estado de saúde dos animais, realização de exames clínicos quando necessário, incluindo a triagem na admissão.

A Portaria assinada pelo diretor-presidente da Agência, Moshe Dayan Fernandes, prevê também a comunicação imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Adagro e à organização, quaisquer suspeitas de doenças de notificação obrigatória, óbitos ou maus-tratos, bem como irregularidades nas prescrições e tratamentos veterinários administrados aos animais.

Cabe também à Comissão Organizadora e ao RT do evento coibir práticas aversivas, como gritos, golpes, uso de ferrões e descargas elétricas. “Os torneios são importantes instrumentos para medir a resposta dos investimentos dos produtores na melhoria da qualidade dos rebanhos da pecuária de leite, sendo um termômetro para verificar os resultados, mas precisam ser monitorados com muita responsabilidade para garantir vigilância sanitária, adequação à legislação estadual de controle e monitoramento dos eventos agropecuários, além de garantir condições adequadas de realização e o bem-estar animal”, destacou o diretor-presidente da Adagro.

A Portaria também estabelece penalidades aos infratores por descumprimento das disposições e requisitos legais, com sanções administrativas previstas na Lei Estadual nº 12.228/2002 e no Decreto nº 27.687/2005, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal aplicáveis.

Torneios Leiteiros– São eventos agropecuários com atividade competitiva que avalia a produção de leite em circuito de ordenhas definidas em regulamento próprio. O concurso ajuda a divulgar o potencial produtivo dos rebanhos da pecuária leiteira, promovendo a troca de conhecimentos, tecnologias e práticas de manejo para a melhoria da produção, fortalecendo a atividade.

Toda a regulamentação prevista na Portaria nº 063/2025 pode ser conferida no site adagro.pe.gov.br, seção legislação/portarias no link: https://www.adagro.pe.gov.br/images/portarias/2025/Portaria_Adagro_n%C2%BA_063_de_13092025_Disciplina_a_realiza%C3%A7%C3%B5a_de_Toneios_Leiteiros_em_Pernambuco.pdf

Em Brasília: Raquel Lyra lidera delegação de Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

30/09/25

Em Brasília, governadora Raquel Lyra lidera delegação de Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

 

Em Brasília, governadora Raquel Lyra lidera delegação de Pernambuco na 5ª  Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres - Blogsx

A governadora Raquel Lyra (foto) juntamente com uma das maiores delegações da história de Pernambuco, participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), nesta segunda-feira (29), em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, marca a retomada da conferência após dez anos, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. Nesta edição, a comitiva pernambucana chegou ao encontro com 109 delegadas eleitas nas etapas estadual e municipais.

“Depois de dez anos sem realização, a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres está de volta, e Pernambuco se faz presente com as propostas votadas na nossa Conferência Estadual, realizada no mês passado em Gravatá. Entre os temas, serão debatidos a implementação de um sistema de políticas públicas para as mulheres e a tipificação desses serviços, para garantir o financiamento e a execução dos programas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que amplia licença-maternidade e a lei que garante o salário-maternidade quando mãe ou bebê ficar internado por mais de duas semanas por complicações após o parto e assinou, junto ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, um edital de R$ 10 milhões para fortalecer a pesca artesanal com prioridade em mulheres pescadoras. “Esta conferência é um grito contra o silêncio. Não há democracia plena sem a voz das mulheres”, apontou o presidente Lula.

Pernambuco participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres com representantes de 164 municípios que participaram da Conferência Estadual. A secretária da Mulher, Juliana Gouveia, ressaltou o papel do Governo do Estado no processo de construção coletiva.

“A conferência representa um espaço fundamental de escuta, articulação e fortalecimento das políticas públicas que asseguram nossos direitos. Uma das discussões mais importantes que nós trouxemos foi a criação do fundo nacional e do sistema integrado de políticas para mulheres, para que a gente possa garantir que todos os estados e municípios possam efetivar políticas para as mulheres”, destacou a secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia.

5ª CNPM – Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, delegadas de todos os estados consolidam propostas apresentadas ao longo das etapas municipais, regionais e estaduais. Em todo o país, milhares de mulheres participaram das etapas preparatórias, presencialmente e de forma remota, garantindo diversidade de vozes e experiências.

Pernambuco mobilizou 164 municípios em suas conferências municipais, reunindo mais de 800 mulheres entre delegadas, convidadas e gestoras. O processo foi marcado pela diversidade, representando diferentes realidades, territórios e trajetórias, com foco no enfrentamento às desigualdades, na defesa da equidade e no combate às violências.

Também participaram da solenidade a ministra da Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a senadora Teresa Leitão e os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e João Salles (secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais).

Créditos:

Fotos  Ricardo Stuckert/PR

Perfil discreto de Fachin pode facilitar relação entre STF e Congresso, avaliam parlamentares

30/09/25

Por Elisa Clavery, g1 — Brasília

http://blogfolhadosertao.com.br

Nesta segunda (29),Edson Fachin tomou posse como presidente do STF e Ministro Alexandre de Moraes será o vice presidente. — Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Em meio a uma série de embates entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), deputados e senadores avaliam que a entrada do ministro Edson Fachin na presidência da Corte pode ajudar na relação com o Congresso, principalmente pelo seu perfil reservado.

Os pontos de atrito entre os dois poderes vão desde operações contra parlamentares à discussão sobre um projeto anistia para os envolvidos na trama golpista.

Uma liderança do Centrão com interlocução entre os ministros do STF diz que os parlamentares esperam discrição de Fachin, além de uma promessa de que as decisões do STF sejam tomadas de forma colegiada.

👉🏽 Uma das principais reclamações entre parlamentares da relação com a Suprema Corte é em relação às decisões monocráticas dos magistrados.

O embate motivou, inclusive, a aprovação pelo Senado Federal, em novembro de 2023, de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita esse tipo de decisão pelos ministros. O texto ainda precisa ser votado pelos deputados.

Outra expectativa dos parlamentares é que Fachin faça menos declarações públicas e dê menos entrevistas, o que, segundo os parlamentares, pode evitar tensões em temas polêmicos.

“O Fachin é cerimonioso, formal. Ele não é de arroubos, não é midiático, não gosta de aparecer, isso favorece uma convivência harmônica”, diz um deputado do Centrão com trânsito no Supremo.

Apesar do perfil mais reservado, alguns deputados acreditam que o ministro deve manter o hábito de conversar com alguns parlamentares. Outros acreditam que o contato com Fachin será menor.

“Ele é discreto. Não vai se expor. O diálogo [com o Congresso] dificulta”, diz um deputado da base do governo.

Fachin assume o STF em um momento em que possíveis embates entre o Congresso Nacional e o Supremo podem se agravar, em especial por conta do desenrolar de operações envolvendo o desvio de emendas parlamentares.

Além disso, a oposição insiste em um projeto de anistia para os condenados pela trama golpista – perdão que ministros do Supremo consideram inconstitucional.

Alguns parlamentares trabalharam para uma proposta que trate da redução de penas para os crimes contra a democracia, que resultou na nomeação do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator da “PL da Dosimetria” – algo que também não tem a simpatia de toda a Corte.

Câmara dos Deputados também deverá avalizar a perda de mandato de dois deputados condenados pelo STF: Carla Zambelli (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Apesar de o Supremo determinar que a perda do mandato fosse feita apenas por um despacho da Mesa Diretora, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu tornar os casos uma decisão política, por meio de votação no plenário.

No Senado, a oposição insiste em impeachment contra ministros do STF – mas, no momento, não tem maioria para aprovar a medidaA estratégia de senadores mais bolsonaristas é tentar se fortalecer a bancada nas eleições de 2026 para, então, ter o domínio da pauta neste assunto.

Saiba Mais:

  • Parlamentares avaliam que a entrada do ministro Edson Fachin na presidência do STF pode ajudar na relação com o Congresso, principalmente pelo seu perfil reservado.

  • Os pontos de atrito entre os dois poderes vão desde operações contra parlamentares à discussão sobre um projeto anistia para os envolvidos na trama golpista.

  • Uma liderança do Centrão com interlocução entre os ministros do STF diz que os parlamentares esperam discrição de Fachin, além de uma promessa de que as decisões do STF sejam tomadas de forma colegiada.

  • Outra expectativa dos parlamentares é que Fachin faça menos declarações públicas e dê menos entrevistas, o que, segundo os parlamentares, pode evitar tensões em temas polêmicos.

Uma boa notícia: Pernambuco lidera geração de empregos no Nordeste em agosto

30/09/25

Folhape

http://blogfolhadosertao.com.br

Estado registrou 12.692 novos postos formais no mês, mantendo trajetória de crescimento no mercado de trabalho
Pernambuco fechou o mês de agosto de 2025 com um resultado expressivo na geração de empregos formais. Segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (29), o estado registrou saldo positivo de 12.692 vagas com carteira assinada, garantindo a liderança no Nordeste e a terceira maior geração de empregos do Brasil.

“Os números divulgados pelo Novo Caged reforçam que Pernambuco está colhendo os frutos de uma política econômica estruturada, focada em planejamento, investimento público eficiente e fortalecimento da iniciativa privada. A posição de destaque no cenário nacional reflete o compromisso do Governo de Pernambuco com a geração de oportunidades, a retomada de obras estruturantes e o estímulo a setores estratégicos da nossa economia. Seguiremos trabalhando cada vez mais firmes para garantir um ambiente favorável ao emprego, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável do nosso estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra (PSD).

O bom desempenho foi impulsionado por setores estratégicos da economia estadual. A Indústria respondeu por 3.335 novas vagas, seguida pelos Serviços, que criaram 3.143 empregos. A Construção Civil também teve participação decisiva, somando 2.644 postos, reflexo do ritmo acelerado de obras e investimentos em infraestrutura. A Agropecuária gerou 2.277 vagas, enquanto o Comércio registrou 1.294 novos empregos.

Com a continuidade de obras estruturadoras, a ampliação do setor de serviços e a chegada de novos empreendimentos industriais, a expectativa é de que Pernambuco mantenha sua trajetória de desenvolvimento e referência nacional na geração de empregos.

“Isso é resultado do esforço da nossa gente e do compromisso do Governo em abrir portas, qualificar trabalhadores e apoiar quem quer empreender. Esse é o nosso propósito: transformar vidas, gerar renda e garantir um futuro melhor para cada família pernambucana”, explicou Manuca, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

No acumulado de 2025, entre janeiro e agosto, Pernambuco já contabiliza 45.899 novos postos de trabalho formais, o que representa um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 44.508 empregos. O resultado reforça a resiliência da economia pernambucana e a capacidade do estado de diversificar sua base produtiva.

Desde o início de 2023, Pernambuco gerou 156.793 postos de trabalho formal.

“Pernambuco mostra mais uma vez sua capacidade de reagir, crescer e gerar oportunidades para sua população. O saldo de agosto confirma que estamos no rumo correto, com investimentos que fortalecem setores tradicionais como a Indústria e a Agropecuária, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para a Construção Civil e os Serviços. Esses números refletem confiança, dinamismo e o trabalho conjunto entre governo, iniciativa privada e trabalhadores”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Em Ouricuri: Vereador Hícaro Frazão passa a integrar a base do prefeito Victor Coelho

30/09/25

Ascom PMO

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Vereador Hícaro Frazão abandona oposição e integra base de Victor Coelho na Câmara Municipal – Blog do Didi Galvão

O vereador Hícaro Frazão (REDE- foto) anunciou oficialmente seu apoio ao prefeito Victor Coelho (REP). Eleito anteriormente pelo grupo adversário, Frazão agora passa a integrar a base de sustentação do governo na Câmara Municipal de Ouricuri. O movimento fortalece ainda mais o grupo de situação, ampliando a governabilidade e garantindo maior representatividade dentro do Legislativo.

Em vídeo gravado ao lado do prefeito, Hícaro Frazão cita que a decisão veio após acompanhar o ritmo da atual gestão. “É isso mesmo, Victor Coelho. A gente está vendo o trabalho que você vem desenvolvendo, e chegou o momento de unir forças. Conte comigo”, reforçou.

Já Victor Coelho destacou a importância de receber o apoio do vereador. “Estou tendo a alegria de receber o apoio desse amigo, que chega para reforçar nosso time, para nos ajudar a reconstruir Ouricuri. Em especial, o Bairro Nossa Senhora de Fátima terá um representante à altura no nosso governo, para nos ajudar a tomar decisões assertivas, para que a população ganhe com isso”, disse.

A decisão é considerada uma baixa importante para a oposição e representa um ganho de peso político para a gestão, já que o parlamentar foi o terceiro mais votado nas últimas eleições, com quase 1.400 votos, e é reconhecido como uma das principais lideranças do Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Aniversário do Rio São Francisco: Uma só água, muitas fés: evento propõe um ‘Abraço ao Velho Chico’ em Petrolina dia 04/10

30/09/25

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

Unidas pela fé, diversas pessoas darão um ‘Abraço no Velho Chico’ no Dia de São Francisco, 4/10, em Petrolina, aniversário também do rio. O ato Interfé reunirá tradições religiosas afro, católica, anglicana, ortodoxa e ecumênica na Orla 1. O gesto antecede mobilização marcada para Juazeiro/BA dia 16/10, no Congresso Brasileiro de Agroecologia.

No sábado, 04 de outubro, Dia de São Francisco, às 16h, coletivos religiosos e populares realizam o Ato Interfé de Abraço ao Velho Chico, na Orla 1 de Petrolina (PE), próximo às barquinhas.

“Será uma forma de celebrar o rio como casa comum, convocar o cuidado das águas e fazer o aquecimento para o ato que acontecerá em Juazeiro (BA), em 16 de outubro, dentro da programação do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)”, disse Herlon Bezerra, professor e um dos organizadores do ato.

Plural, pacífico e inter-religioso, o Ato está sendo articulado por integrantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e organizações de fé. Entre as entidades presentes: Ilê Axé Ijexá Oyá Oka Sultão das Matas, Movimento Fé e Vida e Movimento Focolares (Igreja Católica Romana – ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Ortodoxa, Instituto Madre Paulina, Associação Mãos Solidárias Petrolina, MST e o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI).

“Abraçar o rio é reconhecer nossa própria sede de justiça. Água é bem comum: quando cuidamos do Velho Chico, ele cuida da gente”, registra o comunicado da Coordenação Coletiva Interfé.

“Nosso gesto reza com os pés na orla, o coração no rio e as mãos dadas entre diferentes tradições”, acrescenta documento da representação religiosa do Ilê Axé Ijexá Oyá Oka Sultão das Matas

O rito simbólico do abraço será acompanhado por cantos, breves preces e palavras de esperança.

“A organização recomenda roupas leves, água para hidratação e respeito ao espaço comum”, ressalta Hetlon. “Traga seu cartaz/faixa com sua mensagem de abraço ao Velho Chico”, completa.

Entrevistas/agendar: 87 9 8871-4688, prof. Herlon Bezerra, comissão organizadora

Aneel confirma bandeira vermelha patamar 1 em outubro; veja como reduzir impacto na conta de luz

30/09/25

Por JC

http://blogfolhadosertao.com.br

Cobrança adicional será de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos; Neoenergia orienta consumidores sobre medidas para economizar energia

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que, no mês de outubro, entrará em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 1, com cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida impactará diretamente o valor final das faturas de energia elétrica em todo o país.

O valor representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando esteve acionada a bandeira vermelha patamar 2, que adicionava R$ 7,77 por 100 kWh consumidos.

Consumo consciente

Diante desse cenário, a Neoenergia Pernambuco reforça a necessidade de uso responsável da energia elétrica.

A distribuidora destaca que pequenas mudanças de hábito no dia a dia podem ajudar a aliviar o orçamento doméstico e, ao mesmo tempo, colaborar para a preservação do meio ambiente.

Dicas para economizar energia

Entre as orientações da empresa para residências, comércios e indústrias estão:

  • Apagar as luzes ao sair dos ambientes.
  • Dar preferência às lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis.
  • Aproveitar a iluminação natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
  • Manter a geladeira bem vedada e evitar abrir a porta desnecessariamente.
  • Não colocar alimentos quentes no refrigerador.
  • Usar o chuveiro elétrico na posição “verão” sempre que possível.
  • Lavar e passar roupas em maior quantidade de uma só vez.
  • Desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, já que o stand-by consome energia.
  • Limpar filtros e serpentinas de ar-condicionado regularmente.
  • Regular o termostato do ar-condicionado para temperaturas adequadas.
  • Instalar sensores de presença em locais de pouca circulação.
  • Utilizar o ferro de passar apenas quando necessário.
  • Optar por eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética.
  • Ativar o modo de economia em computadores e notebooks.
  • Realizar manutenções periódicas nas instalações elétricas.

Com a chegada da nova bandeira tarifária, especialistas reforçam que a combinação de equipamentos eficientes e hábitos conscientes é o melhor caminho para reduzir o impacto da conta de luz.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Médico é chamado à casa de Bolsonaro após família relatar nova crise de soluços e vômitos

30/09/25

Por Agência O Globo

http://blogfolhadosertao.com.br

Ex-presidente passa por mal-estar horas depois de visita do governador Tarcísio de Freitas

A família de Jair Bolsonaro acionou o médico Cláudio Birolini, responsável pela última cirurgia abdominal do ex-presidente, para atendê-lo em casa, em Brasília, após relatar uma piora em seu estado de saúde no início da noite desta segunda-feira (29).

Segundo publicação feita por seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o ex-mandatário enfrentou uma crise de soluços acompanhada de quatro episódios de vômito, que ele mesmo descreveu como os mais intensos até agora.

Carlos afirmou que a família avalia a necessidade de levá-lo novamente ao hospital, mas que, por ora, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro conseguiu deixá-lo mais confortável enquanto aguardam a chegada do profissional de saúde.

“O médico já está a caminho de casa para avaliar a situação. Peço, por favor, que orem por ele”, escreveu o vereador em sua conta na rede social X.

Em contato, a equipe médica de Bolsonaro informou que ainda não há um posicionamento oficial sobre o quadro, mas confirmou que boletins serão divulgados assim que houver uma avaliação mais precisa.

A sinalização é de que, apesar da gravidade relatada pela família, ainda não há definição sobre a necessidade de transferência para uma unidade hospitalar.

Desde que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista de 8 de janeiro, Bolsonaro cumpre pena em regime domiciliar no condomínio em que reside no Lago Sul, em Brasília.

A rotina de visitas de aliados, filhos e correligionários tem se intensificado, mas relatos sobre sua saúde voltaram a ganhar destaque. Hoje mesmo, o governador Tarcísio de Freitas afirmou ser “triste” ver o padrinho nesta situação.

— Presidente está passando por um momento difícil. É muito triste. A gente conversando e ele soluçando o tempo todo

Não é a primeira vez que Bolsonaro apresenta crises de saúde em sua residência. Há duas semanas, ele foi internado com um quadro similar. Os soluços são complicações recorrentes no sistema digestivo, resultado da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.

A nova crise ocorre apenas horas depois de Bolsonaro ter recebido Tarcísio, e dois de seus filhos, Flávio e Jair Renan, em almoço no mesmo condomínio. Na ocasião, além de conversas sobre política e eleições de 2026, interlocutores relataram que o ex-presidente parecia abatido.