Hélio dos Anjos comenta confusão no aeroporto e lamenta empate do Náutico: “Vamos ficar fortes”

28/09/25

Por Paula Bacelar

http://blogfolhadosertao.com.br

Timbu empatou com a Ponte Preta por 1 a 1 pelo quadrangular da Série C neste sábado (27)

Náutico empatou por 1 a 1 com a Ponte Preta neste sábado (27), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Apesar de ter conquistado um ponto importante no jogo, o resultado não saiu favorável para o técnico Hélio dos Anjos, que lamentou o gol sofrido nos acréscimos.

Em coletiva de imprensa após a partida, o treinador do Timbu elogiou a performance da equipe no duelo e ressaltou que jogadores que entraram em campo, como Lucas Cardoso e Wenderson.

“Nós estávamos no campo com alguns jogadores que não vêm jogando normalmente. […] Posso dizer que o Lucas [Cardoso] entrou hoje até certo ponto com o sacrifício. Ele tomou medicação dentro do vestiário após o aquecimento. E eu sabia que ele podia ter muita dificuldade, mas fez e apresentou aquilo que eu queria. Como o Wenderson não vem jogando muito, também sentiu o jogo”, comentou.

Para Hélio dos Anjos, o time conseguiu fazer uma boa partida e se adequou à proposta de jogo desempenhada pela Macaca, que costuma ser mais física.

“A proposta de jogo do primeiro tempo da Ponte Preta é de um jogo muito físico. E nós conseguimos fazer um belo jogo. Ordenamos bem a parte ofensiva e saímos bem. Eu coloquei profundidade dos dois lados do campo e essa profundidade fez o time deles baixar muito. Nós ficamos jogando com a linha alta e com tudo sob tranquilidade”, falou.

Sorte
Para conquistar a sonhada vaga na Série B, o comandante do Timbu acredita que o time entrará em campo nas próximas duas partidas como se fossem duas decisões.

A primeira delas será contra o Guarani no próximo sábado (4), as 17h, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

“Tudo vai ser resumido nas duas últimas rodadas. Nós vamos ter um jogo muito importante contra o Guarani. […] Vamos crescer, vamos ficar forte e vamos fazer uma decisão no Brinco de Ouro.”

Apesar de saber que o caminho não será fácil, o técnico afirmou achar que a sorte estará ao lado do time e segue acreditando no acesso alvirrubro.

Eu acho que a sorte ainda vai clarear para nós nesse final de rodada e a gente vai entrar para os dois últimos jogos com decisão. Não tenho qualquer temor.”

Confusão no aeroporto
Hélio dos Anjos também foi questionado sobre a confusão no Aeroporto do Recife na última quinta-feira (25). Na ocasião, alguns torcedores protestaram e entoaram cânticos de tom de ameaça contra o elenco alvirrubro.

Sobre o assunto, o treinador disse acreditar que a situação foi uma armação por parte de membros de torcidas organizadas.

“A primeira coisa que eu quero que as pessoas saibam que eu não sou idiota. Eu conheço o Náutico e conheço as pessoas do Náutico, as pessoas que estão aqui dentro e as pessoas que estão fora. E eu falo isso sem qualquer dúvida, qualquer dúvida que aquilo foi armado para nós”, afirmou o técnico.

Nas palavras de Hélio, a atitude foi uma grande falta de respeito com os profissionais que compõem o clube e não aceitará que situações assim se repitam enquanto ele estiver no comando técnico da equipe.

“Eu quero subir com o Náutico, mas acima de tudo, eu quero respeito com o Náutico. Porque aquilo ali no aeroporto, é falta de respeito com os profissionais do Náutico. Eu sei o que eu vi a imagem dos meus jogadores”, completou.

Fortaleza vence o Sport e amplia crise do Leão da Ilha no Brasileirão

28/09/25

Por Thiago Wagner

http://blogfolhadosertao.com.br

Sport mais uma vez foi mal na criação de jogadas e pouco ofereceu perigo ao Fortaleza, que fez valer o mando de campo para vencer a partida.

O Sport voltou a perder no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (27), o Leão foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza, na Arena Castelão, em duelo da 25ª rodada da Série A. O time pernambucano até reagiu no segundo tempo, criou chances e obrigou João Ricardo a fazer grandes defesas, mas não conseguiu evitar o revés.

O único gol da partida foi marcado por Lucas Sasha, aos 42 minutos do primeiro tempo, em belo chute da entrada da área. O Fortaleza foi superior na maior parte do

jogo

, controlou a posse e explorou as fragilidades do Sport, que novamente teve dificuldades para transformar volume em efetividade.

Com o resultado, o Tricolor do Pici chega a 21 pontos e se aproxima dos primeiros times fora da zona de rebaixamento. O Sport segue na lanterna com 14 pontos e precisa de uma campanha quase perfeita no segundo turno para tentar escapar da queda.

Na próxima rodada, o Sport enfrenta o Fluminense, na quarta-feira (1º), às 19h, na Ilha do Retiro. O Fortaleza volta a campo no dia seguinte, quinta-feira (2), quando recebe o São Paulo, às 19h30, novamente no Castelão.

Como foi o jogo

O Fortaleza começou em ritmo forte e assumiu o controle das ações desde o início. Deyverson teve duas chances claras de cabeça, e Bruno Pacheco obrigou Gabriel a trabalhar. O Sport se limitou a se defender e só conseguiu levar perigo aos 20 minutos, quando Derik Lacerda chutou fraco para defesa de João Ricardo.

A pressão dos mandantes foi recompensada aos 42 minutos, quando Lucas Sasha pedalou na entrada da área e bateu de perna esquerda para abrir o placar.

No segundo tempo, o Sport voltou mais agressivo e passou a dominar as ações. Hyoran obrigou João Ricardo a grande defesa, e o goleiro voltou a brilhar em finalizações de Derik Lacerda e João Silva.

Lucas Lima e Aderlan também criaram chances em jogadas de bola parada, mas o Fortaleza se fechou bem e manteve a vantagem até o apito final, mesmo sob forte pressão.

Ficha do jogo – Fortaleza 1×0 Sport

Fortaleza: João Ricardo; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Bruno Pacheco (Diogo Barbosa); Lucas Sasha, Matheus Pereira e Lucas Crispim (Yeison Guzmán); Yago Pikachu (Kuscevic), Breno Lopes (Herrera) e Deyverson (Lucero). Técnico: Martín Palermo.

Sport: Gabriel; Aderlan, Rafael Thyere (João Silva), Ramon Menezes e Luan Cândido; Rivera, Lucas Kal (Hyoran) e Lucas Lima (Romarinho); Matheusinho (Colo Ramírez), Léo Pereira (Chrystian Barletta) e Dérik Lacerda. Técnico: Daniel Paulista.

Competição: Brasileirão (25ª rodada). Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE. Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES). Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Pedro Amorim de Freitas (ES). VAR: Daiane Muniz (SP). Gol: Lucas Sasha (FOR), aos 42’ do 1ºT. Cartões Amarelos: Mancuso, Bruno Pacheco (FOR); Derick Lacerda, Aderlan, Luan Candido (SPT).

Governadora de Pernambuco reage em diversas frentes

28/09/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Raquel Lyra exonera e substitui logo dois secretários, “rouba” prefeito do PSB e viaja ao Sertão
Quando a semana da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), parecia que iria terminar politico e administrativamente desarrumada, o contra-ataque chegou em menos de 24 horas.

Secretários de pastas importantes – Wilson de Paula (Fazenda) e Erica Lancet (Controladoria-Geral) – foram exonerados na quinta e os substitutos anunciados de imediato: Flávio Mota e Renato Cirne.

No mesmo dia, o prefeito de Xexéu, Mata Sul, Thiago de Miel, deixou a base do governo. Foi o primeiro do PSD a anunciar apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em uma provável disputa ao Palácio das Princesas em 2026.

À Rádio Folha, o gestor disse que a governadora teve quatro mil votos no município, no 2º turno, sem ter ido lá. Quase três anos de governo, e não apareceu na cidade.

Mas o PSB não teve nem tempo de comemorar. Perdeu na tarde da sexta-feira o prefeito de João Alfredo, no Agreste, José Martins. Arraesista histórico, acompanhou o ex-governador desde 1979.

Disputou três mandatos de vereador e três de prefeito, sendo reeleito em 2024. A governadora só foi à cidade em 2022, na campanha. Deve fazer isso em breve, e intensificar as viagens pelo estado.

Vai priorizar as 90 prefeituras por onde ainda não passou. Enquanto o roteiro e as ações não são definidos, Raquel Lyra chega neste sábado ao Sertão do Pajeú.

Em São José do Egito, que visitou em fevereiro, entrega uma cozinha comunitária, na Vila da Cohab. Depois inaugura outra cozinha, no distrito de Santa Rita, em Tuparetama, por onde passou em dezembro de 2023.

Aterro na Mata Sul
O prefeito Thiago de Miel administra um município pequeno. Xexéu tem pouco mais de 15 mil habitantes e cerca de dez mil eleitores. Mas preside o Consórcio da Mata Sul, que reúne 24 prefeituras, embora só 18 participem. E lamenta que o estado não tenha acelerado a ampliação do aterro sanitário, pauta comum a todos.

Política e clima
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, participa de culto evangélico na terça à noite, em Caruaru. O evento é organizado por Thania Queiroz, esposa do ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Janja, que estará na COP30, no Pará, em novembro, conversa com a imprensa na quarta, às 8h30, no WA Hotel.

Poder feminino
Na segunda (29), a presidente do PSDB Mulher em Pernambuco, Cristiane Moneta, comanda seminário para discutir a participação feminina na política. Das 15h às 18h, na sede do partido, no Derby. Haverá palestra da vereadora de Camaragibe Daiana Meira (MDB).

Genocídio na Palestina 
O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rahab, estará no Recife na sexta (3) para debater o genocídio na Palestina. O encontro, promovido pela Aduferpe, será às 19h, no auditório do Sintepe, na Boa Vista.

Santa Cruz perde de virada para o Barra-SC e sai em desvantagem na final da Série D

28/09/25

Por Anderson Costa

http://blogfolhadosertao.co.br

Tricolor abre o placar na Arena de Pernambuco, mas catarinenses reagem e vencem por 2 a 1; decisão será em Itajaí, no próximo sábado
Diante de 45.500 torcedores que lotaram a Arena de Pernambuco, o Santa Cruz saiu na frente, mas não conseguiu segurar o resultado e foi derrotado pelo Barra-SC por 2 a 1, neste sábado (27), no jogo de ida da final da Série D do Campeonato Brasileiro. A decisão do título será no próximo sábado, em Itajaí, com o time catarinense levando a vantagem do empate.

Início melhor do Santa Cruz

Desde o apito inicial, o Santa Cruz tentou impor seu ritmo. Aos 5 minutos, Wagner Balotelli apareceu bem pela esquerda e obrigou o zagueiro Da Rocha a cortar para escanteio, após chute cruzado. A equipe tricolor pressionava alto, tentando se impor diante de um adversário que se mostrava muito organizado defensivamente.

Aos 24, a primeira grande chance: Geovany Soares recebeu passe em profundidade de Willian Júnior, invadiu a área e bateu firme, mas a bola explodiu na trave, arrancando lamentos da torcida. Era um prenúncio do que viria a seguir.

Seis minutos depois, o gol. Aos 30, Geovany voltou a aparecer bem, dessa vez cruzando com precisão na área. Renato surgiu como elemento surpresa e cabeceou para o chão, vencendo o goleiro Ewerton e abrindo o placar: 1 a 0 Santa Cruz.

Mas a vantagem durou pouco. Aos 37, num erro de saída de bola da equipe coral, Elvinho recuperou no campo ofensivo, cortou para a perna direita e finalizou com categoria no canto. O empate esfriou o ímpeto tricolor e silenciou parte do estádio.

Virada do Barra-SC

O segundo tempo começou com o mesmo cenário: o Santa Cruz tentando retomar o controle da partida e o Barra apostando na eficiência ofensiva. Aos 13 minutos, Thiago Galhardo teve boa oportunidade após se antecipar à zaga e cabecear firme, mas parou em uma defesa espetacular de Ewerton, que garantiu o empate no placar.

A resposta catarinense veio em seguida. Aos 16, Bernabé apareceu na área como elemento surpresa, deixou Eurico para trás e finalizou rasteiro, no canto direito de Rokenedy. Virada do Barra: 2 a 1, para surpresa geral na Arena de Pernambuco.

O gol mexeu com o emocional do time da casa e da torcida. O Santa tentou reagir com Nathan, que arriscou de fora da área, mas sem sucesso. Aos 43 minutos, o Barra quase ampliou em contra-ataque puxado por Geovani, mas Rokenedy salvou a finalização de Saimon em lance cara a cara.

Nos acréscimos, o Tricolor teve sua última grande chance de igualar o marcador. Aos 46, Nathan cruzou na medida e Thiaguinho apareceu livre na pequena área, mas cabeceou mal, mandando longe do gol. A torcida, já impaciente, lamentou a oportunidade desperdiçada que poderia mudar o cenário da decisão.

 

Fim de jejum adiado e desafio em Santa Catarina

Com o resultado, o Santa Cruz precisará vencer por dois gols de diferença fora de casa para conquistar o título no tempo normal, ou por um gol para levar a disputa para os pênaltis. Já o Barra-SC, que segue invicto no mata-mata e disputa sua primeira final nacional, tenta coroar sua melhor campanha na história com o título da Série D.

O Tricolor, por sua vez, segue tentando encerrar o jejum de títulos, o último foi a Copa do Nordeste, em 2016. A missão agora será superar um adversário embalado e reverter o placar fora de casa, diante de um público que promete ser igualmente apaixonado em Itajaí.

Ficha técnica:

Santa Cruz: 1
Rokenedy, Toty, Eurico, William Alves e Rodrigues (Nathan); Gabriel Galhardo, Wagner Balotelli (Pedro Favela) e Willian Júnior; Geovany (Thiaguinho), Renato (Adailson) e Thiago Galhardo (Pedro Henrique)
Técnico: Marcelo Cabo

Barra-SC: 2
Ewerton, Kayque (Marcelo), Jean Pierre,Vavá e Nathan; Da Rocha, Rafinha (Saymon) e Tetê; Bernabé (Geovani), Elvinho (Péricles) e Cléo Silva
Técnico: Eduardo Souza

Local: Arena de Pernambuco (Recife/PE)
Árbitro: Fernando Antônio Mendes de Salles (PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia (PA) e Acácio Menezes Leão (PA)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Gols: Renato aos 30 do 1T (S) e Elvinho aos 37 do 1T e Bernabé aos 16 do 2T(B)
Cartões amarelos: Da Rocha, Tetê, Jean Pierre e Cléo Silva, Ewerton e Geovani (B); Wagner Balotelli, Thiago Galhardo e Gabriel Galhardo (S)
Público total: 45.500
Renda: R$ 1.610,750