Prefeitura de Ouricuri adquire quatro novas ambulâncias na maior entrega da história do município

22/09/25

Ascom PMO

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Prefeitura de Ouricuri adquire quatro novas ambulâncias na maior entrega da  história do município - FalaPE FalaPE

A saúde de Ouricuri ganhou um reforço inédito nesta sexta-feira (19) com a entrega de quatro novas ambulâncias. Em menos de nove meses, a gestão municipal conseguiu realizar a maior aquisição desse tipo na história da cidade, reforçando o atendimento à população.

O prefeito Victor Coelho destacou as dificuldades encontradas no início da gestão e o esforço necessário para superar os problemas: “No começo do ano, encontramos ambulância quebrada, em oficina presa porque a gestão anterior não queria pagar, ambulância sem pneu, sucateadas. Precisamos nos organizar financeiramente e consertar as que estavam abandonadas e começar a trabalhar, e hoje, refletindo, temos o prazer de adquirir quatro novas para servir à população”.

As novas ambulâncias vão atender especialmente ao programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantindo mais conforto e segurança em viagens mais longas, como as realizadas para Recife, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde que acompanham os deslocamentos. “Vamos priorizar o uso para deslocamento de distâncias mais longas. Isso será executado de uma maneira mais responsável, otimizando essas viagens”, explicou Ana Maria, Secretária Municipal de Saúde.

A aquisição das quatro ambulâncias foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Socorro Pimentel, e o município precisou apenas complementar parte do valor, permitindo que todos os veículos fossem adquiridos de uma só vez.

Sport supera gols anulados, bate o Corinthians e vence 1ª como mandante

22/09/25

JC/Colaboração para o UOL

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Neste domingo, o Sport venceu o Corinthians, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol da partida foi anotado por Matheusinho. Com o triunfo, o Sport mantém tabu e não perde para o Timão em seu estádio desde 2016.

Esta é a primeira vitória do Sport em casa no Brasileirão. Antes, o Leão havia vencido apenas o Grêmio, no Sul.

Com o resultado, o Sport segue na lanterna, com 14 pontos. O primeiro time fora do Z4 é o Santos, com 23.

Classificação e jogos

Já o Corinthians fica com 29 pontos, em 10º lugar, e não consegue se aproximar do G6.

As equipes voltam a campo pela próxima rodada do Brasileirão. O Sport visita o Fortaleza, no próximo sábado, enquanto o Timão recebe o Flamengo, no domingo que vem.

Gols anulados não desanimaram o Leão

O Sport começou a partida melhor, tendo mais atitude e criando as primeiras chances. Logo aos dez minutos, Zé Lucas balançou a rede para os mandantes e ia marcando seu primeiro tento como profissional.

O gol, no entanto, foi anulado por impedimento de Luan Cândido, que participou do lance e estava em posição irregulgar. Embora o impedimento não seja algo que o juíz precise ir ao VAR para checar, Sávio Pereira Sampaio precisou ir ao visor para analisar se o lateral do Sport teve interferência no lance. O árbitro ainda chamou um dos bandeirinhas para ajudá-lo.

O primeiro gol anulado não parou o Leão, que teve marcou novamente, mas també em posição irregular. Derik foi lançado em profundidade e marcou, porém estava adiantado – a anulação não precisou de checagem do VAR desta vez.

O Corinthians melhorou na reta final do primeiro tempo e parecia que voltaria melhor na segunda etapa. No entanto, o Leão abriu o placar logo no início, com Matheusinho, dessa vez sem risco de impedimento no lance.

O Timão, que teve bons lances e chegou a mandar bola na trave no primeiro tempo, não conseguiu uma grande chance na etapa complementar e saiu derrotado para o lanterna.

Lances importantes

Desvio perigoso! O Sport teve a primeira chegada do jogos. Aos oito minutos, Matheusinho conduziu e bateu de fora da área. A bola desviou em André Ramalho e deixou Hugo Souza vendido no lance, mas foi para fora.

Anulado por impedimento! O Sport balançou as redes aos dez minutos. Matheusinho cruzou na área, Derik desviou e a bola sobrou para Zé Lucas marcar. O VAR, no entanto, viu impedimento de Luan Cândido, que tentou subir para cabecear. O árbitro analisou o lance junto ao bandeirinha e considerou que o lateral do Sport participou da jogada, anulando o gol.

Vitinho tentou com força! Aos 38, Vitinho recebeu de Bidon, entrou na área e chutou forte de esquerda. O arremate foi em cima do goleiro Gabriel, que espalmou. Na sobra, Matheus Bidu tentou acrobacia e isolou.

Mais um impedido! Logo depois, Matheusinho deu passe em profundidade para Derik, que ficou cara a cara com Hugo Souza e marcou. O atacante, no entanto, estava avançado, e o Sport teve mais um gol anulado.

Tirou tinta! O Timão respondeu com José Martínez, que recebeu de Yuri Alberto e mandou uma bomba. O arremate passou à direita do gol do Sport.

1×0. Aos três minutos da segunda etapa, Zé Lucas conduziu pelo campo de ataque e tentou chute, que desviou na marcação do Corinthians. A bola sobrou para Matheusinho, que driblou dois dentro da área e bateu alto para superar Hugo Souza.

Timão responde! Breno Bidon recebeu na intermediária, cortou a marcação e chutou rasteiro, à esquerda do gol do Sport.

Empurra-empurra. Nos acréscimos, Matheus Bidu empurrou Derik na lateral, fora de campo. Outros jogadores de Sport e Corinthians chegaram, causando confusão na beira do campo. Após os ânimos se acalmarem, os dois que iniciaram o tumulto foram amarelados.

Ficha técnica
Sport 1 x 0 Corinthians

Campeonato Brasileiro – 24ª rodada
Data: 21/09/2025 (domingo)
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Gol: Matheusinho, aos 3′ do 2º tempo (SPO)
Amarelos: Gabriel, Ramon, Zé Lucas, Matheusinho, Barletta e Derik (SPO); Matheus Bidu (COR)

Sport: Gabriel; Aderlan (Matheus Alexandre), Rafael Thyere, Ramon e Luan Cândido; Rivera, Zé Lucas (Lucas Kal), Hyoran (Atencio) e Matheusinho (Barletta); Léo Pereira (Igor Cariús) e Derik. Técnico: Daniel Paulista.

Corinthians: Hugo Souza; André Ramalho, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri (Raniele); Matheuzinho (Hugo), José Martínez (Talles Magno), Maycon (Dieguinho), Breno Bidon e Matheus Bidu; Vitinho (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.

 

Multidão no Recife ocupa ruas contra a PEC da Blindagem e a anistia a golpistas

22/09/25

Por C

http://blogolhdosertao.com.br

Na capital pernambucana, a caminhada da Rua da Aurora ao Marco Zero reafirmou a tradição de lutas populares e resistência democrática

O Recife voltou a escrever, neste domingo (21), mais um capítulo da sua longa tradição de lutas em defesa da democracia. Da Rua da Aurora ao Marco Zero, uma multidão ocupou o Centro da capital pernambucana para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto de lei que prevê anistia a condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A concentração teve início em frente ao Ginásio Pernambucano, na Aurora, local simbólico para a história política do estado. Ali, desde o século XIX, estudantes, trabalhadores e movimentos sociais se reúnem para marcar posição diante das crises nacionais. Por volta das 15h40, a caminhada seguiu pela Rua João Lira, Parque 13 de Maio e Ponte Princesa Isabel, até desembocar no Marco Zero, coração da cidade, onde o ato foi encerrado com apresentações de cultura popular.

O protesto assumiu caráter político-cultural. Dois trios elétricos reuniram artistas, grupos de maracatu e a batucada do bloco carnavalesco Eu Acho É Pouco, que levou ao ato o dragão vermelho, símbolo irreverente da resistência popular de Olinda. Enquanto o dragão cruzava a ponte Princesa Isabel, ainda havia milhares de pessoas na Aurora, demonstrando a força da mobilização.

Henrique Lima/PT Pernambuco

Do Ginásio Pernambucano ao Marco Zero, manifestantes transformaram o Recife em palco de defesa da democracia neste domingo (21) – Henrique Lima/PT Pernambuco 

Segundo os organizadores, 50 mil pessoas participaram da manifestação, convocada pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) com apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Entre cartazes e coro ao longo do percurso, frases como “sem anistia” e menções ao ex-presidente Jair Bolsonaro sintetizavam a mensagem dos protestos.

O deputado federal e presidente do PT Pernambuco, Carlos Veras, defendeu a importância de a população ocupar as ruas neste momento. “O nosso compromisso é com o povo trabalhador, com a soberania nacional e com as pautas que podem melhorar de fato a vida da maioria. Por isso, somos contra a anistia para golpistas e convocamos toda a militância a se somar a esses atos de luta neste domingo”, afirmou.

O PT destaca que, enquanto o Congresso corre para aprovar medidas que buscam perdoar golpistas, a população exige prioridade para a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos e taxação dos super-ricos, o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho e a defesa da soberania nacional.

PT Pernambuco/Divulgação

Cartazes, batuques e palavras de ordem marcaram a caminhada que tomou as ruas da capital pernambucana – PT Pernambuco/Divulgação 

Campanha antecipada para Lula

A vereadora do Recife, Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu o fortalecimento das instituições e antecipou campanha para o presidente Lula em 2026. “Nós estamos aqui nesses lugar lindo, à beira do (Rio) Capibaribe para dizer não à anistia, não à PEC da Blindagem. Dizer ao povo brasileiro que a democracia não pode ser desrespeitada. A gente não pode baixar a cabeça para parte do Congresso Nacional formado pela direita e pela extrema direita, que está tentando fazer da nossa Casa Parlamentar um estado de narco-estado. Porque se a gente deixa passar a PEC da Blindagem, o Congresso será um lugar para bandidos. Um lugar para aqueles que não respondem democraticamente à Justiça Brasileira. Temos que fortalecer nossas instituições, o Congresso Nacional. Temos que fazer com que o projeto político do presidente Lula seja reconhecido pela nossa população. Nós temos que reeleger o presidente Lula porque isso é a diferença entre o estado civilizatório e a barbárie. Nós estamos numa encruzilhada histórica”, discursou.

O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) participou do ato no Recife e destacou que a mobilização deste domingo foi um recado direto ao Congresso Nacional, que aprovou a PEC da Blindagem e agora discute o projeto de anistia aos golpistas. Para ele, a presença massiva de pessoas nas ruas marca a retomada das grandes manifestações das forças democráticas no país, com o objetivo de enfrentar o golpismo, cobrar transparência e defender melhores condições de vida para a população.

Atos pelo Brasil
Henrique Lima/PT Pernambuco

Cartazes, batuques e palavras de ordem marcaram a caminhada que tomou as ruas da capital pernambucana – Henrique Lima/PT Pernambuco

 

As manifestações no Recife se somaram a outras realizadas em mais de 30 cidades brasileiras. O ponto comum em todas elas foi a defesa da democracia e a recusa ao que os organizadores chamam de tentativa de colocar parlamentares e golpistas acima da lei.

A PEC da Blindagem, já aprovada pela Câmara dos Deputados, busca tornar obrigatória a autorização prévia da Câmara ou do Senado para abertura de processos contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal. Críticos lembram que, quando regra semelhante vigorou no país, praticamente nenhum processo foi autorizado. Agora, o texto segue para análise no Senado, onde enfrenta forte resistência. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), classificou a proposta como “murro na barriga e tapa na cara do eleitor” e prometeu trabalhar para rejeitá-la.

No Recife, a resposta popular deixou claro que Pernambuco segue fiel à sua vocação histórica: das ruas de 1817, 1824 e 1968 às lutas atuais, o estado reafirma seu papel de sentinela da democracia brasileira.

Fux acompanha Barroso e rejeita pedido para anular investigação do golpe

22/09/25

Otávio Rosso

http://blogfolhadosertao.com.br

Supremo rejeita recurso que buscava anular a apuração da tentativa de golpe de Estado e confirma sua competência no caso

 

Ministro Luiz Fux durante sessão da Primeira Turma do STF em Brasília - 03/09/2025
Ministro Luiz Fux durante sessão da Primeira Turma do STF em Brasília – 03/09/2025 (Foto: REUTERS/Mateus Bonomi)

 O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta sexta-feira (19) o julgamento de um habeas corpus que pedia a anulação da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. Segundo informou a CartaCapital, todos os 11 ministros rejeitaram o pedido, que também buscava revogar medidas cautelares impostas aos investigados.

O ministro Luiz Fux foi o último a registrar voto, pouco mais de uma hora antes do prazo final para o encerramento da sessão no plenário virtual, marcado para as 23h59. O habeas corpus não foi apresentado por nenhum dos réus do processo, mas por um advogado do Rio de Janeiro. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, havia rejeitado a solicitação em decisão individual em 15 de agosto, mas o autor recorreu, levando o caso ao plenário.

Barroso reafirma decisão inicial

Em seu voto, Barroso reiterou a improcedência do pedido, ressaltando que o instrumento jurídico não pode ser utilizado contra atos do próprio Supremo. “O Supremo Tribunal Federal entendeu que esse remédio constitucional não é cabível contra atos jurisdicionais da própria Corte, que são passíveis de recurso no âmbito do processo em que proferidos”, explicou o ministro.

O habeas corpus sustentava que o STF seria incompetente para conduzir a investigação, pedindo a nulidade da ação penal e a revogação de medidas cautelares, incluindo prisões preventivas.

Fux segue a maioria e confirma a competência do STF

Em setembro, a Primeira Turma já havia reafirmado a competência do Supremo para julgar o núcleo central da trama golpista, mesmo diante de divergências. Na ocasião, Fux havia se posicionado de forma isolada pela remessa do processo à primeira instância.

Desta vez, no entanto, o ministro optou por acompanhar a maioria e votou pela manutenção do julgamento no STF. Ele não apresentou fundamentação escrita em seu voto no sistema eletrônico.

Condenações já definidas

O processo resultou, em 11 de setembro, na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus. Com a decisão agora confirmada, o Supremo mantém sob sua jurisdição a investigação e o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe, reforçando a posição da Corte sobre sua competência constitucional no caso.

 Raquel Lyra anuncia investimentos na área de tecnologia e participa de evento para formação de pessoas

22/09/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Raquel Lyra anuncia novos investimentos em tecnologia e participa de eventos  de formação no Recife - Blog do Mário Flávio Blog do Mário Flávio
Nesta segunda-feira (22), a governadora Raquel Lyra (foto)  cumpre agenda no Recife. Pela manhã, às 9h, a gestora abre a cerimônia de encerramento da Trilha de Liderança Inclusiva no auditório da Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP), um evento construído pelas Secretarias de Administração (SAD), Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) e Educação (SEE), em parceria com a Motriz.
Às 16h, durante o Seminário Inova.PE – CTI em Ação, a chefe do Executivo estadual vai lançar o 3º Ciclo do Desafios.Gov, adendos do Programa Cientista Arretado e o novo programa Inovação Aberta para Desafios Sociais. 
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 22 de setembro de 2025
9h – Encerramento da Trilha de Liderança Inclusiva 
Local: Auditório da Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP), Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena, Recife-PE
16h – Seminário Inova.PE – CTI em Ação
Local: Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, R. Vital de Oliveira, 32 – Recife-PE

 

Prefeitura do Recife inaugura a nova sede do Centro de Documentação Dom Helder Câmara (CEDOHC)

22/09/25

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Espaço preservará acervo histórico de mais de 200 mil páginas de manuscritos, 18 mil imagens, livros e documentos do “Dom da Paz”

Novo espaço do Centro de Documentação Dom Helder Câmara é inaugurado no Recife

O Recife ganhou, neste domingo (21), a nova sede do Centro de Documentação Dom Helder Câmara (CEDOHC), instalada no Edifício Arquiteto Zildo Sena Caldas, ao lado da Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista. O espaço abrigará o acervo do arcebispo emérito de Olinda e Recife, conhecido mundialmente como defensor dos direitos humanos e da paz. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito João Campos, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, do presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto, da secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, além de outras autoridades e convidados.

“Dom Helder precisa ter a sua história preservada, mantida, sobretudo para ensinar as futuras gerações. Eu me incluo numa geração que não teve o privilégio de conviver com ele. Embora tenha sido sempre uma referência muito próxima, acho que a maior ligação entre nós é o meu avô materno, que foi o médico de Dom Helder e era um grande amigo dele. Mas precisamos ter essa capacidade de permanecer sempre com a chama viva, por isso temos um convênio da Prefeitura com o Instituto, para ajudar. E também temos o compromisso de poder mandar um projeto de lei para a Câmara para perenizar isso, independente de quem esteja na gestão. Eu acredito que esse é um compromisso com a cidade, com uma instituição tão séria e tão importante, sobretudo em tempos desafiadores democráticos, para que nunca tenhamos nenhuma dúvida do caminho a seguir, e que possamos beber da nossa história para poder construir sempre um futuro melhor”, afirmou João Campos.

O acervo do centro reúne mais de 200 mil páginas de manuscritos, 18 mil imagens, além de livros, vídeos, correspondências e documentos históricos que estavam sob a guarda da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) desde 2020, quando o prédio original foi invadido e vandalizado. Agora, o material retorna ao espaço idealizado pelo próprio Dom Helder, garantindo preservação, pesquisa e acesso público.

A Prefeitura do Recife celebrou um convênio que prevê repasse anual de R$ 300 mil para assegurar a preservação do acervo e atividades do centro em prol da cidade. A parceria contou ainda com apoio de diferentes secretarias municipais, incluindo o Programa Parceria, da Defesa Civil, e iniciativas culturais como o “Recife Sagrado” e o “Música na Igreja”.

“O povo que não conhece a sua história, que não tem memória, também não tem presente nem futuro. Esse espaço é para que as futuras gerações possam ter acesso à memória de alguém tão importante. Esse é o papel deste espaço: guardar a memória”, destacou Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, que, na ocasião, fez uma benção na inauguração do espaço.

A inauguração foi marcada por uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, em ação de graças pela trajetória do religioso.

DOM HELDER CÂMARA – Conhecido como o “Dom da Paz”, Dom Helder Câmara foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz e marcou sua trajetória pela defesa dos mais pobres e pela luta contra as desigualdades sociais. Sua atuação no Concílio Vaticano II e sua vida dedicada à justiça social inspiram até hoje novas gerações. Recentemente, seu nome foi aprovado pelo Congresso Nacional para ser inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, aguardando sanção presidencial.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Compesa restabelece o abastecimento de água no distrito de Batateira, Belém de Maria, após operação contra furto de água

22/09/25

Imprensa Compesa
http://blogfolhadosertao.com.br

Compesa restabelece o abastecimento de água no distrito de Batateira, Belém  de Maria, após operação contra furto de água | Blog do Carlos Peruca

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou, nesta sexta-feira (19), uma operação de fiscalização de combate ao furto de água na adutora que atende ao distrito de  Batateiras, município de Belém de Maria, iniciativa que contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social e Polícia Militar.

Durante a ação, foram fiscalizados cerca de 5 km de adutora e eliminadas cinco ligações clandestinas em propriedades, a exemplo de chácaras. Com isso, foi possível recuperar uma vazão de aproximadamente quatro litros de água por segundo, o que equivale a mais de 340 mil litros de água em um único dia, vazão suficiente para encher 340 caixas d’água de mil litros ou abastecer regularmente cerca de 2.300 pessoas.

Além da eliminação das irregularidades, a Compesa executou, nas últimas duas semanas, ajustes operacionais no sistema, como correção de vazamentos e instalação de novos equipamentos. Esses trabalhos foram decisivos para estabilizar o sistema e elevar a vazão total para quase 8 litros de água por segundo, garantindo a regularidade no abastecimento do distrito.

A Companhia destacou que seguirá atuando de forma permanente na região, unindo o combate ao furto de água com ações técnicas de melhoria operacional, de modo a assegurar que a água chegue de forma justa e contínua à população de Batateira.