PEC da Blindagem e projeto de anistia: Das redes sociais para as ruas contra a impunidade

21/09/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Movimentos sociais, políticos, sociedade civil se manifestam, no domingo (hoje) , contra privilégios para parlamentares

No Rio de Janeiro, o cantor e compositor Caetano Veloso instigou a população a ir às ruas no domingo contra a PEC da Bandidagem, como denominou. Em Copacabana, vai ter show dele com Chico Buarque e Gilberto Gil.

No Recife, o primeiro grito veio do bloco carnavalesco Eu Acho É Pouco, de Olinda. Mas ecoou entre organizações não governamentais, sindicatos, igrejas, sociedade civil.

Nas ruas, o Recife e o Rio de Janeiro se juntam a outras 12 capitais contra o projeto de anistia a condenados por atos golpistas e contra a PEC da Blindagem, que dificulta processos criminais contra deputados e presidentes nacionais de partidos.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), não vai às manifestações de rua, mas se manifestou sobre o assunto. Ela, que raramente se posiciona sobre questões nacionais, reagiu quando provocada.

“Não dialoga com o sentimento do povo brasileiro, nem com o meu, que políticos e presidentes de partido precisem da autorização do Congresso para ser investigados”, cravou.

A aprovação da PEC teve votos de 19 dos 25 deputados pernambucanos, entre eles os cinco do PSB, legenda presidida pelo seu adversário e prefeito do Recife, João Campos.

O cientista político Manoel Moraes acredita que a indignação das redes sociais chegue às ruas. “A blindagem e a anistia dos golpistas unificaram a chamada esquerda democrática. Vai ser um momento de muita mobilização no Brasil todo”, aposta.

O protesto no Recife está marcado na Rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano, a partir das 14h.

Força do Araripe
Quatro vezes prefeita de Santa Cruz, no Sertão do Araripe, a pré-candidata a deputada federal Eliane Soares (Avante) anunciou ontem apoio ao projeto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de disputar o governo do Estado. A ex-prefeita é ligada a Sebastião e Waldemar Oliveira, do Avante, e base da governadora Raquel Lyra.

Força na Metropolitana
No mesmo dia, o deputado Waldemar Oliveira esteve em agendas com a governadora Raquel Lyra: no Porto do Recife, pela manhã, e em Itapissuma, à tarde. Nas duas oportunidades, teve direito a falas. Não faltaram elogios. Nem de um lado, nem do outro.

O deputado Lucas Ramos (PSB), que votou a favor da PEC da Blindagem, torce para que o Senado rejeite a proposta. Se alterar o texto, a PEC volta à Câmara. “Será oportunidade de convencer o PSB a rever o posicionamento, e exercer com determinação meu voto contrário à matéria”, disse.

Contra o tempo
Raquel Lyra assinou termo de compromisso para dragagem do Porto do Recife; autorizou a reforma do mercado de Itapissuma; acompanhou a demolição simbólica da penitenciária em Itamaracá; visitou obra da PE-35. E fechou o dia na vaquejada de Surubim.

 

Atuação nas áreas rurais explica apoio do PT a Raquel Lyra na Assembleia

21/09/25

Terezinha Nunes

http://blogfolhadosertao.com.br

Os “rurais”, como são chamado, cresceram de tal forma nos últimos tempos que os dois últimos presidentes estaduais da legenda vieram dessa vertente

Nascido de bases urbanas e rurais, o PT de Pernambuco alia hoje a expressividade nas cidades, onde se consolida através da figura do presidente Lula, com uma penetração cada vez mais expressiva na zona rural.

Os “rurais”, como são chamadas na sigla tais lideranças, cresceram de tal forma nos últimos tempos que os dois últimos presidentes estaduais da legenda vieram dessa vertente: o primeiro foi o deputado estadual Doriel Barros e agora o deputado federal Carlos Veras que acaba de suceder Doriel. Ambos são crias da poderosa Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco – Fetape e têm as bênçãos do senador Humberto Costa.

Quase ninguém percebeu quando, logo depois que tomou posse, a governadora Raquel Lyra fez sua primeira incursão fora do Palácio, visitando a Fetape e abrindo as portas da sede do Governo para a Federação.

O gesto, calculado ou não, repercute até hoje pois foi o primeiro passo para garantir o apoio para sua administração da bancada petista na Assembleia formada pelos deputados João Paulo Silva, de penetração mais urbana, mas que também tem votos na zona rural, Doriel Barros e Rosa Amorim. Rosa também tem votos urbanos, mas sua votação maior é garantida pelo MST.

Longe do PSB

Além de ocuparem a tribuna da Assembleia, sempre que é necessário, para defender o trabalho de Raquel, os três parlamentares, invariavelmente, se fazem presentes garantindo votos para o Governo nos momentos mais difíceis como ocorreu, recentemente, com a celeuma em torno dos pedidos de empréstimo.

Mesmo que isso os leve a contrariar o PSB, partido que comanda a oposição na Casa e é aliado histórico do presidente Lula. “João Paulo defende mais Raquel do que Antonio Moraes” – disse recentemente na Alepe, em tom de brincadeira, o deputado Luciano Duque, expressando a fidelidade dos deputados petistas à governadora.

Não é segredo para ninguém que, em consonância com as alianças nacionais, o PT estará junto com o PSB na eleição de 2026, não só votando em Lula como no prefeito João Campos, caso ele venha mesmo a ser candidato, como parece.

“Isso pode acontecer, mas acho que nossas bases no campo vão estar com Raquel” – raciocina o diretor do Prorural, órgão subordinado à Secretaria da Agricultura, o petista Maurício Leite Barbosa. Assessor de Doriel Barros até sua posse no Prorural ele diz que a governadora “está fazendo uma verdadeira revolução no campo, além de estar acabando com atravessadores, como aconteceu com o Programa do Leite, e levando os benefícios direto para os pequenos produtores”.

De chapéu de palha a Prorural

Seria isso suficiente para a bancada petista fechar com a governadora, mesmo que o PT do Recife apoie João Campos e ocupe duas secretarias municipais? O que representaria a verdadeira revolução de que fala Maurício?

Ele cita, entre outros, o trabalho de regularização fundiária no campo, o reajuste dado ao programa Chapéu de Palha e o compromisso de pagar uma parcela a mais por ano, o fato do Prorural que sempre funcionou com verbas federais, que chegavam atrasadas, ter agora um orçamento estadual, e a certeza de que tudo é pago em dia: “o dinheiro de Raquel é como o bolsa família, chega ao produtor no dia certo” – afirma citando o programa do leite que segundo ele, “saiu da mão de atravessadores e o Governo paga em dia os R$ 2,60 por litro adquirido para programas sociais”.

Outro órgão da área rural que é citado como importante para o homem do campo é o Iterpe – Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco.

O presidente Cleodon Ricardo Lima afirma que no atual Governo “já foram entregues 7.500 títulos de propriedade com toda a documentação e procedimentos feitos pelo estado; o Programa Nacional de Crédito Fundiário que tem recursos federais e estaduais e já beneficiou 700 famílias no Cabo e em Petrolina, caminha para reduzir ao mínimo possível os conflitos no campo, fazendo conciliações entre proprietários de terras e trabalhadores com a ajuda do Ministério Público. A terra ocupada é adquirida pelo valor acordado e os assentados a recebem junto com financiamento para tocar a produção agrícola e pecuária.

Deputados satisfeitos

O deputado estadual João Paulo Silva acaba de fazer intermediação entre o Governo e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar presente em 45 municípios do estado. O deputado Doriel Barros considera “muito importante o trabalho que o Governo vem realizando nas áreas rurais”. Cita investimentos em equipamentos, sistemas simplificados de abastecimento para as comunidades, além de apoio a eventos voltados para o campo, feiras e exposições.”

A deputada Rosa Amorim fala, a este respeito, que este final de semana o MST realiza no Recife Antigo a Feira Estadual da Reforma Agrária voltada para a agricultura familiar, que não acontecia há 20 anos por falta de ajuda oficial, agora garantida pelo estado

”Destacamos a busca pelo diálogo com o MST que a governadora tem demonstrado. Ela poderia nos fechar as portas como muitos fizeram, mas vimos vontade política na sua administração para fazer as coisas caminharem. Os assentamentos do MST sofreram um abandono histórico”, afirma.

Ela cita, por exemplo, o fato do Governo estar adquirindo da agricultura familiar 40% dos alimentos usados na merenda escolar quando a obrigação é comprar 30% do total a esses produtores e de estar distribuindo sementes nos acampamentos. “Precisamos de muito mais apoio mas não podemos deixar de reconhecer o esforço que tem sido feito”, conclui.

Santa Cruz segura pressão do Maranhão na Arena e garante vaga na final da Série D

21/09/25

Por Yuri Costa

http://blogfolhadosertao.com.br

Tricolor enfrentará o Barra-SC na decisão do campeonato
Com doses de emoção, o Santa Cruz garantiu vaga na final da Série D de 2025. Após vencer o Maranhão em São Luís por 1 a 0, o Tricolor conseguiu segurar a pressão dos visitantes e empatou em 0 a 0 na Arena de Pernambuco, neste sábado (20).

O adversário do Tricolor na final da competição será o Barra-SC. Os catarinenses venceram a Inter de Limeira por 3 a 2, também neste sábado, e garantiram lugar na decisão.

A partida ainda terá data e horário definidos pela CBF. A única certeza é que o Santa Cruz fará o primeiro jogo no Recife e jogará a volta fora de casa, por causa da classificação geral do campeonato até aqui.

O Tricolor buscará agora encerrar um jejum de títulos que dura desde 2016, ano em que o Santa Cruz foi campeão pela última vez, vencendo a Copa do Nordeste.

Na Série D, será a segunda vez que o Santa Cruz disputará a final da competição. A primeira vez foi em 2011, quando o Tricolor acabou sendo vice-campeão para o Tupi-MG.

O jogo
Antes da bola rolar, o Santa Cruz protagonizou um momento de homenagem ao volante Lucas Siqueira. Aos 36 anos, o jogador anunciou a aposentadoria dos gramados após o término desta Série D. “Agradecemos por toda dedicação, profissionalismo e respeito à camisa do Time do Povo”, disse o clube nas redes sociais.

Com a bola rolando, o que se viu foi um começo nervoso do Santa Cruz diante do Maranhão. Com muitos erros na troca de passe, o Tricolor levou um susto do Bode antes do primeiro minuto da partida. Após Pedro Favela perder a bola no campo de defesa, os visitantes quase abriram o placar com Vagalume, que chutou rasteiro cruzado para a grande defesa de Rokenedy com os pés. 

O Maranhão seguiu com pressão alta e o Santa Cruz continuou errando passes. Resultado: com menos de cinco minutos, o Bode já tinha arriscado para fora mais duas vezes com Jorge, de fora da área.

Depois da blitz maranhense inicial, o jogo foi ficando mais morno com o andar do relógio. Chance de gol somente aos 28 minutos, novamente com o Maranhão. Após troca de passes rápida com Vagalume, Jorge finalizou da entrada da área por cima do gol defendido por Rokenedy.

Um minuto depois aconteceu a primeira chance clara do Santa Cruz no jogo. Em cobrança de escanteio cobrada por Willian Jr., Pedro Favela apareceu para cabecear bem e obrigar Jean a espalmar para fora.

Aos 32, Pedro Favela voltou a assustar os maranhenses. Desta vez pelo chão, o volante aproveitou sobra de bola na entrada da área e finalizou tirando tinta da trave do goleiro do Bode.

Aos 38, o Maranhão voltou a arriscar novamente. Em cobrança de falta, Jorge finalizou à média distância para a boa defesa de Rokenedy.

A última chance da primeira etapa foi do Tricolor. Aos 45, Willian Jr. tabelou com Thiago Galhardo e finalizou por cima do gol do goleiro Jean.

Segundo tempo
Assim como no primeiro tempo, a dinâmica da etapa final começou com o Maranhão frenético e o Santa Cruz cochilando. Logo aos três minutos, quase saiu o primeiro gol do Quadricolor. André Radija finalizou forte e viu a bola explodir na trave de Rokenedy.

A resposta do Santa, no entanto, demorou menos tempo desta vez. Aos sete minutos, Pedro Favela finalizou de fora da área e contou com um desvio para assustar Jean. Dois minutos depois, o Tricolor trabalhou bem a jogada até chegar em Thiago Galhardo. O atacante, no entanto, finalizou fraco nas mãos do goleiro.

Aos 14, o Maranhão protagonizou uma grande jogada. Após tabelas rápidas, Igor Nunes finalizou colocado rente ao gol tricolor. Três minutos depois, Ryan fez grande jogada individual e bateu por cima da meta defendida por Rokenedy.

Aos 20, foi a vez do Santa Cruz arriscar. Willian Júnior recuperou a bola na defesa do Maranhão e acionou Pedro Favela. O volante tricolor finalizou rasteiro para assustar a equipe visitante.

Aos 27, Rokenedy protagonizou um verdadeiro milagre. Após finalização de bicicleta de Clessione, o goleiro tricolor deu um toque providencial para evitar o que seria um golaço dos maranhenses.

O Santa Cruz voltou a ter uma chance aos 38. Ariel, que tinha entrado no lugar de Thiago Galhardo, finalizou de longe para fora. A partir deste lance, o jogo virou ataque, do lado do Maranhão, contra defesa, do lado Tricolor. No entanto, a Cobra Coral foi valente em segurar o placar e se garantir em sua segunda final de Série D da história.

Ficha técnica

Santa Cruz: Rokenedy; Yuri Ferraz, Eurico, William Alves e Rodrigues; Wagner Balotelli, Pedro Favela (Jonatas Paulista) e Gabriel Galhardo; Willian Jr. (Matheus Vinícius), Geovany (Adailson) e Thiago Galhardo (Ariel). Técnico: Marcelo Cabo

Maranhão: Jean; Igor Nunes, Keven, Júlio Nascimento (Fernando) e André Radija (Lucas Manga); Dudu, Rosivan (Anderson Paraíba) e Jorge; Vagalume, Ryan e Clessione. Técnico: Marcinho Guerreiro.

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Léo Simao Holanda (CE)
Assistentes: José Moracy e Eleutério Felipe Marques (ambos do CE)
VAR: Leonardo Rotondo (MG)
Cartões amarelos: Eurico e Rokenedy (S); Ryan (Maranhão)
Público: 40.892
Renda: R$ 1.464.705,00

Governo de Pernambuco abre chamada pública para contratar operação de crédito de R$ 1,5 bilhão

21/09/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

O processo tem como finalidade selecionar a proposta mais vantajosa, garantindo melhores condições financeiras para a captação de recursos e mais transparência na administração estadual

Governo abre chamada pública para contratar empréstimo de R$ 1,5 bilhão  aprovado na Alepe - Portal de Prefeitura

O Governo de Pernambuco abriu, neste sábado (20), uma chamada pública voltada a instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional para a contratação de operações de crédito no valor de R$ 1,513 bilhão. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. A gestão estadual está apta a contratar esse empréstimo após a Assembleia Legislativa aprovar o Projeto de Lei nº 2992/2025 e a governadora Raquel Lyra sancionar a lei que trata da autorização para a captação dos recursos. O processo tem como finalidade selecionar a proposta mais vantajosa, garantindo melhores condições para a captação dos recursos e ampliação da capacidade de investimento público.

“Vamos buscar a operação financeira mais vantajosa para Pernambuco e assim tirar do papel projetos e obras importantes para o povo pernambucano nas mais diversas áreas. A captação e a utilização desses recursos serão feitas com base em um planejamento muito bem elaborado, que tem como alicerce principal a transparência no uso dos recursos públicos. Com o dinheiro em caixa, seguiremos mudando a vida da população, com importantes obras de infraestrutura. São obras que vão transformar Pernambuco para melhor e que também irão gerar ainda mais emprego e renda, com impacto direto na nossa economia”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Além de ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos, a iniciativa do Governo de Pernambuco faz parte de um esforço, iniciado em 2023, para ampliar, modernizar e fortalecer os mecanismos de governança no Estado.

“Nesse processo, será escolhida a instituição que ofertar as melhores condições financeiras na captação destes recursos. É mais um passo para o fortalecimento da solidez fiscal, transparência pública e ampliação da capacidade de investimento do Governo de Pernambuco”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

CAPAG – Na última quarta-feira (17), o Estado obteve destaque duplo na avaliação fiscal que é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Pernambuco conquistou a nota B+ na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e, ainda garantiu novamente a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), com índice de 97,17% de aproveitamento. Esse foi o melhor resultado do Estado desde a criação da metodologia da CAPAG, em 2016. Com isso, Pernambuco mantém plena elegibilidade para contratar operações de crédito com garantia da União e amplia a capacidade do Estado para novos financiamentos a partir de 2026.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom