Em Salgueiro: População cumpre a tradição e prestigia a Data Magna da Independência

08/09/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Um grande público – cumprindo a tradição,  acompanhou entre os turnos da tarde e noite deste domingo, 7, o desfile cívico de Sete  de setembro em Salgueiro. Professores e estudantes de escolas públicas e privadas, das redes municipal e estadual, além de instituições da sociedade civil organizada, como a APAE, Maçonaria e PROAC, marcharam pelas ruas da cidade em celebração aos 203 anos de independência do Brasil. Os pelotões encantaram o público com a arte e disciplina das balizas, das tradicionais bandas marciais e dos demais componentes de cada grupo.

O evento organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, teve como tema central este ano “Vidas, escolas e comunidade: Educar para a promoção da justiça socioambiental”. As escolas e outras entidades participantes se concentraram na Academia das Cidades, em frente à EREM Carlos Pena Filho, e seguiram em um percurso passando pela Rua Desembargador Silva Barros, Girador do Prado e Avenida Antônio Angelim até o ponto de dispersão, na Rua Otávio Leitinho, onde foi instalado um palco para as autoridades.

No turno da manhã, durante a solenidade de Hasteamento da Bandeira na Praça Operação Guararapes (Bomba), o prefeito Fabinho Lisandro falou sobre a importância da data. “Hoje celebramos 203 anos da independência do Brasil e dos brasileiros. A gente precisa sempre lembrar da nossa soberania, da importância do nosso povo ser sempre um povo livre. O Brasil é dos brasileiros! Salgueiro, dos nossos salgueirenses”, declarou.

A prefeitura faz um balanço positivo do evento, que movimentou bastante a cidade neste domingo, levando milhares de pessoas para o circuito do ato cívico, em mais um ato de patriotismo dos salgueirenses.

Em Ouricuri: Desfile Cívico de 7 de Setembro contou com grande participação da população e apresentações marcantes

08/09/25

Ascom PMO

http://blogfolhadoseertao.com.br

 

Desfile de 7 de Setembro será realizado em Ouricuri com a participação de escolas e bandas marciais - Araripina em Foco

O Desfile Cívico de 7 de Setembro em Ouricuri, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, foi realizado com sucesso, reunindo centenas de pessoas nas ruas da cidade. O evento teve início com o tradicional hasteamento dos pavilhões, seguido por apresentações de escolas municipais e bandas marciais que celebraram o civismo, a cultura local e o orgulho nacional, enchendo a cidade de cores, música e alegria. O público prestigiou cada momento, reforçando o compromisso da cidade com a educação, a valorização dos estudantes e da cultura local.

Durante as comemorações, o prefeito Victor Coelho destacou a importância da data para refletir sobre cidadania, responsabilidade e civismo. Ele agradeceu a presença de todos que participaram do desfile. “Ver nossas crianças e jovens desfilando é a maior prova de que em Ouricuri cuidamos com carinho da educação e da formação de cidadãos conscientes”, afirmou.

O prefeito também relacionou o espírito da independência do Brasil com a cidade. “Em Ouricuri, deixamos para trás velhas práticas e construímos uma gestão séria, profissional e respeitosa. É essa independência que conquistamos diariamente.” Ele reforçou que o 7 de Setembro é um momento para celebrar civismo, respeito e responsabilidade, inspirando todos a valorizar a cidade e sua comunidade.

Várias as escolas participaram, junto às bandas marciais, tradicionais em Ouricuri, em um desfile bonito e bem organizado em frente à sede do Executivo Municipal. Para o público, o evento foi uma oportunidade de celebrar o orgulho local e reforçar a importância de ensinar civismo e cidadania desde a infância.


Prefeitura inicia projeto Ouricuri Nota 1000 para jovens da rede pública

O primeiro aulão do projeto Ouricuri Nota 1000 já é realidade. Na manhã deste sábado (6), a aula inaugural no IF Sertão – Campus Ouricuri marcou o início de uma iniciativa inédita no município. O projeto, realizado pela Prefeitura de Ouricuri por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece cursinho gratuito voltado para estudantes da rede pública que vão enfrentar o Enem.

Mais do que uma ação pedagógica, o Ouricuri Nota 1000 é visto como um investimento no futuro, oferecendo condições justas para que a juventude ouricuriense tenha mais oportunidades de acesso ao ensino superior.

Durante a abertura, o prefeito Victor Coelho destacou o simbolismo do momento e deixou um conselho direto para os participantes.“Essa é uma oportunidade única. Quero pedir a cada aluno que aproveite ao máximo, que estude, que se dedique, porque o futuro de Ouricuri também depende de vocês. O Ouricuri Nota 1000 mostra o nosso compromisso com a educação em todas as etapas, desde as creches até a preparação para a universidade. É assim, com seriedade e investimento no conhecimento, que estamos transformando a nossa cidade”, ressaltou.

Ao todo, quase 200 jovens participam do programa, que é ministrado pelo Cursinho Bios, considerado um dos melhores do Nordeste. A proposta inclui aulões presenciais, simulados, atividades on-line com mais de 100 horas de conteúdo, monitorias e correção personalizada de redações.

“Muitas pessoas não têm condições de pagar um curso para fazer redação, estudar matemática, as matérias que têm no Enem. Então, a gestão fez isso pensando na inclusão social e para auxiliar os alunos a tirarem notas boas no Enem e conseguirem entrar em uma faculdade melhor”, explicou Ana Letícia, uma das jovens participantes do projeto.

Já a secretária de Assistência Social, Maria Aniele, ressaltou que o projeto é um marco de inclusão e valorização da juventude ouricuriense.“O Ouricuri Nota 1000 chega para abrir caminhos. Sabemos das dificuldades que muitas famílias enfrentam e, por isso, a prefeitura está garantindo um cursinho gratuito de qualidade, que dá condições reais para os jovens sonharem alto e conquistarem seus objetivos. Esse é um investimento social que vai trazer frutos para toda a cidade”, enfatizou.

 

Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF

08/09/25

Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

Votos começarão na sessão de terça-feira (9); confira ordem

Brasília (DF) 02/09/2025 - STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasília (DF) 02/09/2025 – STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na terça-feira (9) o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados.

Brasília (DF) 02/09/2025 - STF inicia o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Nesta semana, o colegiado vai iniciar a votação que pode condenar Bolsonaro e os outros réus a mais de 30 anos de prisão.

Foram reservadas as sessões dos dias 9,10,11 e 12 de setembro para finalização do julgamento.

Pesam contra os acusados a suposta participação na elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento voltado ao sequestro e assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Também consta na denúncia da PGR a produção da chamada “minuta do golpe”, documento que seria de conhecimento de Jair Bolsonaro e serviria para a decretação de medidas de estado de defesa e de sítio no país para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse de Lula. A denúncia também cita o suposto envolvimento dos acusados com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Quem são os réus?

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Próximos passos

Na terça-feira (9), às 9h, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, será passada a palavra ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que será o primeiro a votar.

Em sua manifestação, Moraes vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição.

Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre as questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito. Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.

Sequência de votação

Após o voto do relator, os demais integrantes da turma vão proferir seus votos na seguinte sequência:

Flávio Dino;
Luiz Fux;
Cármen Lúcia;
Cristiano Zanin.
A maioria de votos pela condenação ou absolvição ocorrerá com três dos cinco votos do colegiado.

Prisão

A eventual prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática após o julgamento e só poderá ser efetivada o após a análise dos recursos contra a condenação.

Recursos

Em caso de condenação com um voto a favor da absolvição, Bolsonaro e os demais réus terão direito a mais um recurso para evitar a prisão, a ser analisado também pela Primeira Turma. A condição pode ser obtida com placar de 4 votos a 1, por exemplo.

Com a publicação do acórdão com o eventual placar desfavorável, as defesas poderão apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento. Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado.

Para conseguir que o caso seja julgado novamente e levado a plenário, os acusados precisam obter pelo menos dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2.

Governo do Estado anuncia mudanças na Semobi e no DER-PE

08/09/25
Blog da Folha
http://blogfolhdosertao.com.br

André de Souza Fonseca deixa a secretaria-executiva da pasta para assumir a presidência do DER-PE

O Governo de Pernambuco anuncia mudanças na equipe da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e no Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). O engenheiro civil André de Souza Fonseca deixa a secretaria-executiva da pasta para assumir a presidência do DER-PE no lugar de Rivaldo Melo. Em seu lugar na Semobi, assume o economista Pedro Neves.

“Agradeço a Rivaldo Melo pelos serviços prestados à frente do DER-PE, ajudando-nos na execução do PE na Estrada com a recuperação de estradas e vias em todo o Estado. Tenho certeza que André Fonseca responderá à altura o desafio de continuar o trabalho de revitalização da malha viária pernambucana. Também dou as boas-vindas a Pedro Neves que, junto com o secretário André Teixeira Filho, dará o seu melhor na Semobi”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com mais de 25 anos de experiência na Engenharia Civil, André Fonseca já ocupou cargos estratégicos na Caixa Econômica Federal, em prefeituras e no Governo de Rondônia. Em Pernambuco, esteve à frente da secretaria executiva de Habitação, quando participou do lançamento do programa Morar Bem Pernambuco. Ele também presidiu a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem) e, nos últimos meses, atuava como secretário executivo de Mobilidade e Infraestrutura.

Novo secretário executivo da Semobi, Pedro Neves é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduando em Finanças Aplicadas pela PUC Minas. Atuou como economista na iniciativa privada e em órgãos públicos, além de ter passagem pela diretoria financeira da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). Também é colunista econômico na TV Asa Branca e na Rádio CBN e professor de educação financeira. Desde 2023, exercia a função de diretor de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

As mudanças reforçam o compromisso do governo em fortalecer a gestão da infraestrutura viária e da mobilidade em Pernambuco, com foco em obras estruturantes que assegurem o desenvolvimento do Estado.

Oportunidades: Concursos no Nordeste; confira agenda de vagas para a região

08/09/25

Por Concursos e empregos

http://blogfolhadosertao.com.br

Vagas para Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte, em diversos níveis e áreas de atuação
A agenda de concursos para a região nordestina traz uma variedade de oportunidades em diferentes áreas, como direito, saúde, economia e administração, com vagas para os níveis médio, técnico e superior, e atuação temporária ou efetiva.

Os editais abertos têm prazos que se estendem até setembro de 2025, e outros estão previstos para breve, abrangendo órgãos municipais, estaduais e federais. Confira o agendão abaixo:

Concurso UFPE
Vagas: 52
Prazo: 18 de setembro
Taxa de inscrição: R$ 239,00
Cargos: Professor do Magistério Superior e da Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT
Área: Diversas
Nível: Superior
Remuneração: R$ 3.399,97 a R$ 13.288,85
Inscrição: neste link

Concurso Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado da Paraíba – CREA/PB
Vagas: 120
Prazo: 22 de setembro
Taxa de inscrição: de R$ 90,00 a R$ 105,00, conforme nível
Cargos: Assistente Administrativo; Fiscal; Técnico Operacional; Advogado; Analista Administrativo; Analista de Sistemas; Auditor; Contador e Engenheiro
Área: Diversas
Nível: Médio, técnico e superior.
Remuneração: R$ 1.895,15 a R$ 11.382,08
Inscrição: neste link 

Concurso Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco – CREMEPE
Vagas: 69
Prazo: 30 de setembro
Taxa de inscrição: de R$52,50 a R$53,00, conforme o cargo
Cargos: Advogado; Analista Superior – Administrador; Assistente Técnico I (PAT I); Assistente Técnico III (PAT III)
Área: Diversas
Nível: Médio, Técnico e Superior
Remuneração: R$ 3.546,22 a R$ 9.585,88
Inscrição: neste link 

Concurso Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA/PE
Vagas: 6 + cadastro de reserva
Prazo: 21 de setembro
Taxa de inscrição: de R$95,00 a R$125,00, conforme o cargo
Cargos: Auxiliar Administrativo; Contador
Área: Administração e Contabilidade
Nível: Médio e Superior
Remuneração: R$ 1.518,00 a R$ 2.265,50
Inscrição: neste link 

Concurso Abreu e Lima 
Vagas: 1
Prazo: 18 de setembro
Taxa de inscrição: R$250,00
Cargos: Procurador
Área: Direito
Nível: Superior
Remuneração: R$ 5.000
Inscrição: neste link

Concurso Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – HEMOBA
Vagas: 199
Prazo: 9 de setembro
Taxa de inscrição: de R$ 41,50 a R$ 58,50, conforme nível
Cargos: Técnico de Enfermagem; Assistente Social; Enfermeiro; Médico; Psicólogo; Nutricionista; Analista Técnico; Técnico Administrativo; entre outros.
Área: Diversas
Nível: Médio/técnico e superior
Remuneração: R$ 2.034,17 a R$ 6.000,00
Inscrição: neste link 

Concurso Conselho Regional de Biologia – CRBio/5ª Região
Vagas: 303
Prazo: 11 de setembro
Taxa de inscrição: de R$45,00 a R$56,00, conforme o cargo
Cargos: agente de contratação, analista contábil, assistente administrativo
Área: Administrativa
Nível: médio e superior
Remuneração: de R$2.889,26 a R$3.646,00 conforme o cargo
Inscrição: neste link 

Concurso Ministério Público do Estado da Bahia – MP/BA
Vagas: 20
Prazo: 18 de setembro
Taxa de inscrição: R$ 340,00
Cargos: Promotor de Justiça Substituto
Área: Direito
Nível: Superior
Remuneração:  R$ 31.975,77
Inscrição: neste link 

 

Náutico tem jogador expulso, mas resiste e garante vitória contra o Brusque na Série C

08/09/25

Por Victor Peixoto

http://blogfolhadosertao.com.br

 

João Maistro foi expulso no comecinho do segundo tempo, mas Timbu deu aula defensiva e sofreu menos que o esperado para vencer na Série C

Deu Náutico! O Timbu foi até Santa Catarina e venceu o Brusque por 1 x 0, no Estádio Augusto Bauer, pela 1ª rodada do Grupo B do “Quadrangular do Acesso” da Série C do Campeonato Brasileiro.

O gol da vitória foi marcado por Patrick Allan, aos 21 minutos do primeiro tempo. Vinícius fez belo lançamento do campo de defesa, acionando Arnaldo na ponta direita, o lateral fez bonito e cruzou rasteiro para dentro da área para o camisa 20 finalizar de primeira, no cantinho.

Com o resultado, o Náutico chega aos 3 pontos e ocupa a liderança do Grupo B da segunda fase da Série C, mesma pontuação da Ponte Preta, que fica atrás pelos critérios de desempate.

O Timbu volta a campo no próximo sábado (13), quando enfrentará o Guarani, às 17h, horário de Brasília, nos Aflitos, pela 2ª rodada. Este será o primeiro de dois jogos que o Náutico fará em sequência dentro de casa e são encarados como fundamentais para o acesso à Série B.

O Brusque, por sua vez, visita a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, no domingo (14), às 19h.

Apesar da vitória, o jogo foi duro para o Náutico, que resistiu bem às investidas do adversário e até criou chances para fazer o segundo gol e matar a partida.

Mas, aos 8 minutos da etapa final, João Maistro foi expulso. Após recuperar a bola no campo de ataque, o Brusque acionou DG na esquerda, que iria sair de cara com Muriel se não fosse derrubado pelo zagueiro alvirrubro.

O árbitro entendeu que o lance era de “último homem” e apresentou o cartão vermelho. O VAR chamou para revisão, mas Paulo Henrique Schleich Vollkopf manteve sua decisão para revolta de Hélio dos Anjos, que acabou advertido com cartão amarelo.

Mesmo com um a menos, o Timbu foi sólido na defesa e, embora naturalmente tenso, o jogo ficou sob controle alvirrubro apesar do domínio da posse de bola dos donos da casa.

Classificação da Série C

Grupo A

  • Grupo A
Pos Clube Pts PJ VIT E DER GM GC SG
Londrina 1 1 0 1 0 2 2 0
São Bernardo 1 1 0 1 0 2 2 0
Caxias 1 1 0 1 0 0 0 0
Floresta 1 1 0 1 0 0 0 0

Grupo B

  • Grupo B
Pos Clube Pts PJ VIT E DER GM GC SG
Náutico 3 1 1 0 0 1 0 1
Ponte Preta 3 1 1 0 0 1 0 1
Brusque 0 1 0 0 1 0 1 -1
Guarani 0 1 0 0 1 0 1 -1
FICHA DA PARTIDA: Brusque 0x1 Náutico

Brusque: Matheus Nogueira; Mateus Pivô (Danielzinho), Éverton Alemão, Jhan Pool e Ailton (Roberto); Jean Mangabeira (Thomaz), Alex Paulino (Douglas) e Biel; DG (Adrianinho), Guilherme Pira e Olávio. Técnico: Bernardo Franco.

Náutico: Muriel; Arnaldo, Carlinhos, João Maistro e Igor Fernandes; Igor Pereira (Samuel), Marco Antônio e Patrick Allan (Igor Bolt); Hélio Borges (Rayan), Vinícius (Kayon) e Samuel Otusanya (Bruno Mezenga). Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Estádio Augusto Bauer, Santa Catarina. Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS). Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo (ambos de MS). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ). Gol: Patrick Allan (21’/1º). Amarelos: Hélio Borges e Igor Pereira (NAU). Vermelho: João Maistro (NAU).

Adeus, 4a. Divisão: Santa Cruz empata com América-RN e conquista acesso à Série C do Brasileiro

08/09/25

Por Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br

No confronto de ida, em Recife, o Tricolor havia levado a melhor sobre o adversário potiguar
Santa Cruz está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de quatro anos da queda, além de ficar de fora da Série D na temporada passada, o Tricolor levou a melhor sobre o América-RN para concluir com êxito o principal objetivo do ano. Após vencer por 1×0 na Arena de Pernambuco, a Cobra Coral empatou em 1×1 com o adversário, na noite deste domingo (7), na Arena das Dunas, diante de quase 30 mil torcedores.

Com a vantagem construída no jogo de ida, a postura do Santa Cruz foi muito clara desde o início. O Tricolor pouco cedia espaços ao América e tentava jogar no erro adversário. Foi assim, aliás, que a primeira boa chance do jogo saiu dos pés de Geovany, aos cinco, em chute de fora da área.

Sem conseguir penetrar na zaga coral, o Dragão apostava nas investidas pelo lado direito. Foi em uma delas, inclusive, que surgiu o lance que fez o estádio pegar fogo, aos 32. Hebert cruzou, a bola tocou no braço de Balotelli e o árbitro assinalou pênalti com a ajuda do assistente. Ao conferir toque na perna do jogador coral antes, Ramon Abatti Abel anulou o lance com o auxílio do VAR.

Daí em diante, o confronto ganhou em emoção, com pelo menos uma grande oportunidade para cada lado. Aos 47, após escanteio, a bola sobrou para Gabriel Lima. O jogador fintou a marcação e finalizou em cima de Ronekedy. Na sequência, a bola ficou viva, mas Salatiel foi bloqueado. Dois minutos depois, Galhardo recebeu belo lançamento de Balotelli e chutou em cima de Rennan Bragança na melhor chance do primeiro tempo.

Gol relâmpago 

Com o objetivo de renovar o fôlego pelo lado esquerdo do campo, Marcelo Cabo voltou do intervalo com Rodrigues e Matheus Vinicius nas vagas de Nathan e Renato. Contudo, na primeira tentava do Tricolor sair jogando, Souza aproveitou erro do setor defensivo e tocou para Alexandre Aruá. De fora da área, o camisa 15 bateu no canto, ainda no primeiro minuto, para fazer 1×0.

O tento elevou o ímpeto do América, mas foi o Santa quem chegou perto de marcar, aos 10, em boa cabeçada de Pedro Favela. Rennan Bragança teve que se esticar todo para defender no canto direito.

Com o duelo empatado no agregado, os times passaram a se precaver dentro de campo. Para o lado do Santa Cruz, entretanto, valeu a força da bola parada para definir o confronto. Aos 36, Willian Júnior cobrou falta, Balotelli ganhou da marcação e mandou para o fundo das redes.

Ficha do jogo

América-RN: Rennan Bragança; Rennan Siqueira, Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Ricardo Luz (Lucas Mendes); Ferreira (Heliardo), Alexandre Aruá (Marquinhos) e Souza; Gabriel Lima (Thiaguinho), Hebert e Salatiel (Giva). Técnico: Gerson Gusmão.

Santa Cruz: Rokenedy; Toty, Eurico, William Alves e Nathan (Rodrigues); Wagner Balotelli, Pedro Favela (Gabriel Galhardo) e Willian Jr.; Geovany (Adailson), Renato (Matheus V.) e Thiago Galhardo (Thiaguinho). Técnico: Marcelo Cabo.

Local: Arena das Dunas (Natal/RN)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Henrique Ribeiro (ambos SC)
VAR: Marco Aurélio Fazekas (MG)
Gols: Alexandre Aruá, ao 1’ do 2T (AME); Balotelli, aos 36’ do 2T (STA)
Cartões amarelos: Ricardo Luz, Hebert, Ferreira (AME); William Alves (STA)
Público: 29.907 torcedores
Renda: R$ 741.604,00

No desfile de 7 de Setembro, Raquel Lyra ressalta otimismo com o futuro de Pernambuco e do Brasil

08/09/25

Blog da Folha

http://blogfolhadosertao.com.br

Evento foi realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Recife, reunindo escolas e tropas militares
Na manhã deste domingo (7), a governadora Raquel Lyra acompanhou o desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil e destacou a importância da democracia, da justiça social e da educação para o país. A gestora estadual esteve acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede.

Ao chegar ao evento, a chefe do Executivo Estadual realizou a revista da tropa e recebeu honras militares. Ela ressaltou a participação dos estudantes pernambucanos no desfile como um símbolo de esperança para o Brasil.

“Mais uma vez, participamos desse evento, junto ao Comando Militar do Nordeste. Pernambuco sempre foi berço de lutas pela liberdade e pela democracia, e a mensagem que trago hoje é de fé, esperança e otimismo no nosso futuro. O nosso maior desafio no Brasil é o combate às desigualdades sociais e regionais. Temos trabalhado muito juntos para melhorar nossos indicadores e números, trazendo mais qualidade de vida para o nosso povo. Em Pernambuco, estamos no caminho certo. Temos feito o maior investimento da história em educação e é muito bom ver isso revelado em tantos sorrisos. A partir da educação e das escolas, temos a possibilidade de transformar o mundo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para o Comandante Militar do Nordeste, General Maurílio Ribeiro, o 7 de Setembro é motivo de festa para todos os brasileiros. “É um dia de festa para a nação, em que o povo tem a oportunidade de celebrar a independência, a liberdade e a soberania. De celebrar um país gigante, pleno de riquezas e potencial, capaz de alcançar seu pleno desenvolvimento.
As Forças Armadas se alegram em poder fazer parte dessa grande festa nacional junto à sociedade brasileira”, declarou.

O desfile contou com a participação de escolas, associações e tropas militares. Mais de 3 mil estudantes da rede estadual desfilaram, além de 566 policiais militares, alunos da Academia de Polícia Militar de Paudalho e do Colégio da Polícia Militar. A corporação apresentou os grupamentos especiais BOPE, CIPCães, BPTran, BPChoque, BPRp e CIPMoto. Também desfilaram 207 Bombeiros Militares, apresentando Grupamento Motorizado, que levou à avenida viaturas operacionais utilizadas diariamente nas ocorrências. A Polícia Civil também fez uma demonstração da corporação e de seus equipamentos táticos.

Marcaram presença no evento os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social); Túlio Vilaça (Casa Civil); Juliana Gouveia (Mulher); Yanne Telles (Criança e Juventude), além dos secretários executivos Cassiana Lima (Secretaria de Educação), Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Coronel PM Romero (Casa Militar).

Representando as forças militares e policiais, estiveram presentes o Brigadeiro Marcelo Schiavo (Comandante do II Comando Aéreo Regional); Coronel Iremberg Leal (Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco); Coronel Ivanildo Torres (Comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco); Coronel Carlos Lopes (subcomandante geral da Polícia Militar de Pernambuco); Cleiton Medeiros (superintendente regional da Polícias Rodoviária Federal); Felipe Ranier (superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal); Renato Rocha (chefe da Polícia Civil de Pernambuco); e Wagner Bezerra (gerente-geral da Polícia Científica de Pernambuco).

Também participaram da solenidade José Paulo Cavalcanti Filho, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco; Dandy Pessoa, Defensora Pública de Pernambuco; Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança da cidade do Recife; e os deputados estaduais William Brígido e Wanderson Florêncio e os cônsules Serge Gas (França), Julieta Grande (Argentina) e Lan Heping (China).