Renan Filho garante reinclusão do trecho de Pernambuco na Transnordestina

02/09/25
Por Carol Brito
http://blogfolhadosertao.com.br
“Transnordestina voltou no Nordeste, mas voltou em Pernambuco também”, declarou o ministro

Infra licita trecho da Transnordestina em PE no 2º semestre de 2025 - Folha PE

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou, durante a abertura do Fórum Nordeste 2025, nesta segunda (1º), que a licitação da construção da Transnordestina será lançada em outubro. O gestor afirmou que a obra é uma prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e relembrou que o trecho da obra que liga o município de Salgueiro ao Porto de Suape foi retirado do traçado da ferrovia pelo governo passado. Contudo, ele garantiu que a reinclusão do trecho de Pernambuco na Transnordestina foi um pedido direito do chefe do Executivo federal.

“Em outubro, vamos lançar o edital”, garantiu. Segundo ele, o projeto está pronto para lançar a licitação e a ordem de serviço da obra será lançada em breve.  “Quando licitarmos (o trecho pernambucano da Transnordestina), eu quero voltar aqui para dar a ordem de serviço e para dizer ao povo pernambucano que a Transnordestina voltou no Nordeste, mas voltou em Pernambuco também. E eu acho que esse vai ser um incentivo muito grande ao desenvolvimento do Estado”, assegurou Renan Filho.

“Não há estratégia para desenvolvimento do Nordeste excluindo o estado de Pernambuco dela. E isso ficará consignado”, declarou Renan Filho em seu discurso, quando adiantou que o edital será pubicado em outubro. “Quando licitarmos quero voltar aqui ára dar a ordem de serviço para dizxer que a Transnordestina voltou no Nordeste, mas voltou em Pernambuco também. E esse será um incentivo muito grande ao estado”, disse.

“O presidente Lula deve vir inclusive a Pernambuco para dar a ordem de serviço, mas eu vou por esses dias conversar com o Ministro de Transportes, confirmar essas questões, na conversa que nós tivemos com o Ministro do Desenvolvimento Regional, é uma unanimidade, que essa é uma questão extremamente prioritária, que nós temos de avançar nela”, comentou o senador Humberto Costa (PT).

O Fórum Nordeste 2025 tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Suape, FMC, Sudene, Copergás e Neoenergia. Apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fertine e NovaBio. Como apoio técnico conta com o Sindaçúcar-PE. O evento é uma realização do Grupo EQM.

 

Bolsonaro não comparecerá ao STF para fase final de seu julgamento

02/09/25

Por AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

O  ex-presidente é acusado de ter conspirado para impedir a posse de Lula após as eleições de 2022

Bolsonaro: novo indiciamento da PF aumenta pressão às vésperas de julgamento/Foto: Ton Molina/STF

Bolsonaro: novo indiciamento da PF aumentou pressão às vésperas de julgamento (Foto: Ton Molina/STF)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não comparecerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante a fase final do julgamento contra ele por golpismo, que começa nesta terça-feira (2) e se estenderá até 12 de setembro, informou à AFP um de seus advogados.

Bolsonaro, de 70 anos, é acusado de ter conspirado para impedir a posse de seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após as eleições de 2022.

Questionado sobre se o ex-presidente estaria presente na sala do tribunal durante essa fase, seu advogado Celso Vilardi respondeu: “Ele não irá”.

O réu não é obrigado a fazê-lo, segundo as regras do Supremo.

A fase final do julgamento começa nesta terça-feira com as deliberações dos ministros do STF em Brasília para decidir se condenam ou absolvem Bolsonaro e sete de seus antigos colaboradores.

O ex-mandatário encontra-se desde o início de agosto em prisão domiciliar na capital federal e é obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica, por descumprir uma proibição de se manifestar nas redes sociais.

O ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, ordenou reforçar as medidas de segurança em torno da residência de Bolsonaro na véspera da etapa da sentença judicial, por considerar que existe “risco de fuga”.

Bolsonaristas realizaram manifestações de apoio no domingo em frente à sua casa, enquanto a sentença do Supremo é esperada para a próxima semana.

Bolsonaro pode ser condenado a até 43 anos de prisão.

Ele afirma ser inocente e diz ser um perseguido político.

Transnordestina se une à pauta das energias renováveis

02/09/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Ferrovia teve destaque durante o Fórum Nordeste 2025, realizado pelo Grupo EQM
A pauta sobre energias renováveis, incluindo biocombustíveis e energia limpa, que norteou a 14ª edição do Fórum Nordeste 2025, ganhou um novo tema: a Ferrovia Transnordestina.

Provocado pelo anfitrião do evento, o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, o assunto emparelhou as discussões.

O presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco expôs que o estado se tornou alvo de violência recente ao não receber a oportunidade de construir o eixo da ferrovia na mesma velocidade empreendida no Ceará.

“Perpetraram uma violência contra Pernambuco. E ela é recente. Não é na Coroa nem no Império. É no regime republicano.” A Transnordestina, como enfatizou o empresário, não é apenas uma ferrovia, é um eixo de desenvolvimento.

A resposta do ministro dos Transportes, Renan Filho, participante do fórum, veio de imediato. O edital de licitação para retomada das obras no trecho entre o município de Salgueiro, Sertão Central, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana, será publicado em outubro.

A decisão é política. Recupera o moral de Pernambuco que em dezembro de 2022, no fim do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, viu seu potencial ser desprezado.

E, sim, o edital não é tudo. Entre ele e a obra concretizada existe uma distância que não se acredita curta. Mas é um primeiro passo. Sem ele nada sairá do lugar.

O anúncio é potente e enche de esperança a região: por uma economia mais robusta,  mais empregos, mais competitividade. E chega como um elo, fortalecendo os estados nordestinos.

Nada é por acaso
O edital da Transnordestina não chega por acaso. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o secretário de Desenvolvimento Econômico Guilherme Cavalcanti ressaltam ser resultado de “muita luta”. A gestora lembrou não terem sido poucas as vezes que lhe pediram para desistir e cuidar só da BR-232. Não descansaram.

Briga de todos
Os três senadores por Pernambuco – Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão – e parte da bancada na Câmara se mobilizaram pela Transnordestina desde o início da terceira gestão do presidente Lula. Apostam na ordem do serviço até o fim deste ano.

Salvação
O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, era só alegria com o anúncio da Transnordestina. “Tenho certeza de que essa será a redenção para o Sertão.” Segundo o ministro Renan Filho, a obra gera hoje quatro mil empregos e, com Pernambuco, chegará a seis mil.

Ofensiva
No dia em que inaugurou a sede do PSD no Recife, a governadora Raquel Lyra e o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, filiaram o 70º prefeito à legenda. Evaldo Bezerra, de Mirandiba, no Sertão, foi eleito pelo PSB do prefeito da capital, João Campos.

 

Ao lado de Kassab, Raquel inaugura sede do PSD e filia prefeito

02/09/25

Por Anthony Santana – Blog da Folha

http://blogfolhadosertao.com.br 

O julgamento de Bolsonro e mais sete réus. Veja o cronograma

02/09/25

Por Aisha Vitória/JC

http://blogfolhadosertao.com.br

Ex-presidente será julgado pela 1ª Turma do STF nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro; dinâmica da sessão e possíveis desdobramentos são explicados

Supremo Tribunal Federal (STF) dará início nesta terça-feira (2) ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros acusados no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.

A análise será feita pela 1ª Turma da Corte, composta por cinco ministros, e seguirá um cronograma que pode se estender por vários dias.

Etapas do julgamento

O cronograma definido pelo STF estabelece que o julgamento terá início com duas sessões, às 9h e às 14h. Na quarta-feira (3) haverá apenas a sessão matutina à partir das 9h.

O processo será retomado na terça-feira (9), também em dois turnos, às 9h e às 14h. Para quarta-feira (10), está prevista sessão única, às 9h.

A última data marcada é na sexta-feira (12), com duas sessões às 9h e às 14h.

O julgamento começará com a abertura oficial, conduzida pelo presidente da turma, ministro Cristiano Zanin.

Na sequência, o relator do caso, Alexandre de Moraes, fará a leitura de seu relatório, que deve durar de três a quatro horas.

Após essa fase, o Procurador-Geral da República, Paulo Gozaga Gonê, fará a sustentação oral da acusação.

Em seguida, será a vez das defesas: cada advogado terá até uma hora para apresentar seus argumentos perante os ministros.

JULGAMENTO DE BOLSONARO AO VIVO: acompanhe o primeiro dia do processo do ex-presidente e aliados

Ordem dos votos

Encerradas as sustentações, terá início a votação. O primeiro a se pronunciar será o relator Alexandre de Moraes.

Vamos conversar no ZAP?Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

Possíveis adiamentos

O cronograma prevê sessões nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Caso algum ministro peça vista, ou seja, mais tempo para analisar o processo, o julgamento poderá ser interrompido e retomado posteriormente.

Assim, embora as datas estejam marcadas, o desfecho pode demorar.

“Na verdade, essa pauta vem travando outras pautas importantes do Supremo, porque hoje essa é a pauta mais importante. Eu acho que não só o Supremo espera, mas a comunidade jurídica espera que depois desse julgamento, esse assunto seja, de certa forma, encerrado. Que se vire a página em relação a essa situação de golpe.”, acrescenta a advogada criminalista e doutora em processo penal, Carol Amorim, em entrevista à Rádio Jornal.

Em Salgueiro: Prefeitura realiza mais uma edição da Festa de Umãs e entrega ambulância à comunidade do Distrito

02/09/25

Ascom PMS

http://blogfolhdosertao.com.br

Os moradores de Umãs, um dos distritos mais populosos  do município de Salgueiro, vivenciaram dias de muita fé, cultura e tradição no último fim de semana, com a realização da Festa de Agosto 2025. A prefeitura assegurou mais uma edição da festa tradicional, com a contratação dos artistas e instalação de toda a estrutura de palco, som, luz e barracas na Praça da Capela.

O evento começou na noite de sábado, 30 de agosto, com presença do prefeito Fabinho Lisandro, acompanhado de vereadores e lideranças comunitárias. Ele abriu a festividade contemplando o distrito com uma ambulância 0 km para atender às necessidades da vila e dos sítios adjacentes.

Após as falas do prefeito e demais autoridades, os moradores locais e visitantes curtiram muito forró e suas variações, como o piseiro e o forró de vaquejada. Subiram ao palco, Júnior Silva, Dan Aleixo e Ranieri Vaqueiro, que não deixaram ninguém parado ao som contagiante de suas músicas.

No domingo a programação começou cedo, com a tradicional cavalgada e a Missa do Vaqueiro na Praça da Capela. Depois foi servido almoço para a vaqueirama na quadra poliesportiva, animado por Geraldo do Poço Cercado, e em seguida aconteceu pega de novilhas na caatinga. À noite, o evento foi encerrado com shows de Irmãos Nordestinos, Rodrigo Xonado, Matheus O Matt e Kinho Callou.

A festa movimentou Umãs e reforçou a parceria entre o governo municipal e a comunidade, através de muito diálogo e cooperação. Essa parceria permitiu que algumas atrações fossem inseridas na programação a pedido da comissão organizadora do evento, adequando a grade ao gosto musical da população do distrito. O balanço é de sucesso, que deve se repetir na edição de 2026.