26/08/25
Um apelo necessário às autoridades após agressão a profissionais de saúde

Dirijo-me respeitosamente às autoridades de saúde de Salgueiro – senhora Secretária, senhor Prefeito e demais responsáveis – para solicitar com urgência a implementação de medidas de segurança na UPA 24 horas. Nos últimos dias, temos tomado conhecimento de situações inaceitáveis de agressões contra profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da população, respeitando os protocolos de atendimento estabelecidos pelas normas vigentes.
Na noite desta sexta-feira, 22, vivenciei pessoalmente a gravidade desta situação quando minha neta, médica de plantão, foi agredida pelo pai de uma criança que aguardava atendimento. Importante esclarecer que não se tratava de caso de urgência – era uma senha azul – e mesmo assim o agressor não respeitou os procedimentos. A situação foi tão grave que necessitou da intervenção da Polícia Militar.
É fundamental lembrar que ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão por força de lei. Infelizmente, algumas pessoas insistem em impor sua ignorância e desrespeito onde chegam, criando um ambiente hostil para quem está cumprindo seu dever profissional com dedicação e competência.
A UPA de Salgueiro conta com servidores abnegados e altamente qualificados, em sua maioria mulheres que, embora sejam fortes e competentes, já cumprem suas missões específicas de cuidar da saúde da população. Não é justo que tenham que enfrentar também a violência de pessoas que se acham no direito de “ditar as ordens” onde chegam.
Estamos prontos para discutir este assunto onde for necessário e esperamos que as autoridades tomem as providências cabíveis para proteger nossos profissionais de saúde. Também, agradecemos antecipadamente pela atenção que venha a ser dispensada a esta questão urgente, especialmente com imediata implementação das medidas de segurança necessárias.