10/08/25
Por Patrick Florêncio
http://blogfolhadosertao.com.br
1-A primeira mulher nordestina a subir num palco tocando sanfona, formou, aos 12 anos, seu primeiro grupo de forró.
2- Nascida em Salgueiro, no Sertão Central, Terezinha do Acordeon, pioneira entre mulheres sanfoneiras, começou a tocar ainda na infância. Gravou dez discos, participou de turnês internacionais e fundou o Bloco Sanfona do Povo. Liderança no forró, atua também em projetos beneficentes e é maestrina da Orquestra Sanfônica de Pernambuco.
Com mais de uma dezena de discos no currículo, Terezinha do Acordeon comemorou 60 anos de estrada em 2024, com direito a uma exposição sobre sua vida e obra em Olinda. Reconhecida como a primeira mulher sanfoneira do forró, a artista também fundou a Troça Carnavalesca Sanfona do Povo e a Orquestra Sanfônica de Pernambuco. Todas essas contribuições para a cultura local renderam a Terezinha o título de cidadã recifense em 2017.
“Só lamento que neste mês de junho, quando festejamos nossa tradição, mês tão nosso, tão nordestino, grande parte de nossos artistas não estejam se apresentando. Parabenizo a Prefeitura do Recife pela excelente grade de programação, dando vez aos nossos forrozeiros, aos nossos sanfoneiros. Em junho a festa é nossa”, afirma Terezinha.
E ela segue incansável na valorização de nossas tradições e até comentou, durante a entrevista, que sempre recebe mensagens de jovens sanfoneiras de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, que lhe parabenizam e afirmam terem sido inspiradas por ela. Motivo de orgulho para Terezinha e para nós também.
Acompanhe a trajetória de Terezinha acessando seu perfil no Instagram