09/08/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br

Por Betânia Santana e Ryann Albuquerque – Blog da Folha
Em meio à crescente pressão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos de publicidade, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem optado por não comentar diretamente o assunto. Em vez disso, a gestora intensificou as agendas de governo no Recife, defendendo resultados concretos e a retomada do desenvolvimento.
“Eu não reajo a isso. Eu fui eleita para fazer diferença, e a diferença que a gente tem feito é fazer Pernambuco crescer, mas sem deixar ninguém para trás”, afirmou a governadora, nesta quinta-feira (7), durante a solenidade de formatura da primeira turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância do Brasil.
Na cerimônia, que capacitou 101 profissionais para atuação conjunta nas áreas de saúde, educação e assistência social, a governadora também mencionou o esforço do estado para retomar obras paralisadas.
“Pernambuco é o estado que mais retomou obra paralisada no Brasil. Recebemos, infelizmente, em 2022, o título de estado com mais obras paradas — e o Hospital da Mulher do Agreste é um deles. Uma obra de R$ 65 milhões paralisada há mais de 10 anos, e hoje ela traz esperança para muita mulher, para muita criança pernambucana”, destacou Lyra.
Foco no trabalho
No dia seguinte, sexta-feira (8), Raquel Lyra seguiu com a mesma estratégia discursiva durante a entrega de duas quadras poliesportivas em escolas estaduais da capital, como parte do Programa Quadra Viva. Questionada sobre a CPI, a governadora respondeu:
“Ah, eu gosto de trabalhar, então eu fui formada pra isso, né? E a minha vida eu dedico ao serviço público e eu adoro o que eu faço. E tem muita gente boa que me ajuda, veja só, os meninos estão aqui porque acreditam em mim. Se eles não acreditassem, não estavam aqui reivindicando nada, né? E é muito bom a gente ter gente que nos cobra, que está junto da gente, incentivando a fazer mais e mais rápido, e poder entregar, porque Pernambuco tem pressa. E eu digo sempre: nada, nada, nada, nada vai desviar a gente do nosso foco, do nosso caminho, que é entregar um Estado muito melhor do que o que a gente recebeu — e isso já está acontecendo.”
As falas foram dadas durante visita à Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Cândido Duarte, no bairro de Apipucos. Mais tarde, a governadora também participou da entrega de outra quadra na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, em Água Fria.
Mesmo sem citar a CPI, Raquel Lyra reforçou a legitimidade de sua gestão com entregas e reafirmações de compromisso.
“A oposição tem seu papel. A gente vive numa democracia. O nosso governo tem que trabalhar, entregar resultado”, declarou ainda na agenda de quinta-feira.
A CPI foi protocolada por deputados da oposição para apurar possíveis irregularidades em contratos de publicidade. Com assinaturas suficientes, a comissão será instalada nos próximos dias. Até o momento, a governadora mantém a estratégia de responder com ações e presença no território.