Raquel Lyra comanda formatura de 2.299 novos policiais militares em Pernambuco que fortalecerão a segurança no Estado

13/08/25
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Reforço no efetivo das forças de segurança no Estado faz parte do programa Juntos pela Segurança, lançado em 2023, e representa o maior ingresso na corporação em anos
Solenidade de formatura dos novos policiais militares foi marcada pela emoção
Formatura oficial dos novos policiais militares foi realizada  na Arena Pernambuco 
 
Pernambuco viveu um dia histórico, nesta terça-feira (12), quando passou a contar com 2.299 novos policiais militares após anos sem um aumento expressivo no efetivo. Dentro das ações do programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra comandou, diante de familiares e autoridades, a solenidade de formatura, na Arena de Pernambuco, da turma batizada de Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco, composta por 1.979 homens e 320 mulheres, que passam a integrar o Quadro Policial Militar Geral (QPMG) da corporação. Nesta terça, os novos soldados foram nomeados no Diário Oficial do Estado e, a partir da próxima segunda-feira (18), estarão nas ruas servindo à população pernambucana, representando o maior ingresso da instituição em anos. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento. 
 
“Hoje é um dia de muita alegria com a formação de 2.299 policiais militares que passam a servir ao Governo de Pernambuco. São homens e mulheres que dedicaram a sua formação por sete meses, que fizeram uma grande disputa para poder entrar nesse concurso e que agora vão servir ao nosso Estado. Eles vão estar nos 184 municípios pernambucanos, distribuídos de acordo com a necessidade de segurança. E o que queremos dizer ao povo de Pernambuco é que o trabalho não para, vamos continuar nos dedicando para permitir que nosso Estado seja um lugar seguro para todos”, celebrou a governadora Raquel Lyra.
 
Durante a solenidade, a governadora e a vice-governadora entregaram, simbolicamente, itens de segurança a alguns novos policiais, para formalizar que esta é a primeira turma de formandos que já vai para rua com seus equipamentos individuais. Uma das formandas é a soldado Maria Karolyne, 19 anos, de Palmares, que fez questão de homenagear sua família com sua conquista pessoal e coletiva. “É uma emoção muito grande poder representar todas as mulheres aqui e poder servir a todo o povo de Pernambuco. E é de grande emoção poder honrar a minha família, eu agradeço todos os dias por tudo o que fizeram por mim”, comemorou a soldado Maria Karolyne.
 
Os novos integrantes da Polícia Militar de Pernambuco concluíram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP/PM 2024), realizado entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de julho de 2025. A capacitação dos novos soldados foi realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), nos polos Curado e Imbiribeira, sob supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e a coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMPE. 
 
“Eles já começam a trabalhar na próxima semana, num primeiro momento em duplas ou trios a pé. No próximo mês vamos começar uma nova turma com mais 2.400 soldados para formar no final de março do ano que vem, e há ainda a previsão de entrada de 450 oficiais da Polícia Militar, 300 já em formação. Até o próximo ano serão 7 mil novos policiais que chegam para mudar para melhor a realidade da segurança pública em Pernambuco”, reforçou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
O curso teve carga horária de 1.080 horas-aula e incluiu 36 disciplinas, como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo. “É claro que esse time vem reforçar, consideravelmente, a equipe que já está em campo. Nós temos uma equipe que há 14 meses conseguiu e vem conseguindo diminuir os índices de homicídio, os índices de crime violento contra o patrimônio. A gente acredita que teremos índices ainda melhores, como também a sensação de segurança para a própria população pernambucana”, destacou o Coronel Ivanildo Torres, comandante da PMPE. 
 
A segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE está prevista para setembro deste ano, com mais 2.400 alunos. Com isso, até 2026, o efetivo da Polícia Militar deverá aumentar em cerca de um terço, ampliando a capacidade operacional e a qualidade do serviço prestado à população pernambucana.
 
“Quero saudar a todos os formandos e dizer a eles que Pernambuco deposita uma esperança muito grande. A maior formatura de soldados da PMPE foi feita pelo atual Governo do Estado, que está mudando a história da segurança pública de Pernambuco”, celebrou o deputado estadual Antônio Moraes. Por sua vez, o deputado estadual Joel da Harpa registrou a alegria do momento. “É de arrepiar ver o quanto o sonho desses jovens, dessas famílias, desses filhos, daqueles que lutaram diuturnamente para chegarem até aqui, hoje se concretiza nessa formatura tão bonita”, pontuou.
 
Ainda durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause e o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, receberam uma medalha outorgada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias e Bombeiros do Brasil, pelo trabalho de fortalecimento e apoio às forças de segurança.
 
Até 2026, o programa Juntos pela Segurança prevê o ingresso de mais de 7 mil novos profissionais nas forças de segurança, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares. Todos foram selecionados por meio de concurso público estadual, com investimento superior a R$ 1 bilhão. No final de julho, a governadora comandou a solenidade de conclusão da primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), com 280 novos soldados formados.
 
Participaram da solenidade os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Ana Maraíza (Administração) e Juliana Gouveia (Mulher); os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Henrique Queiroz Filho, Pastor Cleiton Collins, Socorro Pimentel, João Paulo, Joaquim Lira e Renato Antunes. Também estiveram presentes Renato Rocha, delegado Geral da Polícia Civil; Wagner Bezerra, gerente Geral da Polícia Científica; Daniel Silvestre, corregedor Geral da Secretaria de Defesa Social; Cel Linaldo, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPE; e Cel Lopes, subcomandante Geral PMPE. Ainda esteve no evento o prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Teca.
 

Fotos  Miva Filho/ Américo Nunes/: Yêdo Leonel

 

 

Deixe um comentário