A Prefeitura de Lagoa Grande, através das secretarias de Assistência Social; Educação, Cultura, Turismo e Esporte; e Saúde, promoveu nesta terça-feira 12 ), a abertura oficial da campanha ‘Agosto Verde’, mês dedicado à primeira infância.
Estiveram presentes integrantes da administração municipal como o secretário de Gabinete, representando a Prefeita Catharina Garziera, representantes do Governo de Pernambuco, especialistas de órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselheiro Tutelar, entre outros convidados. O evento foi realizado no Centro de Treinamento e Aprendizagem de Lagoa Grande (CTA).
As atividades serão desenvolvidas ao longo do mês. Ana Patrícia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destaca que, desde 2021, Lagoa Grande conta com a Rede Municipal da Primeira Infância. Ela frisa que o Plano Decenal da Primeira Infância é um dos resultados em execução, fruto das discussões promovidas por essa rede de apoio no município.
“Essa foi uma construção conjunta. A primeira infância é o momento mais importante da vida do ser humano. É a fase em que a criança está mais aberta a mudanças; portanto, é fundamental que existam sempre programas e projetos voltados à defesa dessa criança em áreas como saúde e nutrição, além de garantir, junto à rede da primeira infância, a proteção e os direitos de cada uma delas”, afirmou a conselheira.
Representando o governo estadual na solenidade, Maria Adélia Gonçalves, coordenadora da primeira infância do SUAS na Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, ressaltou que a presença do Estado reforça a importância dos investimentos nas políticas públicas voltadas à primeira infância e a forma como devem ser executadas.
“Estamos aqui pela primeira vez para viabilizar a integração da parte teórica com as estratégias do município, respeitando os costumes, a cultura e a territorialização, dentro das práticas públicas já oferecidas. Trazemos essa intersetorialidade para que os atores de Lagoa Grande dialoguem e tracem fluxos de trabalho e atendimento para a população que mais precisa desses serviços”, disse Adélia.
A presença do Conselho Tutelar é considerada fundamental na execução das estratégias e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da rede de apoio à primeira infância no município. Entre outras funções, o órgão contribui com dados e diagnósticos para a execução eficaz desse trabalho.
“Mostramos as dificuldades, as perspectivas e a realidade de fatores como casos de prostituição infantil, abuso sexual e abandono de incapaz, para que, em eventos como este, possamos buscar alternativas e projetos que realmente funcionem para retirar essas crianças desse ciclo vicioso. É um trabalho que não se faz individualmente, mas de forma coletiva, para que possamos construir um futuro mais promissor para nossas crianças”, destacou o coordenador do Conselho Tutelar de Lagoa Grande, Josemar Ramos.
As secretárias Joseilde Paulino (Educação, Cultura, Turismo e Esporte), Ana Araújo (Saúde) e Maria Eliene Neri Martins (Assistência Social) reafirmaram o compromisso de cada pasta e da prefeita Catharina Garziera com a proteção, o desenvolvimento e o futuro das crianças de 0 a 6 anos, período correspondente à primeira infância.
“É um trabalho conjunto e interligado. Precisamos proteger, acompanhar e estar sempre presentes”, assinalou Ana Araújo.
“Investir na primeira infância é investir em um futuro mais justo, mais saudável e mais humano. Significa garantir acesso à educação infantil de qualidade, com profissionais capacitados e ambientes acolhedores. Significa promover políticas públicas integradas, que envolvam saúde, educação, assistência social e proteção. E significa apoiar as famílias e cuidadores, reconhecendo que ninguém educa sozinho”, completou a secretária Joseilde Paulino.
“É de extrema importância realizar eventos que unifiquem forças em prol de crianças e adolescentes. Agradeço essa união, que passa pelo compromisso de nossa prefeita Catharina Garziera, pelo SUAS, pela nossa palestrante que representou o governo estadual, por toda a equipe da Assistência Social e, em especial, por todos que fazem o programa Criança Feliz, que vivenciam a realidade das famílias e não medem esforços para cumprir seu papel em uma grande corrente pelo bem da primeira infância em nosso município”, concluiu Eliene Neri Martins.
Fotos: Santiê Comunicação