Hoje em Brasília: Governadores do Nordeste e federações setoriais se reúnem para buscar soluções para os impactos do tarifaço

05/08/25

Thatiany Lucena

http://blofolhadosertao.com.br

Representantes das indústrias se reuniram nesta segunda-feira (4) para debater soluções ao tarifaço no Nordeste; Na terça-feira (5), a  governadora de Pernambuco, Raquel Lyra  levará pautas à Brasília

Nesta segunda-feira (4), representantes da das federações de indústria da região, se reuniram para tratar sobre as principais reivindicações do Nordeste em torno do tarifaço/Foto: Crysli Viana/DP Foto

Nesta segunda-feira (4), representantes da das federações de indústria da região, se reuniram para tratar sobre as principais reivindicações do Nordeste em torno do tarifaço (Foto: Crysli Viana/DP Foto)

 

Às vésperas do tarifaço, os governadores do Nordeste levarão ao Governo Federal soluções para amenizar os impactos da sobretaxação na região. Na manhã desta terça-feira (5), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e de outros estados participam de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). O chamado “Conselhão”, em Brasília, será com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o presidente Lula.

À tarde, os governadores também participam de assembleia do Consórcio Nordeste. Até o momento, a assessoria do governo do estado não confirmou a participação da governadora nesta agenda. Entre as principais pautas no estado, estão a criação de uma linha de crédito para os setores impactados pelo tarifaço e a compra, pelo estado, de frutas não exportadas para uso na merenda escolar.
INDÚSTRIA
Nesta segunda-feira (4), representantes da das federações de indústria da região se reuniram para tratar sobre as principais reivindicações do Nordeste em torno do tarifaço. Na lista, está a tentativa de uma prorrogação do início da aplicação da sobretaxação, aumentando assim o tempo de diálogo. Outra questão defendida pelo setor é a não aplicação da reciprocidade sobre os produtos americanos ao Brasil, medida que poderia gerar outros impactos no país.

O setor também reivindica ajuda por meio de empréstimos para as indústrias que serão impactadas, mas as diretrizes para as linhas de crédito, segundo o setor, só serão definidas após o início do tarifaço, nesta quarta (6).

DIÁLOGO

“Chegaremos a um acordo com o diálogo e não ter esse ‘perde-perde’ e sim ‘ganha-ganha’. Defendo a união de todos os estados, de todas as federações e as indústrias dos estados do Nordeste”, destaca. Pereira elogiou a atuação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) diante do cenário.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reforça que o diálogo deve ser também na busca por  mercados alternativos.

Cabral destaca também o redirecionamento de alguns produtos para o mercado interno do Brasil. Ele cita uma medida já sinalizada pela governadora Raquel Lyra, que é a compra de produtos pelo próprio estado.

Deixe um comentário