09/08/25
Folhape Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Em uma semana com ameaça de CPI, para investigar contrato de publicidade, e com a oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco cobrando atenção do governo ao estado e especialmente à capital, a governadora Raquel Lyra (PSD) acelerou as agendas no Grande Recife. Na região, seu principal oponente e possível adversário ao Palácio das Princesas, o prefeito João Campos, transita com desenvoltura.
“Eu não reajo. Eu ajo”, disse, em entrevista ao fim de uma das programações. Em quatro dos últimos cinco dias, a governadora participou do lançamento de novas linhas de produção da Heineken, em Igarassu; anunciou a instalação do núcleo de empreendedorismo e resistência digital (Nerd), no Bairro do Recife; prestigiou a abertura do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), em Olinda; começou a restaurar o Túnel Felipe Camarão, um dos acessos ao Aeroporto do Recife, e fechou a sexta-feira entregando quadras poliesportivas em quatro escolas estaduais. Todas na capital. Transformou a primeira entrega, na Escola de Referência Cândido Duarte, na Zona Norte, em algo semelhante a uma audiência pública.
Para quebrar reclamações de falta de diálogo, reuniu alunos em círculo. Ouviu queixas e cobrou respostas da gestão escolar. Prometeu até setembro instalar ar-condicionado e inaugurar a reforma da unidade ainda este ano. Também garantiu aulas de reforço para quem vai fazer o Enem. “Adoro o que faço. E os meninos estão aqui porque acreditam em mim.” No final, foi chamada de “diva” pela garotada.
ESCOLHA DOS POTENTES Contando com os 13 deputados estaduais e sete federais que a federação União Progressistas terá a partir do dia 19, o deputado federal Eduardo da Fonte declarou à Rádio Folha FM 96,7 ser o grupo que escolherá qual palanque vai apoiar em 2026. “Não são os palanques que vão escolher o União Progressistas.”
INTERVENÇÃO O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, mostra força junto ao presidente Valdemar da Costa Neto. A nacional interveio e destituiu o ex-ministro Gilson Machado do comando do partido no Recife. O vereador Paulo Muniz assume os trabalhos.
CARNAVAL EM PAUTA A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), fez ontem a primeira reunião após a mudança dos titulares das Secretarias de Educação e de Cultura. A organização para as prévias carnavalescas, que têm começado cada vez mais cedo, entrou em pauta.
COM A BOLA TODA Depois do atraso na entrega de fardamento e kits escolares, o secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro Filho, respira aliviado. Já planeja 2026. Quer terminar 2025 com as 1.072 escolas climatizadas e, até junho, 330 quadras construídas ou requalificadas.