Em Salgueiro: Conferência Municipal da Saúde debate o fortalecimento da saúde pública no município

13/08/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Com o tema “Fortalecimento da saúde Salgueiro com participação popular: Desafios e avanços no SUS”, o evento discutiu os seguintes eixos temáticos: Atenção Primária: porta de entrada e seus desafios; Inovação em Saúde: tecnologia e práticas na melhoria da atenção; Vigilância em Saúde, ações de controle e promoção; e Gestão participativa, planejamento e participação popular: fortalecendo a construção do SUS.

Estiveram presentes no evento o prefeito do município, Fabinho Lisandro; a secretária municipal de Saúde, Cláudia Pereira; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geanne Paixão; a diretora municipal de Atenção Básica e Ações Estratégicas, Ericláudia Gomes; o diretor do Hospital Regional de Salgueiro, Allain Carvalho; a diretora da UPA 24h, Cinthia Quirino; a coordenadora da UPAE Salgueiro, Keyla Quirino; o procurador municipal Sávio Pires; e Luciano Lindolfo, representando a VII GERES.

O Poder Legislativo também se fez presente, representado pelo presidente da Mesa Diretora, Léo Parente, além de Flávio Barros, Pitel Filho e Baldinho dos Anjos. Eles contribuíram apresentando as principais demandas da população e sugerindo ações para que a saúde pública melhore cada vez mais no município. “Falar de conferência de saúde é reafirmar o compromisso com a saúde e com as pessoas do nosso município”, disse Léo.

Em sua fala, a secretária municipal de Saúde destacou a importância da ação. “Essa 11ª Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático de escuta e construção coletiva, no qual cidadãos, profissionais, gestores e conselheiros se reúnem para dialogar, avaliar e planejar o futuro da nossa saúde pública”, afirmou Cláudia, anunciando a aquisição de cinco ambulâncias para a frota da secretaria, muito solicitadas nas pré-conferências realizadas pela prefeitura nos distritos de Umãs, Pau Ferro, Conceição das Crioulas, Vasques e na sede do município.

O prefeito falou em seguida, salientando a importância da escuta popular e enaltecendo os serviços prestados pelo SUS à população. “Ninguém, absolutamente ninguém, faz nada sozinho e sem a participação popular. Sem escutar o nosso povo, a nossa gente, que é quem de fato precisa e quem de fato utiliza os serviços, os nossos equipamentos de saúde. [Quem] utiliza o maior plano de saúde do mundo, que é o SUS. Então viva o SUS! A gente não pode nunca, nunca, em tempo algum, achar ou diminuir a qualidade e, principalmente, a vontade dos que fazem o nosso SUS”, enfatizou.

Deixe um comentário