Com reunião da CPI na Alepe adiada e assessor pedindo exoneração, governo ganha fôlego

22/08/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Oposicionistas vão recorrer para validar escolha do presidente e encaminhar trabalhos da comissão
Tudo pode mudar nas próximas horas. Mas é certo que depois de dias tensos, o governo ganhou algum fôlego para enfrentar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na terça-feira e que vai investigar possíveis irregularidades em contratos do Executivo estadual.

Embora aparecesse na agenda da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) até as 21h de ontem, a reunião extraordinária agendada para hoje está cancelada.

O magistrado entendeu que a reunião descumpriu regras do Estatuto Nacional do PSDB, entre elas o prazo mínimo de 25 dias para convocação. “Não é possível fazer política ignorando leis, regimentos, regras. Confio na Justiça”, afirmou a deputada.

A oposição deve recorrer.

Pouco antes do cancelamento, o assessor do governo Manoel Medeiros Neto pediu demissão. Admitiu ser autor de denúncias, inicialmente anônimas, contra a deputada Dani Portela (Psol).

Na quarta havia sido apontado pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), como suspeito de ser o mentor de uma ‘milícia digital’ com ataques a, pelo menos, 16 parlamentares.

Prometeu registrar ocorrência e pedir investigação porque a Superintendência de Inteligência do Legislativo ‘devassou’ sua vida sem autorização judicial. A decisão dele reduz o desgaste do governo de ter que exonerá-lo.

Programação mantida
Em meio às discussões sobre a CPI para investigar contratos do Executivo, a governadora Raquel Lyra (PSD) manteve o Ouvir para Mudar e o Festival Pernambuco Meu País. Ontem visitou Palmares, na Mata Sul. Hoje estará no Agreste: Garanhuns e Caruaru, para escutas e entregas, e à noite em Gravatá, onde tem festa até domingo.

Oposição lúcida
O vereador Paulo Muniz, novo presidente do PL no Recife, defendeu uma atuação com equilíbrio e responsabilidade. “Não podemos ter uma oposição cega, raivosa, louca, com traços de psicopatia, que não vê nada de bom em nada”, disse à Rádio Folha.

Sem mandato
A desembargadora eleitoral Karina Aragão alegou fraude à cota de gênero e o TRE-PE decidiu, por unanimidade, cassar a chapa proporcional do PT em Barreiros. Com isso, o vereador Walter Buarque de Lima, eleito em 2024, perde o mandato. Ainda cabe recurso.

Encontros estratégicos
Em Brasília, o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, teve uma série de reuniões. Esteve com o presidente do TCU, Vital do Rêgo; com representantes da Associação Brasileira de Terminais Portuários; e da Infra S.A., estatal que monitora projetos de infraestrutura em vários estados.

Deixe um comentário