Base na Alepe quer o governo negociando o que mais interessa aos deputados

20/08/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br

Deputados sabem que não há mais tempo para rearrumar a CPI, mas ainda apostam em melhor relação com o Executivo

A oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pegou o governo do estado de surpresa ao filiar os deputados Diogo Moraes, Júnior Matuto e Waldemar Borges, todos do PSB, a legendas que na Casa estão com a governadora Raquel Lyra (PSD):PSDB, MDB e PRD, respectivamente.

A movimentação garante a presença majoritária dos opositores na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que será instalada, às 8h desta terça-feira, para investigar contratos do Executivo.

Deputados da base governista reconhecem que não há mais tempo para rearrumar a composição da CPI, mas esperam que a manobra da oposição sirva também para que a Casa Civil comece a fazer o que consideram “política de verdade”.

Chame os deputados e realize o que a caneta permite: ofereça cargos e assegure apoio na eleição do próximo ano. Alegam que não adianta a governadora mandar recados para a oposição em discursos durante eventos de entregas e assinaturas de ordem de serviço.

Ontem, em Carpina, na segunda edição do Ouvir para Mudar, Raquel Lyra voltou a subir o tom.

A recomendação do governo é que os deputados da base não se intimidem e marquem presença na instalação da CPI.

União Progressista
Governistas fazem contas para saber se conseguem mudar a composição nas três principais comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco com a formalização da federação entre o União Brasil e o Progressistas. Os partidos fazem hoje suas convenções, às 9h, e oficializam a federação, às 14h.

Ouvir na Alepe
Diante da movimentação dos oposicionistas na Alepe, deputados lembraram que o Ouvir para Mudar, programa do estado, precisa chegar à Assembleia. Ontem, Raquel Lyra esteve em Carpina para prestar contas, anunciar ações e escutar demandas.

Para quem torce contra
O prefeito João Campos (PSB) autorizou o início de habitacional, na Imbiribeira, e mandou recado: “Na política, há três times. O que sabe fazer; o que não sabe fazer; e o que nem sabe fazer, nem deixa os outros fazerem. O nosso é o do fazer e fazer bem feito”. Sábado a CPRH multou a prefeitura por construção em Boa Viagem.

Referência
O pernambucano Delmiro Campos vai integrar novamente a Comissão Especial de Direito Eleitoral (Cede) da OAB Nacional. Com mais de 15 anos de atuação na Cede, o advogado comandou a Comissão de Reforma Política no último triênio.

Deixe um comentário