Com a ajuda de Deus: Papa Francisco faz 1ª aparição pública após alta do hospital

23/03/25

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadoserto.com.br

Líder da Igreja Católica fez uma breve saudação para os fiéis durante a oração dominical do Angelus, por volta das 8 horas da manhã

papa Francisco fez sua primeira aparição pública em cinco semanas neste domingo (23), após receber alta do hospital onde sobreviveu a um grave caso de pneumonia que por duas vezes ameaçou sua vida.

De cadeira de rodas, o líder da Igreja Católica fez uma breve saudação para os fiéis durante a oração dominical do Angelus, por volta das 8 horas da manhã (horário de Brasília).

Os fiéis aclamaram o retorno com gritos de “viva o papa” e, em mensagem lida para todos, o pontífice agradeceu as orações por sua recuperação.

Ele deu sua bênção do 5º andar do Hospital Gemelli, em Roma. Ele preferiu fazer a aparição deste local – e não do 10º andar do prédio, onde fica a suíte papal – para que as centenas de fiéis que se reúnem na praça próxima ao Gemelli possam vê-lo melhor. Ele não preside a oração do Angelus desde 9 de fevereiro.

Descanso

Após se despedir da equipe do centro médico, ele retornará ao Vaticano para começar pelo menos dois meses de descanso, reabilitação e convalescença, durante os quais os médicos disseram que ele deveria evitar encontros em grandes grupos ou esforçar-se demais.

FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Imagem do Papa Francisco em primeira aparição pública após período de hospitalização – FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Contudo, o médico pessoal de Francisco, o doutor Luigi Carbone, disse no sábado que o papa eventualmente deveria poder retomar todas as suas atividades normais desde que mantenha o progresso lento e constante que tem apresentado até agora.

Seu retorno para casa, após a hospitalização mais longa de seu papado de 12 anos e a segunda mais longa na história papal recente, trouxe alívio tangível ao Vaticano e aos fiéis católicos que têm acompanhado com nervosismo os 38 dias de altos e baixos médicos e se perguntando se Francisco se recuperaria.

Rotina agora inclui remédio e fisioterapia

Nenhum arranjo especial foi feito na Domus Santa Marta, o hotel do Vaticano ao lado da basílica de São Pedro onde Francisco vive em uma suíte de dois quartos no segundo andar.

Francisco terá acesso a oxigênio suplementar e cuidados médicos 24 horas por dia conforme necessário, embora Carbone tenha dito que espera que Francisco progressivamente precise de menos assistência respiratória à medida que seus pulmões se recuperem.

Embora a infecção por pneumonia tenha sido tratada com sucesso, Francisco continuará tomando medicação oral por um bom tempo para tratar a infecção fúngica em seus pulmões e continuará sua fisioterapia respiratória e física.

“Por três ou quatro dias ele tem perguntado quando pode ir para casa. Então ele está muito feliz”, disse Carbone.

 

Vitória apertada: Sport vence Retrô  e larga na frente na final do Pernambucano

23/03/25
<Por Yuri Teixeira
http.//blogfolhdosertao.com.br
Leão abriu 2×0, flertou com o perigo, mas bateu a Fênix na Arena de Pernambuco, neste sábado (22) por 3 x 2
Sport deu um importante passo para conquistar o 45º título pernambucano de sua história. O Leão chegou a abrir 2×0, viu a Fênix empatar, mas contou com o oportunismo de Pablo para bater o Retrô, por 3×2, em jogo de ida da final do Pernambucano, neste sábado (22), na Arena de Pernambuco.

Mais de 13 mil torcedores estiveram presentes no estádio. A partida de volta, na Ilha do Retiro, ainda terá a data definida pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Do lado do Retrô, o discurso adotado ao longo da semana era de “chegar vivo” no duelo derradeiro na casa leonina. A postura em campo até demonstrou tal estratégia. Apesar da inferioridade técnica, a Fênix não ficou esperando para jogar no erro do Sport.

Ainda aos quatro minutos, foi do time de Wires Souza a primeira oportunidade da partida. Maycon Douglas desarmou João Silva, avançou em velocidade e chutou à direita da meta de Caíque França.

A postura da Fênix fazia com que o time deixasse espaços para o Sport jogar. E foi em uma das brechas cedidas pelo adversário que Lucas Lima achou Hereda na direita, ainda aos oito jogados. Livre, o lateral cruzou e Lenny Lobato finalizou de peito. No meio do caminho, a bola desviou em Richard Franco e enganou Fabian Volpi. A arbitragem anotou gol contra do volante azulino.

Com a partida com um ritmo já menos intenso, Hereda, pelo Sport, e Radsley, pelo Retrô, tentaram de fora da área, mas pararam em Volpi e Caíque França, respectivamente.

Aos 35 minutos, Cariús recebeu de Sérgio Oliveira e foi derrubado na área por Gedeílson. Após o pênalti marcado por Bruno Arleu de Araújo, Lucas Lima bateu firme, Volpi até chegou a acertar o canto, mas não evitou o segundo gol rubro-negro.

Empate relâmpago

Na volta do segundo tempo, Wires Souza realizou duas mudanças: Gustavo Salomão e Jonas, nas vagas de Luiz Henrique e Richard Franco. As alterações não deixaram a Fênix mais ofensiva, mas deram um novo gás na lateral esquerda e na cabeça de área.

Precisando correr atrás do prejuízo, a etapa complementar não poderia ter começado melhor para o Azulão, que aproveitou o fato do Sport ter voltado cochilando do vestiário. Ainda aos dois minutos, Radsley cobrou escanteio da direita e Fernandinho cabeceou no canto para descontar. Sem diminuir o ímpeto, ao Azulão foi empatou logo em seguida, aos cinco.

Fernandinho carregou a bola e tocou para Radsley. Livre, o camisa 8 chutou firme da entrada da área, no canto direito de Caíque França, para recolocar os donos da casa no jogo.

Logo após o tento sofrido, Pepa resolveu acionar Carlos Alberto, no lugar do apagado Romarinho, e Pablo, na vaga de Lobato, no intuito de ganhar um atacante de referência dentro da área. Buscando se reencontrar na partida, a primeira boa chance do Sport no segundo tempo saiu dos pés do camisa 92. Aos 21, Hereda cruzou e Pablo cabeceou para defesa de Volpi. No rebote, o próprio centroavante ficou com a sobra, mas parou em grande intervenção do goleiro azulino.

Truncado, o confronto passou a ficar aberto na reta final. Aos 39, Radsley invadiu a área pela direita, mas chutou por cima da meta de Caíque França. No minuto seguinte, a resposta rubro-negra veio sem titubear. Claudinho cabeceou para o chão na frente de Pablo. Mesmo caído, o atacante girou e finalizou no cantinho para dar a vitória ao Rubro-negro.

Ficha do jogo

Retrô
Fabian Volpi; Gedeílson (Denilson), Claudinho, Rayan Ribeiro e Luiz Henrique (Gustavo Salomão); Fabinho, Richard Franco (Jonas) e Radsley; Fernandinho (Gledson), Maycon Douglas e Júnior Fialho (Lucas Grafite). Técnico: Wires Souza.

Sport
Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús (Dalbert); Rivera, Sérgio Oliveira (Fabricio Domínguez) e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Gustavo Maia), Romarinho (Carlos Alberto) e Lenny Lobato (Pablo). Técnico: Pepa.

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (FIFA-PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Richard Franco (contra), aos 8′, Lucas Lima, aos 37′ do 1T, Pablo, aos 40′ do 2T (SPT); Fernandinho, aos 2′, Radsley, aos 5′ do 2T (RET)
Cartões amarelos: Rayan Ribeiro, Maycon Douglas (RET); Fabricio Domínguez (SPT)
Público: 13.233 torcedores
Renda: R$ 518.740,00