Priscila Krause destaca criação do Núcleo de Apoio aos Municípios durante seminário do Tribunal de Contas

19/03/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

A governadora em exercício Priscila Krause (foto) participou, nesta terça-feira (18), da abertura do VI Seminário Novos Gestores Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, segue até o dia 26 de março e reúne prefeitos e gestores municipais de todo o Estado. Durante o encontro, a governadora em exercício destacou o compromisso do Governo de Pernambuco com a melhoria contínua da gestão pública, e ressaltou a criação do Núcleo de Apoio aos Municípios, que durante esta semana, está reunindo municípios para apoiar prefeituras no planejamento e coordenação de ações para o desenvolvimento regional.

“Este é o governo que mais tem feito pelos municípios. As nossas 184 cidades já receberam ônibus escolares, e estamos construindo as creches, com o custo do primeiro ano sendo coberto pelo Estado. Além disso, já investimos R$ 111 milhões para fortalecer as políticas públicas de assistência social e segurança alimentar. Fizemos uma verdadeira revolução junto à Assembleia Legislativa na distribuição mais justa do ICMS, mudando a realidade dos municípios. Os prefeitos também contam com um núcleo de apoio, que, por meio da Secretaria de Planejamento, está dialogando para definir os projetos e as prioridades das nossas cidades”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, enfatizou que os próximos encontros do seminário serão com salas temáticas virtuais, permitindo maior alcance e interação entre os participantes. “Diante de um novo pleito, o Tribunal convoca esses gestores municipais para se apresentarem e mostrarem o papel do Tribunal de Contas. É uma troca de experiências, informações, ouvindo os gestores para saber seus obstáculos e dificuldades para que o Tribunal possa fazer um bom controle. No final, quem sai ganhando é o cidadão pernambucano que vai ter políticas públicas mais eficientes”, pontuou.

O seminário abordará, ao longo dos próximos dias, temas relevantes para a gestão pública, como controle externo e fiscalizações do TCE, o fortalecimento das procuradorias e controladorias municipais, e das ouvidorias municipais. “Temos visto, de ponta a ponta, como Pernambuco vem crescendo. Eventos como esse servem para fortalecer a gestão pública e, acima de tudo, o nosso estado, para que o pernambucano tenha uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto.

Presente na solenidade, o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier, ressaltou que o órgão tem a missão de ser um indutor de políticas públicas. “Somos apenas indutores, os executores são gestores que são legitimados pelo povo para assim agir, dentro dos elementos legais e de competência. Então, contem com a nossa extensão para o que for preciso, a fim de que, de fato, possamos juntos transformar a vida dos cidadãos pernambucanos”, disse.

Já o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, declarou a importância da colaboração entre a entidade e os municípios. “A evolução que a Corte tomou ao longo dos anos, com o diálogo aberto entre a Amupe e os municípios é muito importante. Ficamos muito felizes em ter esse diálogo aberto com o Tribunal de Contas para construir soluções que atendam tanto a legislação que está em uma constante evolução, quanto transformar a realidade e a vida da população”, afirmou.

“Toda burocracia e questões administrativas que muitas vezes nos prendem de entregar aquilo que a população precisa, o Tribunal de Contas se faz presente para nos ajudar a encurtar esse caminho dentro da legalidade. Trabalhando em conjunto, fazemos com que as políticas avancem cada vez mais”, acrescentou a prefeita de Olinda, Mirella Almeida.

Também compuseram o dispositivo de honra o deputado estadual Joãozinho Tenório; o vice-prefeito do Recife, Victor Marques; o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá; o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do Ar; o conselheiro do TCE-PE e diretor da Escola de Contas, Dirceu Rodolfo; e o presidente da 1ª Câmara do Tribunal, Rodrigo Novaes; além da diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes.

– Hesíodo Góes/ Secom /  Américo Nunes/ Vice-governadoria

Primeira vez: Salgueiro sedia, entre os dias 20 e  23,  o Congresso Estadual de Vereadores de Pernambuco

19/03/25

Ascom CMV

Por: Victória Gondim

http://blogfolhdosertao.com.br

Profile for Leo Parente

Pela primeira vez na história, Salgueiro se prepara para sediar o prestigiado Congresso Estadual de Vereadores e Servidores, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O evento acontecerá no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, entre os dias 20 e 23 de março, reunindo aproximadamente 2 mil pessoas no município.

O presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro, Léo Parente, destacou que sua articulação, juntamente com o prefeito Fabinho Lisandro, foi determinante para que congresso fosse sediado no município. Nas redes sociais, Parente agradeceu a Fabinho e ao presidente da UVP, Léo do Ar, enfatizando a relevância do evento para a região. “Salgueiro se torna novamente uma cidade de eixo e que está atraindo pessoas, que está com os holofotes do estado de Pernambuco voltados para ela, para que a gente possa fazer a diferença”.

Léo também ressaltou os preparativos e as expectativas com o Congresso. “A gente está fazendo com que nossa cidade se torne a mais receptiva possível para você, colega vereador e vereadora, vir se capacitar e retornar à sua cidade com novos conhecimentos, fazendo com que o legislativo esteja ainda mais forte”, completou.

O evento, que terá duração de quatro dias, contará com diversas palestras, debates e discussões sobre temas relacionados às atividades legislativas, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências para vereadores e servidores de todo o estado.

Com a realização deste Congresso, Salgueiro se consolida como um importante polo de discussões políticas e legislativas em Pernambuco, demonstrando sua capacidade de sediar eventos de grande porte e relevância.

“Medida equivocada e injustificada”, diz Lula sobre taxação de aço e alumínio pelos EUA

19/03/25

Guilherme Levorato/247

http://blogfolhdosertao.com.br

Presidente ainda exaltou a importância do BRICS: ‘é na união do Sul Global que reside o futuro do desenvolvimento’
Lula e Donald Trump
Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)

 

 Em uma entrevista concedida ao jornal O Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas sobre o aço e alumínio brasileiros. Segundo Lula, a medida é “equivocada e injustificada” e prejudica tanto as empresas brasileiras quanto as americanas, que mantêm uma relação comercial de longa data.

“Taxar o aço e o alumínio, na forma como isso foi feito pelos Estados Unidos, não traz nada de bom para ninguém. Nosso governo considera essa uma medida equivocada e injustificada, pois afeta tanto as empresas daqui como as de lá, que trabalham há décadas em uma relação de parceria e complementaridade”, afirmou o presidente.

Lula destacou a interdependência das duas economias, mencionando que o Brasil importa carvão siderúrgico dos Estados Unidos para a produção de aço, enquanto a indústria norte-americana depende do aço semiacabado brasileiro. Ele defendeu que essa relação de troca mútua deve ser preservada, sem intervenções que possam prejudicar o bom funcionamento do comércio bilateral.

O presidente também reforçou que o governo brasileiro está tomando medidas para reverter as tarifas impostas e ressaltou a importância de dialogar com o setor privado. “Estamos trabalhando juntos para mostrar que essas medidas precisam ser revertidas e que a razão deve voltar a falar mais alto”, disse Lula.

“Os países do bloco reúnem mais de 3,6 bilhões de pessoas e são responsáveis por mais de um terço de todo o PIB do mundo. Nos últimos 20 anos, o comércio do Brasil com esses países aumentou em mais de 12 vezes. E certamente se tornará ainda mais forte agora, pois os países do Sul Global estão tendo cada vez mais certeza de que é na união entre eles, em seu trabalho parceiro e conjunto, que reside o futuro do desenvolvimento”, afirmou o presidente, destacando a crescente importância do bloco para a economia global.

Lula indicou que o fortalecimento do BRICS e a cooperação entre os países membros se tornam cada vez mais fundamentais diante de medidas protecionistas, como a taxação do aço e alumínio, que, segundo ele, apenas enfraquecem as relações comerciais entre as nações.

Análise: Náutico vence, mas fica “no meio do caminho” para ter uma atuação convincente

19/03/25

Por João de Andrade Neto

http://blogfolhadosertao.com.br

Marcelo Gouveia representa prefeitos de Pernambuco no VI Seminário de Novos Gestores do TCE/PE

19/03/25

Ascom Amupe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (foto), participou nesta terça-feira, 18 de março, da mesa de abertura do VI Seminário de Novos Gestores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), realizado no Centro de Convenções. Com o tema “Transformando a Vida do Cidadão”, o evento reuniu gestores públicos para discutir boas práticas e os desafios da administração municipal.

Em sua fala, Marcelo Gouveia destacou a responsabilidade dos políticos e servidores públicos na promoção da qualidade de vida da população. “A missão de transformar a realidade das cidades pernambucanas depende da nossa capacidade de trabalhar em conjunto, prefeituras e TCE, respeitando as necessidades da população e buscando sempre a melhoria contínua dos serviços públicos”, afirmou o presidente da Amupe.

Durante o seminário, Marcelo também participou da entrega simbólica de um relatório consolidado das ações do TCE/PE em prol das gestões públicas municipais, ao lado do presidente do Tribunal, Valdecir Pascoal, e do vice-prefeito do Recife, Victor Marques. O relatório documenta as iniciativas do tribunal para apoiar a boa gestão nas prefeituras do estado, fortalecendo a transparência e a eficiência administrativa.

O presidente Valdecir Pascoal, agradeceu a colaboração da Amupe na divulgação do seminário. “A contribuição da Amupe foi fundamental para o sucesso da nossa mobilização junto aos prefeitos e prefeitas de Pernambuco. A participação de todos é essencial, e a continuidade do evento, que segue de forma virtual durante toda esta semana, proporciona um amplo aprendizado para os gestores”, destacou Pascoal.

Fotos: José Bonifácio Lira

Dia do Cuscuz: sete curiosidades sobre esse prato símbolo do Nordeste

19/03/25

Por Juliano Muta

http://blogfolhdosertao.com.br

Saiba mais sobre a origem do prato, que remonta à região do Maghrebe, no Norte da África, e como se deu a sua popularização no Brasil, sobretudo no Nordeste do país
Em 19 de março, é celebrado o Dia Mundial do Cuscuz, alimento que se tornou símbolo afetivo da cultura nordestina.

Para marcar a data, apresentamos sete curiosidades sobre a origem do prato, que remonta à região do Maghrebe, no Norte da África, e como se deu sua popularização no Brasil, sobretudo no Nordeste do país.

Para aqueles que quiserem se aprofundar mais no tema, pode acessar a matéria especial produzida pala editoria Cultura+ para uma série de reportagens sobre o Nordeste.

Confira sete curiosidades sobre o cuscuz:

1. Apesar de ter sua criação atribuída aos mouros do norte da África, na pré-história, o cuscuz introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses se tornou, ao longo dos anos, um símbolo afetivo da cultura nordestina.

2. O prato já existia dois séculos antes de Cristo, na região do Maghreb – que hoje é composta por cinco países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia, ao norte do continente africano.

A origem do cuscuz remonta à região do Maghreb, no Norte da África | Foto: Freepik

3. O primeiro registro de que se tem notícia sobre o prato foi escrito em um livro de culinária magrebina, no século XIII. A palavra “k’seksu”, em berbere, reproduz o som do vapor na cuscu-zeira durante o cozimento.

Cuscuzeira usada na culinária magrebinaCuscuzeira usada na culinária magrebina | Foto: Freepik

4. O alimento introduzido na Península Ibérica foi chamado de “cuscuz marroquino”, apesar de ser visto em outros países do norte africano, feito com uma mistura da farinha ou sêmola do trigo.

Cuscuz MarroquinoCuscuz marroquino | Foto: Freepik

5. O cuscuz foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses e por aqui se tornou base da alimentação de negros, preparado por escravos e vendido em tabuleiros no período colonial.

 Litografia de Godefroy Engelmann publicada em Paris em 1835, a partir de um desenho original de Johann Moritz Rugenda

6. Ao longo dos séculos, o cuscuz se tornou um dos principais alimentos da base da pirâmide social brasileira, não por acaso, com ênfase no Nordeste, onde se concentram as maiores desigualdades sociais do país.

7. Um dos alimentos mais populares do Brasil atual, o cuscuz está entre as receitas mais procuradas no YouTube, junto com panqueca, crepioca com presunto e queijo, pão com ovo cremoso e omelete.

 

Governo de Pernambuco celebra 1º aniversário da Casa da Trabalhadora com programação especial para o público feminino

19/03/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Além do atendimento normal, o espaço vai oferecer palestras sobre trabalho e empreendedorismo nesta quarta-feira (19)

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Casa da Trabalhadora, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), promove um momento especial no espaço pioneiro e exclusivo para mulheres. Inaugurado em março de 2024, quando se celebra o mês da mulher, o equipamento oferece qualificação, apoio para o acesso a vagas de emprego e orientação para o desenvolvimento de carreiras e de negócios. A programação comemorativa vai oferecer conteúdos importantes para o público da unidade, nesta quarta-feira (19), na Rua da União, 293, Boa Vista, área central do Recife.

A Casa da Trabalhadora é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, com aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  Funcionando como um anexo da Casa do Trabalhador, a unidade localizada no Recife foi a primeira no Brasil a ser implantada. Com um olhar voltado para as necessidades e realidades do público feminino, o espaço foi projetado para ser acolhedor e proporcionar conforto e segurança às usuárias. Um ponto de destaque é o atendimento a mulheres com filhos, já que as crianças podem ficar em uma brinquedoteca supervisionada enquanto suas mães recebem o suporte necessário.

“Estamos muito felizes com esta data, que marca uma conquista importante para a inclusão e o empoderamento feminino em Pernambuco. Há um ano, a nossa Casa da Trabalhadora vem se empenhando em promover a entrada ou retorno de mulheres ao mercado de trabalho, além de oferecer diretrizes para aquelas que buscam a independência financeira por meio de um negócio próprio. Tudo isso, priorizando as demandas específicas dessa população e considerando sua conjuntura familiar”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

FUNCIONAMENTO – Além dos serviços disponíveis na Casa do Trabalhador, como cadastro de candidatas a vagas de emprego e encaminhamento a processos seletivos, a Casa da Trabalhadora oferece uma estrutura física composta por brinquedoteca, fraldário, sala de apoio à amamentação, laboratório de informática e sala de aula. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Desde a inauguração da primeira unidade, no Recife, o espaço já prestou cerca de 6,7 mil atendimentos.

Uma das usuárias é Gisele Patrícia Barroso da Silva, de 20 anos. Desempregada há três meses, ela procurou atendimento nesta terça-feira (18) para atualizar o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e se colocar disponível para possíveis oportunidades. “Eu fui atendida muito bem e pretendo vir sempre aqui para consultar vagas. Essa casa traz um incentivo para melhorar a vida das mulheres, mostrar que a gente pode trabalhar, que tem espaço pra a gente. Já marquei com uma amiga para ela vir também e digo às mulheres que estão sem emprego que venham e não desistam da sua busca”, relata a jovem.

Outra unidade da Casa da Trabalhadora foi inaugurada, ainda em 2024, em Igarassu, na Região Metropolitana. Tanto esta quanto a da capital do estado são equipadas com um Centro de Qualificação da Mulher, que visa proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora, com cursos alinhados à demanda do mercado de trabalho e às vocações econômicas locais. As capacitações abrangem desde o desenvolvimento de habilidades comportamentais até competências técnicas.

PROGRAMAÇÃO – 19/03:

9h – Entrega de certificados para participantes de oficinas do Centro de Qualificação da Mulher;

10h – Orientação profissional para mulheres;
(20 vagas, inscrições por ordem de chegada)

13h00 – Palestra: “Mulher empreendedora conquista espaço no Mercado”.

(20 vagas, inscrições por ordem de chegada)

Local: Casa da Trabalhadora, na Rua da União, 293, Boa Vista, Recife-PE.

 fotos: Gabriel Santana/Sedepe.

Univasf realiza II Simpósio sobre o Uso Racional de Medicamentos do Vale do São Francisco

19/03/25

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Com o tema central “Comunicação em Saúde na Promoção da Segurança do Paciente”, o Centro de Informações Sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, entre os dias 9 e 10 de maio, o II Simpósio sobre o Uso Racional de Medicamentos do Vale do São Francisco. O evento ocorrerá no Cineteatro da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE). Podem participar profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso relacionado à área da saúde. As inscrições estão abertas até o dia do Simpósio. O prazo para submissão de trabalhos termina no dia 6 de abril.

Para se inscrever, é necessário acessar o site do evento, preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa correspondente. Até o dia 13 de abril, o valor será de R$ 35,00 para estudantes de graduação e R$ 70,00 para profissionais e estudantes de pós-graduação. Após essa data, haverá reajuste nos valores. Os participantes podem submeter trabalhos científicos para a Mostra ‘Experiências Exitosas em Comunicação, Educação em Saúde e Segurança do Paciente’, nos seguintes eixos temáticos: Apoio ao Diagnóstico, Atenção de Média e Alta Complexidade, Atenção Primária e Promoção do Uso Racional de Medicamentos. As normas para elaboração, submissão e apresentação de trabalhos estão disponíveis neste link.

O evento abordará não apenas as práticas atuais, mas também as inovações necessárias para que a comunicação em saúde promova a segurança do paciente em diversos âmbitos de trabalho, considerando as diversidades culturais e sociais. A programação contará com palestrantes de diversas áreas da saúde, como farmacêuticos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais. Serão dois dias de palestras, mesas-redondas e painéis, abordando temas como “Comunicação Interprofissional e seu Impacto na Segurança do Paciente’” “Desafios da Interculturalidade na Comunicação em Saúde” e “A Judicialização da Saúde e a Segurança do Paciente”.

De acordo com a docente do Colegiado de Farmácia (CFarm) da Univasf e uma das organizadoras do evento, Isabel Dielle Souza Lima Pio, entre as estratégias para promover a segurança do paciente está a otimização da comunicação, pois ela evita erros entre os profissionais e favorece o estabelecimento do direito do usuário do sistema de saúde, que é o de conhecer sua condição e o itinerário terapêutico como um todo. “No que tange especificamente ao uso racional de medicamentos, sabemos que a falta de informação e o baixo letramento são fatores de risco para seu uso irracional e inseguro. Nada mais justo do que trazermos para este segundo Simpósio uma discussão sobre isso, de como nos aperfeiçoar entre profissionais, usuários e os diversos sistemas que envolvem a relação dialógica de comunicação”, afirma Isabel Dielle.

Lula: A gente vai criando benefícios até que Brasil se transforme em país de classe média

19/03/25

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Lula: A gente vai criando benefícios até que o Brasil se transforme em país  de classe média - Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) defendeu a necessidade do “esforço” da população, para que seja possível “vencer na vida”. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 18, durante visita à fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). “A gente vai criando benefícios até que Brasil se transforme em país de classe média”, disse.

Sobre o projeto de isenção de Imposto de Renda (IR) para as pessoas que recebem até R$ 5 mil, perguntou aos presentes: “Sabe quem vai pagar para que possamos dar esse benefício para 10 milhões?” E respondeu: “Apenas 141 mil brasileiros que ganham acima de R$ 600 mil por mês (no projeto, é R$ 600 mil por ano). […] Não existe política mais justa, mais humanista que essa”.

“Tudo o que a gente puder fazer para que chegue um pouco mais de dinheiro na mão de vocês, para que chegue mais educação a vocês, para que vocês possam se transformar em doutores, filósofos, engenheiros, o que vocês quiserem”, continuou. “Eu sou o presidente da República que mais fez universidades federais, escolas técnicas, mais coloquei estudantes na universidade. Não é que eu coloquei, eu criei vagas para esse povo estudar.”

Durante o evento, o presidente ressaltou que, ao voltar à Presidência em 2023, o País só emplacava 1,6 milhão de carros por ano. “Nós já chegamos em 2024 a emplacar 2,6 milhões. Quero chegar a emplacar 3,6 milhões de carros ano que vem.”

Projeto obriga Governo de Pernambuco a informar disponibilidade de medicamentos nos estoques

19/03/25
Ascom Alepe
http://blogfolhadosertao.com.br

O Governo de Pernambuco deve divulgar informações sobre os estoques de medicamentos distribuídos pela rede estadual de saúde. É o que determina um projeto aprovado pela Comissão de Justiça, nesta terça(18). A iniciativa do deputado João Paulo Costa, do PCdoB, foi acatada com um substitutivo do colegiado. Entre os dados que devem ser publicados em site oficial estão a disponibilidade do produto por região e informações sobre o processo licitatório para aquisição do medicamento. Em caso de falta, o Estado também deverá informar, quando possível, há quantos dias o remédio saiu de estoque e a previsão de chegada.

Ainda na reunião desta terça, a comissão rejeitou o PL que estabelecia o veto à realização de hormonioterapia, cirurgias e outros tratamentos de transição de gênero em menores de idade em Pernambuco. O projeto é de autoria do deputado William Brígido, do Republicanos. A deputada Dani Portela, do PSOL, se posicionou contra a aprovação. Ela comentou uma resolução do Conselho Federal de Medicina, que já determina a possibilidade de cirurgia apenas para maiores de 18 anos. Para os casos de hormonioterapia, a permissão é a partir dos 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis e acompanhamento médico.

A parlamentar considerou que o projeto poderia prejudicar a população trans e destacou o texto da proposta, que mencionava também “outros tratamentos”. A gente está falando de tratamento psicológico, por exemplo, sabendo que a população de pessoas transexuais e travestis já sofre com inúmeros problemas, com inúmeros casos de depressão, de automutilação, pode levar até ao suicídio. Então negar tratamento inclusive psicológico para essas pessoas é ferir um princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.”

O relator, deputado Sileno Guedes, do PSB, apresentou parecer pela rejeição da medida, com o mesmo entendimento. “Um dos pilares de embasamento do parecer foi, justamente, deputada Dani, a questão da inconstitucionalidade material, em função da violação à isonomia e violação à dignidade da pessoa humana.”

Comissão de Justiça também deu aval a um projeto de resolução que inscreve o nome de Luiz Gonzaga no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. A iniciativa partiu do deputado Antônio Moraes, do PP.