No Rio: Ato pró-anistia promovido por Bolsonaro recebe apenas 2% do público esperado.

16/03/25

Leonardo Sobreira

http://blogfolhadosertao.com.br

Apenas 18,3 mil pessoas compareceram ao ato bolsonarista no Rio de Janeiro, segundo dados da USP
Jair Bolsonaro participa de ato no Rio de Janeiro - 16/03/2025
Jair Bolsonaro participa de ato no Rio de Janeiro – 16/03/2025 (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

 O ato deste domingo (16) de Jair Bolsonaro, em Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ, reuniu apenas 18,3 mil pessoas, representando menos de 2% do público estimado, segundo um levantamento da Universidade de São Paulo (USP). Os dados foram divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo.

Bolsonaro e seus aliados chegaram a projetar a presença de 1 milhão de manifestantes na mobilização em defesa da anistia aos envolvidos na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.

Prestes a ser preso por liderar a tentativa de golpe de Estado após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro fracassou miseravelmente em sua última tentativa de angariar apoio popular a um projeto que anistiaria os envolvidos nos atos antidemocráticos.

Bolsonaristas se frustraram com a manifestação esvaziada na praia de Copacabana, que ficou muito aquém da promessa de Bolsonaro. Imagens transmitidas pela TV Globo mostram que o ato não conseguiu ocupar quarteirões inteiros nem mobilizar uma multidão, reunindo apenas um grupo diante do palco, com presença espalhada pela avenida e chegando até a faixa de areia.

A Primeira Turma do Supremo marcou para 25 de março a análise pelo colegiado da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Encaminhada pela PGR ao Supremo em 18 de fevereiro, a denúncia posiciona Bolsonaro como líder de uma organização criminosa que agiu para contrariar o resultado das urnas após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022.

Em caso de condenação por todos os crimes a que foi denunciado, as penas de Bolsonaro poderiam variar de 12 anos a mais de 40 anos de prisão.

A defesa do ex-mandatário afirmou em manifestação ao STF que não há provas contundentes que apontem Bolsonaro como autor de ordens para a execução de um golpe de Estado ou que tenha praticado qualquer ato de violência. Bolsonaro reclamou do que considerou um ritmo acelerado para tratar das acusações de que é alvo.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por conta de duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2022. (Com informações da Reuters).

——-

Bolsonaro usa colete à prova de balas em manifestação no Rio

Ex-presidente Jair Bolsonaro usou colete à prova de balas durante manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, no domingo (16/3)

sharethis sharing button

 

Ato foi realizado no Rio de Janeiro (Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto)

Ato foi realizado no Rio de Janeiro (Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por usar colete à prova de balas durante a manifestação em defesa da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, na manhã do domingo (16/3), no Rio de Janeiro.

De calça jeans e camisa do Brasil, Bolsonaro participou do ato ao lado de aliados na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A temperatura da cidade no momento do evento era de 28º C.

Segundo aliados, o ex-presidente, que sofreu facada na campanha eleitoral de 2018, usou o colete à prova de balas no ato em razão de a manifestação ocorrer em um espaço aberto.

Comunidade de Grossos, em Verdejante, volta a contar com sua feira livre que a seca acabou

16/03/25

Ascom PMV

http://blogfolhadosertao.com.br

Por Machado Freire

Este 16 de março de 2025  é uma data que está sendo bastante comemorada pela comunidade do  distrito de Grossos, no município de Verdejante, Sertão Central do Estado.

A  Prefeitura de Verdejante  divulgou que a comunidade  do distrito  de Grossos, passa   a partir de hoje(16)   a contar com a volta da  feira livre  que há muitos anos tinha  acabado, por diversos motivos, principalmente por causa da seca   que, inclusive, também  quase extinguiu o comércio livre  da sede do município, que acontece às segundas-feiras.

De acordo com nota da  Prefeitura,  “o  retorno da atividade –  um compromisso assumido pelo prefeito Xicão Tavares, é comemorado pelos moradores, que enxergam na iniciativa uma oportunidade de fortalecer a economia local e impulsionar pequenos produtores e comerciantes”.

A Prefeitura  assegura que  com um espaço renovado, a feira promete movimentar o distrito e oferecer mais oportunidades para feirantes e consumidores. “Desde a campanha, assumi o compromisso de devolver a feira ao povo de Grossos, porque sei da importância desse espaço para a economia local e para a vida das pessoas. Hoje, estamos cumprindo essa missão, trazendo de volta um ponto essencial de comércio e convivência para a comunidade”, afirmou Xicão Tavares.

História. A feira livre  do distrito de Grossos existia há mais de 40 anos, quando  Verdejante – emancipado pelo ex-governador Miguel Arraes, em 1963, era um distrito do município de Salgueiro.

A fixação do dia da feira livre do hoje importante distrito de Verdejante, gerou uma disputa política  pelas lideranças  políticas de Salgueiro ligadas à UDN e ao PSD, porque um grupo defendia que a feira  fosse realizada no dia de domingo, enquanto o outro era contra.

Naquela época, o distrito de Grossos  ainda não contava com o asfalto  da BR 232   e o abastecimento  da comunidade era feito pela antiga  BR-25   por um caminhão misto, que transportava mercadorias e passageiros. Os mais velhos ainda lembram  do “misto de Bolinho”  e do caminhão de “Seu Benjamim”.

Dois cidadãos -nascidos e criados nos Grossos, que eram primos legítimos  defendiam os interesses  da comunidade. O funcionário  público da Secretaria da Fazenda, Antonio Pedro da Silva   foi vice prefeito, cargo que hoje pertence ao seu filho Rosivaldo Bezerra.    O tenente José Freire, que integrou o grupo dos  “Voluntários da Pátria, na Guerra do Paraguai,  era primo legítimo de Antonio Pedro e voltou 25 anos depois pra o seu “torrão natal”.

O tenente José Freire – que ainda não teve seu nome lembrado para dar nome a uma rua do distrito onde nasceu,  ao voltar  para os Grossos,  encontrou uma seca danada, nos idos de 1960. Ele implantou uma propriedade  rural na comunidade da Pitombeira, próximo ao sítio Mamoeiro, onde construiu um açude para abastecer a comunidade da região, gerando emprego e renda.

Visionário, o filho de  Cândido Freire e Ana de Gilo,  se transferiu posteriormente  para a Baixa da Palha -comunidade localizada a  menos de dez quilômetros dos Grossos.  Lá, o tenente que virou agricultor,  construiu  uma casa de farinha,   implantou  um poço artesiano  e estimulou a comunidade da região a plantar  milho, feijão, algodão  e mamona.  Para comprovar que “nesta ter em se plantando tudo dá”,  plantou até  Jaca e Caju.

 

 

Liderança: Sport vence o Santa Cruz e vai à final do Pernambucano

16/03/25
JC
http://blogfolhadosertao.com.br
Leão fez valer a superioridade técnica e financeira, neutralizando o Tricolor, que pouco conseguiu fazer, mesmo empurrado pela torcida no Arruda
  • 1 a 0 foi pouco

    O Sport fez valer a superioridade técnica e financeira, não deixou o Santa Cruz buscar os gols que precisava e ainda matou o clássico no segundo tempo. A vitória por 1 a 0, neste sábado, num Arruda lotado por 30 mil torcedores corais, foi pouco, diante dos inúmeros gols perdidos pelo Leão na partida. Quando precisou, o Tricolor não conseguiu jogar ofensivamente, terminando o confronto sem sequer forçar Caíque França uma defesa mais difícil. O Sport vai para sua terceira final seguida do Pernambucano, em busca do tricampeonato. Aguarda o vencedor de Maguary x Retrô na decisão, mas já chega como favorito.

    Santa Cruz 0 x 1 Sport | Melhores momentos | Jogo 2 da semifinal | Campeonato Pernambucano 2025

    Santa Cruz 0 x 1 Sport | Melhores momentos | Jogo 2 da semifinal | Campeonato Pernambucano 2025

    O futuro – Santa Cruz

    O Santa Cruz cai mais uma vez na semifinal do Pernambucano diante do Sport, mas não pode dizer que fracassou na competição. O Tricolor encerra sua participação no Estadual tendo alcançado a melhor campanha da primeira fase e garantido condições valiosas em 2026: está de volta à Copa do Brasil e com a vaga na Série D garantida, caso não consiga o acesso para a Série C na competição deste ano. Agora, é focar nesse objetivo.

    Santa Cruz x Sport

    Santa Cruz x Sport (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

    O futuro – Sport

    O Sport vai em busca do tricampeonato pernambucano diante de Maguary ou Retrô. Pelo que tem apresentado, chega como favorito. O pensamento rubro-negro, porém, é cada vez mais à frente, na Série A do Brasileiro. Aos poucos, o time do técnico Pepa parece engrenar, inclusive com o fim do tão falado rodízio entre os titulares. No jogo deste sábado, apenas uma modificação foi feita – Cariús em vez de Dalbert – e por motivo de lesão. A preocupar a quantidade de gols desperdiçada, um problema que não é recente e vem assombrando o Leão desde o início da temporada.

    Lucas Lima em Santa Cruz x Sport

    Lucas Lima em Santa Cruz x Sport (Foto: Paulo Paiva/Sport)

Primeiro tempo

O Santa Cruz precisava buscar o gol para reverter a vantagem, mas foi o Sport quem assumiu o protagonismo desde o apito inicial. Com superioridade técnica, o Leão controlou as ações e criou as melhores oportunidades para abrir o placar. Paciência desperdiçou duas chances claras, evidenciando a principal dificuldade rubro-negra: a ineficiência nas finalizações, apesar do volume ofensivo. Já o Tricolor precisava ajustar seu ataque para se impor mais na segunda etapa.

Lenny Lobato e Rafinha disputam bola em Santa Cruz x Sport

Lenny Lobato e Rafinha disputam bola em Santa Cruz x Sport (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

  • Segundo tempo

    O Santa Cruz voltou com Thiago Galhardo em campo e com uma proposta de se abrir mais. O problema na criação, porém, permanecia. Só que, agora, a equipe coral estava mais exposta. Era o que o Sport precisava. Bem armado, numa situação cômoda, continuou incomodando – e perdendo chances. Até Fabrício Domínguez, que havia acabado de entrar, marcou, praticamente definindo o confronto. Àquela altura, com o futebol apresentado, seria impossível o Santa Cruz conseguir marcar os três gols necessários para levar a decisão aos pênaltis.

    Fabrício Dominguez comemora gol do Sport em clássico contra o Santa Cruz

    Fabrício Dominguez comemora gol do Sport em clássico contra o Santa Cruz (Foto: Marlon Costa/AGIF)

    Atuações do Sport

    Ataque rubro-negro desperdiça caminhão de gols em classificação; dê suas notas aos jogadores aqui.

    Lucas Lima antes de Santa Cruz x Sport, no Arruda

    Lucas Lima antes de Santa Cruz x Sport, no Arruda (Foto: Paulo Paiva/Sport)

Atuações do Santa Cruz

Rokenedy e Balotelli se salvam em eliminação – e pior jogo do Santa Cruz na temporada. Dê suas notas aos jogadores aqui.

Jogadores do Santa Cruz no jogo com o Sport, pela semifinal do Campeonato Pernambucano 2025

Jogadores do Santa Cruz no jogo com o Sport, pela semifinal do Campeonato Pernambucano 2025 (Foto: Marlon Costa/AGIF)

  • Público e renda

    • Público 30.025
    • Renda R$ 793.455,00

Captura: Suspeito de praticar mais de 15 homicídios é detido pela PRF e GATI em Belo Jardim

16/03/25

AscomPRF

http://blogfolhdosertao.com.br

 

Polícia cumpriu três mandados de prisão em aberto

Suspeito de praticar mais de 15 homicídios é detido pela PRF e GATI em Belo Jardim

Um homem suspeito de praticar mais de 15 homicídios foi detido, na sexta-feira (14), na BR 232, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Contra ele havia três mandados de prisão em aberto, que foram cumpridos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com o GATI da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Policiais receberam informações de que um carro estava sendo utilizado para a prática de homicídios e realizaram buscas, até abordar o veículo no Km 180 da rodovia. Em consulta ao motorista, a equipe descobriu que havia dois mandados por homicídio emitidos pela Vara Única da Comarca de Cachoeirinha e outro expedido pela 3ª Vara Regional de Execução Penal de Caruaru, que trata das faltas graves que um condenado à pena privativa de liberdade pode cometer.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim, para ser apresentado à justiça.

SEAP/PE e Defesa Social seguem com a emissão de carteiras de identidade nacional nas unidades prisionais em todo o Estado

16/03/25

Imprensa SEAP/PE

hppt://blogfolhadosertao.com.br

Três unidades prisionais já realizaram a entrega do documento a 100% dos apenados

 

Miniatura do anexo

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS) – por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) – realizou, nesta quinta-feira (13.03), a emissão e entrega de carteiras de identidade nacional (CIN) para os reeducandos do Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

A iniciativa, que teve início no ano passado, objetiva possibilitar a reinserção da pessoa presa na sociedade e no mercado de trabalho. A nova carteira funciona como porta de entrada para serviços públicos, benefícios sociais e processos de empregabilidade. Nesta semana, foram entregues no Cotel cerca de 40 carteiras, além de 50 certidões de nascimento na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), um dos documentos previamente exigidos para a emissão do RG nacional.

“As novas carteiras de identidade nacional estão chegando às pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e Interior do estado. É uma ação de cidadania que faz parte do Juntos pela Segurança e temos a meta de alcançar todos os presos(as) do sistema prisional”, afirmou o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales. Em 2024, foram emitidas 1.058 carteiras nacionais, beneficiando 100% dos presos do Centro de Saúde Penitenciário (CSP), Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA) e Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB).

Para obter o RG nacional são necessários: certidão de nascimento ou casamento (original ou xerox) – com conferência e assinatura de servidor – comprovante de regularização do CPF e dados cadastrais do IITB. A iniciativa conta com o apoio da Defensoria Pública de Pernambuco e da Receita Federal.

Fotos: Divulgação/SEAP

Estado publica licitações para construir quatro maternidades na Região Metropolitana, Agreste e Sertão de Pernambuco

16/03/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Somado ao Hospital da Mulher do Agreste, Estado vai ampliar assistência de saúde com abertura de 740 leitos
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
O Governo de Pernambuco dará início à construção de quatro grandes maternidades, localizadas nos municípios de Serra Talhada e Ouricuri, ambas no Sertão, Garanhuns, no Agreste, e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os editais de licitação foram publicados na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado. Quando estiverem prontas, as quatro maternidades vão garantir 550 novos leitos no Estado. Esses equipamentos se juntam ao Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, que terá 190 leitos e será entregue ainda no primeiro semestre deste ano. As obras serão tocadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
 
“Estamos colocando em prática mais um compromisso do nosso Plano de Governo. Esses investimentos vão beneficiar milhares de mulheres e crianças do nosso Estado, com a ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade. Essa é uma preocupação da governadora Raquel Lyra, que tem trabalhado para garantir mais dignidade nos serviços de saúde para que estejam cada vez mais próximo das famílias pernambucanas”, destacou a governadora em exercício, Priscila Krause. 
 
As quatro novas maternidades representam um investimento de cerca de R$ 240 milhões. Para o equipamento de Serra Talhada e Igarassu, serão investidos R$ 125 milhões com recursos estaduais. Já as unidades de Garanhuns e Ouricuri receberão R$ 116 milhões dos governos estadual e federal. “É com grande alegria que vemos a questão da saúde pública, tão importante para Pernambuco, receber uma ação estruturante que vai mudar a história da saúde materno infantil no Estado. A saúde materna está sendo estruturada com um desenho de maternidades de forma regionalizada, calculado com base em algumas variáveis importantes para definir a localização de cada equipamento”, ressaltou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, que liderou os projetos dos novos equipamentos, comemorou a ampliação dos serviços de saúde em todo o Estado. “São obras muito importantes e que representam um avanço no processo de interiorização dos serviços de saúde do Estado e ampliam a oferta na Região Metropolitana do Recife, desafogando a estrutura da capital. A Secretaria de Projetos Estratégicos cumpre uma missão importante na elaboração desses projetos e se sente feliz em, enfim, anunciar essas grandes obras”, afirmou.
 
A maternidade regional localizada em Igarassu terá 150 leitos e vai atender à população dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma e Paulista, na RMR, Buenos Aires, Carpina, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Vicência, na Zona da Mata.
 
Também com 150 leitos, a maternidade de Garanhuns irá beneficiar mulheres dos municípios de Garanhuns, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.
 
Já a maternidade de Serra Talhada terá 150 leitos e vai receber mães dos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixabá, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Betânia, Calumbi,  Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde,  São José do Belmonte e Triunfo.
 
Por fim, a maternidade de Ouricuri contará com 100 leitos e irá atender os municípios de Ouricuri, Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.
 
HOSPITAL DA MULHER – Localizado em Caruaru, o Hospital da Mulher do Agreste, com a obra paralisada há anos, começou a ser construído em 2013 e o prazo de conclusão era julho de 2014. O Governo Raquel Lyra retomou as obras em 2023 e investiu mais R$ 70 milhões para garantir a conclusão do hospital, que vai atender mulheres de 31 municípios.
 
Miva Filho/Secom