Ainda na construção de palanques, Miguel Coelho e Humberto Costa se comportam como adversários

15/03/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Candidatos ao Senado antecipam campanha em mais de um ano, fazem e cedem a provocações
Os dois dizem não querer antecipar a campanha ao Senado. Mas esta semana fizeram e cederam a provocaçãoes. O ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, e o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, têm hoje as mesmas opções de palanque para a majoritária, no próximo ano.

O grupo de Miguel Coelho integra o Governo de João Campos, tendo indicado dois secretários. Humberto Costa não indicou ninguém, mas o partido ocupa espaços na Prefeitura do Recife.

Ambos também transitam com destreza junto à governadora Raquel Lyra. Ainda não anunciaram publicamente em que palanque estarão no próximo ano. Consideram cedo. Mas não descartam nenhum.

Com o caminho ainda em construção, começaram a se tratar como adversários, embora haja duas vagas à Casa Alta nas eleições de 2026. Já correm o risco de precisarem aparar arestas.

Ontem, em entrevista à Rádio Folha, Miguel Coelho rechaçou o título de  “bolsonarista”. “Eu me considero um político de centro, mas, acima de tudo, alguém que está cansado dessa polarização.  Quem tenta se refugiar ou se esconder entre bolsonarista e lulista foge do assunto principal: a qualidade de vida das pessoas.”

O posicionamento chegou depois que o senador, em entrevista coletiva um dia antes, disparou à queima-roupa:  “Bolsonarista que, depois da eleição, mudou de posição”. Humberto Costa se irritou porque Miguel Coelho, à Rádio Clube e ao Blog Dantas Barreto, colocou seu mandato em xeque, questionando a destinação das emendas.

Estrela nas inserções
Há mais de dez anos Pernambuco não crescia tanto”, anunciou a governadora Raquel Lyra (PSD), em sua primeira inserção de TV na nova legenda, à qual se filiou na última segunda. “Saber que chegamos até aqui com tantas mudanças só me inspira a fazer ainda mais”, registrou nos 30 segundos a que tem direito.

Pauta ampla
Governadora em exercício, Priscila Krause reuniu aliados e oposição na assinatura do contrato para construir 144 casas em Belo Jardim.  O prefeito Gilvandro Estrela, a deputada Débora Almeida e os deputados Mendonça Filho e Antôno Coelho participaram do evento. O município é base eleitoral dos dois últimos.

Suplementar
Os dois pré-candidatos à Prefeitura de Goiana serão oficializados em convenção na próxima segunda. Eduardo Batista (Avante), prefeito interino, e Marcílio Régio (PP), indicado pelo ex-prefeito Eduardo Honório, estão na disputa. Goiana é o único município do Estado onde haverá eleição suplementar. Será no dia 4 de maio.

Contas
A Escola de Contas do TCE-PE prorrogou até dia 24 as inscrições para cursos de pós-graduação em Licitações Públicas e Contratos e Gestão Pública e Controle. São 30 vagas em cada, para servidores públicos. A taxa custa R$ 50. Os editais estão no escola.tcepe.tc.br

 

Morre Fausto Freitas, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco

15/03/25
Magno Martins
http://blogfolhadosertao.com.br

Soube, há pouco, da morte do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fausto Freitas, muito querido e reverenciado por onde atuou na vida pública. Ele tinha 87 anos. O velório será realizado a partir do meio-dia no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Natural de Pesqueira, Fausto Valença de Freitas nasceu em 23 de novembro de 1937. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1962 e atuou como advogado na Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). No setor público, teve passagens pelo Ministério do Interior e pelo governo estadual, além de exercer dois mandatos como deputado estadual.

Em 5 de novembro de 1993, foi escolhido desembargador como um dos representantes da OAB, na vaga do quinto constitucional. Em 9 de fevereiro de 2004, assumiu o cargo de Corregedor-Geral da Justiça de Pernambuco. Na sua gestão, houve uma reestruturação física e institucional e a atualização do regimento interno da CGJ, atendendo às mudanças implantadas pela modernização do Poder Judiciário e por legislações atualizadas; foi instituído o Cadastro Nacional e Estadual de Adoção na internet, contribuindo para a realização de 41 adoções internacionais de crianças ou adolescentes; e iniciou-se o processo de atualização dos critérios de avaliação de produtividade dos magistrados, tornando o sistema de vitaliciamento dos juízes mais interativo.

Dois anos depois, em 2006, assumiu a Presidência do TJPE, cargo que ocupou até sua aposentadoria, em 2007. Durante sua gestão, manteve o compromisso com a modernização da Justiça pernambucana. Fausto Valença de Freitas deixa a esposa, Valéria Gueiros Leite, e quatro filhos: Andréa, Alexandre, Paola e Cláudia

São José do Egito: Clodoaldo Magalhães se solidariza com Patrícia de Bacana, vítima de violência política e de gênero.

15/03/25
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

Patricia de Bacana recebeu a solidariedade do deputado Clodoaldo Magalhães

 

A vereadora Patrícia de Bacana,  do município de São José do Egito foi vítima de ataques homofóbicos proferidos pelo o ex vereador Antônio Andrade, conhecido na região como Antônio do “Milhão”. A parlamentar  uniu forças e aliados para estarem na sessão da câmara de hoje, onde foram levantadas defesas e falas sobre a importância do respeito às mulheres e principalmente sobre o respeito a orientação sexual destas.

Patrícia de Bacana  prestou Boletim de Ocorrência e agora espera que a justiça seja efetivada. É importante lembrar que homofobia é crime e que a liberdade de expressão possui limites que devem ser prontamente respeitados.

A luta das mulheres por respeito é antiga e deve ser valorizada principalmente nos espaços públicos como câmaras municipais, não podemos mais tolerar o abuso e ataques na política e fora dela as mulheres de nossa comunidade.

“Nos solidarizamos com a vereadora e prestamos nosso apoio. A luta de cada mulher que é desrespeitada também é nossa!” disse o deputado federal Clodoaldo Magalhães (foto)

Dia do Consumidor – Programa Proendividados auxilia população com quitação e controle de dívidas

15/03/25

Ascom TJPE
http://blogfolhadosertao.com.br

O Dia do Consumidor é celebrado neste sábado (15). A data gera propagandas para atrair e conectar o mercado aos clientes. Nesses momentos, são anunciadas promoções e é necessário prudência para não acumular dívidas. Com o objetivo de promover o equilíbio financeiro dos (as) cidadãos (as), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) oferece o Programa Proendividados, vinculado ao Núcleo de Conciliação (Nupemec). A iniciativa ajuda as pessoas em situação de superendividamento a quitar seus débitos.

Implantado em 2011, o serviço desenvolve ações que promovem tratamento, acompanhamento e resolução pacífica de conflitos de consumidores em situação de superendividamento. Além de buscar uma solução amigável para a quitação de débitos, o programa atua em caráter educativo. Os participantes podem optar por receber assistência social e psicológica, com a realização de cursos de reeducação financeira.

Para a coordenadora do Nupemec, juíza de Direito Ana Paula Lira, o Programa Proendividados busca ajudar as pessoas que perderam o controle de suas finanças, por meio de atendimento com equipe multidisciplinar. “A Lei 14.871/2022 possibilitou que o consumidor de boa-fé pudesse assumir que não pode arcar com suas dívidas, e com isso será encaminhado à uma negociação, visando repactuar as dívidas, em bloco, com todas as pendências, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência”, explica a magistrada.

Os interessados em receber auxílio podem procurar o programa de forma espontânea, em que os próprios devedores procuram o serviço do Proendividados para tentar regularizar seus débitos. Pode participar qualquer pessoa física que se encontre em situação de superendividamento (devedor, leigo e de boa-fé), maior de 18 anos, com qualquer renda familiar e que não tenha capacidade econômica de quitar suas dívidas, independentemente do valor.

Após se inscrever, o consumidor é chamado para entrevista e assinatura do Termo de Adesão ao programa. A partir daí, é agendada a audiência de conciliação com o credor para uma tentativa de acordo e posterior homologação das condições negociadas. O valor do débito do consumidor não interfere na adesão ao Programa.

As dívidas, que podem já estar vencidas ou não, devem ser decorrentes de relações de consumo tais como empréstimos e financiamentos, contratos de prestação de serviço e aquisição de produtos. O Proendividados não inclui débitos relacionados a pensão alimentícia, dívidas fiscais, crédito habitacional e indenizações, contraídos por atividades profissionais ou cujo credor seja Empresa Pública Federal.

Acesse a cartilha para saber como evitar o superendividamento e veja abaixo os contatos do programa nas cidades de Recife e Caruaru.

Recife: Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley
Avenida Martins de Barros, 593, 4º andar
Bairro: Santo Antônio
Telefones: (81) 3182.0888 / 0889 / 0886
E-mail: proendividados@tjpe.jus.br

Caruaru: Unidade Asces – Caruaru
Rua Amsterdam, 1234 – 1º andar
Bairro Universitário
Telefone: (81) 2103.2046 / 9971.7077

Ação de Governo: Priscila Krause assina contrato para construção de 144 residências em Belo Jardim

15/03/25

Imprensa PE

http://blogfolhdosertao.com.br


Imóveis fazem parte do Morar Bem PE, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado, criado na atual gestão
Com o compromisso de garantir o direito à habitação em todas as regiões do Estado, a governadora em exercício Priscila Krause assinou, nesta sexta-feira (14), o contrato para construção de 144 novas moradias no município de Belo Jardim, no Agreste Central. O residencial conta com um investimento de R$ 18,7 milhões oriundos da Caixa Econômica Federal e um terreno doado pelo Governo de Pernambuco em mais uma ação do Morar Bem PE, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado, lançado na atual gestão.
 
“O contrato assinado hoje abrange unidades habitacionais em uma modalidade chamada FAR, que é o Fundo de Arrendamento Residencial com recursos da Caixa Econômica Federal, enquanto o Governo do Estado entra com a doação do terreno onde serão construídas essas residências. Um investimento que promoverá a geração de emprego e possibilitará que as pessoas morem em um lugar com luz elétrica, água encanada e saneamento, o que traz um impacto muito grande na saúde pública e na qualidade de vida da população. Hoje Pernambuco tem uma política habitacional, e aqui em Belo Jardim tivemos mais um exemplo exitoso do que significa o programa Morar Bem PE”, comemorou a governadora em exercício Priscila Krause.
 
O Residencial Belo Jardim km 180 – Módulo I será construído no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) pela construtora Mori e Mori. As moradias de cerca de 49 m² contarão com uma área comum com quadras de areia, playground, biblioteca, centro comunitário, salão de festa e bicicletário.
 
“Além dos recursos que estão sendo aplicados nesse empreendimento, atuamos em coordenação com o Estado e a Prefeitura Municipal desde a assinatura do contrato até torná-lo efetivamente operacional. O nosso intuito é que a obra ande com desembolso e o fluxo proposto no início do processo, no meio e no fim”, destacou o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Romero Alexandre.
 
O deputado federal Mendonça Filho pontuou que o contrato assinado nesta sexta é a primeira parte de um projeto maior, que contemplará outros empreendimentos no município. “Aqui em Belo Jardim nós teremos um polo habitacional onde a população vai ter acesso a moradia de qualidade, com água, com luz, com estruturas dignas. Mais uma ação do Governo de Pernambuco na nossa cidade”, destacou o parlamentar.
 
Segundo a deputada estadual Débora Almeida, essas residências vão chegar para as pessoas que mais precisam, principalmente as mulheres, chefes de família que não têm um lar ou estão pagando o aluguel. “O Governo de Pernambuco pega aquilo que é mais difícil e entrega à população algo muito importante. Em nome de todas as mulheres da nossa região, gostaria de agradecer à gestão estadual”, disse. Na visão do deputado estadual Antonio Coelho, a iniciativa do Governo do Estado vai ligar a economia de Belo Jardim com todo o Agreste Central. “Este é um investimento que vai garantir algo fundamental, moradia digna para 144 famílias pernambucanas. Registro a nossa alegria e gratidão por essa ação importante”, comentou.
 
“A partir do momento que a gente assina este documento, temos um empenho e o dinheiro é garantido. Este habitacional terá unidades da Faixa 1 do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que, em sua maioria, é composta por beneficiários do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que estão inscritos no CadÚnico do município. Será um grande ganho para o município de Belo Jardim e para o Governo do Estado. Em breve vamos iniciar as obras, com duração prevista para 18 meses”, ressaltou o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.
 
SOBRE A MODALIDADE – O FAR é uma linha que oferece subsídios para a construção de moradias destinadas a famílias de baixa renda em áreas urbanas, e prevê a isenção das prestações para famílias que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Neste sentido, o Governo de Pernambuco assume a parcela que seria paga pelos beneficiários para que este valor seja utilizado pelas famílias atendidas em outras demandas.
 
E para quem não faz parte desses programas de assistência, a gestão estadual garante a chamada Parcela Zero do Morar Bem Pernambuco, o que representa um investimento de R$ 79 milhões para quitar as parcelas do MCMV FAR em Pernambuco de 13.020 famílias. Além disso, mais R$ 17,9 milhões são empregados em obras complementares para que esses habitacionais do MCMV sejam entregues com toda a infraestrutura de água, esgoto e acessibilidade.
 
“O Governo de Pernambuco tem feito muito por Belo Jardim. Nos deram três cozinhas comunitárias, já pedi a quarta, e, agora, este habitacional. Temos que dar água, luz, levar a infraestrutura, construir escola, construir posto de saúde e nós vamos fazer juntos”, celebrou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, ao lado do gestor de Pesqueira, Marcos Cacique, também presente na solenidade.
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

 

Prefeitura do Recife: Edital Jovens no Clima 2025 está com inscrições abertas

15/0/25

Imprensa PCR

http://blogfolhadoserto.com.br

Coletivos formados por jovens com idades entre 15 e 29 anos, com projetos focados em desafios ambientais, podem se candidatar

Miniatura do anexo
Prefeito do Recife João Campos (D)

Com o objetivo de apoiar iniciativas lideradas e desenvolvidas por jovens, com foco nos desafios climáticos da cidade do Recife, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, lança o edital Jovens no Clima 2025. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (14) e seguem até o dia 6 de abril. Serão selecionados 18 projetos que serão contemplados com o valor de R$ 20 mil cada. Quem quiser concorrer pode acessar o aplicativo ou site Conecta Recife e clicar em “Edital Jovens no Clima 2025” nos destaques. O prefeito do Recife João Campos fez o anúncio nesta sexta-feira (14).

“Vamos acolher 18 iniciativas de jovens que estejam fazendo alguma ação voltada para o clima, para o meio ambiente, e também impulsionar com R$ 20 mil cada um desses projetos. Trazendo uma novidade, podemos levar também essas iniciativas para a COP-30, que vai acontecer em Belém”, comemorou o prefeito João Campos. “Vamos mobilizar nossa juventude a participar, a colaborar, trazer ideias, e o mais importante, ajudar a financiar isso”, disse o gestor.

Trata-se de uma iniciativa realizada em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, da United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation. A proposta é apoiar financeiramente projetos com foco em desafios de meio ambiente e clima da cidade do Recife, exclusivamente de grupos e coletivos formados por jovens entre 15 e 29 anos e com atuação na cidade.

“Esse edital fortalece o protagonismo da juventude na agenda climática do Recife. Com esse apoio, queremos transformar boas ideias em ações concretas para enfrentar os desafios ambientais da cidade. Estamos investindo no futuro sustentável do Recife e na formação de uma nova geração de líderes”, disse o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Cada projeto inscrito deverá contemplar um ou mais dos seguintes eixos temáticos: 1) Sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento, incluindo: programas de educação climática; hackathons climáticos juvenis; pesquisas e consultas sobre clima; espaços de encontro, grupos de estudos e formação, intervenções artísticas e campanhas de conscientização públicas; 2) Projetos de mitigação e adaptação às alterações climáticas, tais como: jardins comunitários, plantio de árvores, reflorestamento e promoção de iniciativas de agricultura urbana; programas de reciclagem e redução de resíduos; oficinas sobre resiliência climática e programas de prevenção para desastres; 3) Propostas de contribuição com monitoramento e implementação do Plano Local de Ação Climática da Cidade do Recife, a exemplo: parcerias entre gestores municipais e grupos de jovens para discutir políticas públicas (propostas, decisões ou ações), formação de embaixadores jovens para o clima ou conselhos consultivos.

Os interessados em participar da seleção poderão obter informações com a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife pelo e-mail jovensnoclimarecife@gmail.com ou pelo telefone (81) 3355-8205.

Confira o cronograma da seleção:

Lançamento do Edital: 14 de março de 2025
Inscrições: De 14 de março a 6 de abril
Resultado preliminar da seleção: 15 de abril
Prazo para recursos: 16 de abril
Resultado final da seleção: 22 de abril
Envio de documentação dos selecionados: De 23 de abril a 4 de maio de 2025
Análise da documentação e assinatura de Termo de Compromisso: Entre 5 e 12 de maio
Formação para projetos selecionados: Até 21 de maio
Repasse do recurso para implementação dos projetos: 21 a 22 de maio
Início dos projetos: 23 de maio

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Balanço: Prefeito de Salgueiro  comemora  o  sucesso  e o clima de paz vivido  no Carnaval 2025

15/03/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Fabinho Barros  destacou  o trabalho das equipes  da Prefeitura e o apoio da Polícia Militar durante o tríduo momesco
Miniatura do anexo

Prefeito de Salgueiro Fábio Barros

 

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD), concedeu entrevistas às rádios Salgueiro FM, Asa Branca FM e Executiva FM entre essa quinta, 13, e sexta-feira, 14, para apresentar o balanço do Carnaval 2025. Na companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Leal Sampaio, e da secretária de Cultura e Esportes, Éricka Oliver, Fabinho fez uma avaliação positiva da festa, que movimentou Salgueiro entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.

Para o prefeito, o evento teve três aspectos positivos e o primeiro deles foi a realização de uma festividade em paz. “Quando você tem 30 mil pessoas circulando nas ruas, algumas intercorrências existem, mas aí registramos aqui a eficiência da Polícia Militar, que lançou diariamente mais de 200 homens nas ruas e o povo que fez o Carnaval em muita paz”, destacou na Asa Branca FM.

“Outro objetivo que foi alcançado: resgatar a autoestima do nosso povo. Nós víamos desde o início de fevereiro o sorriso largo nos rostos das pessoas, a felicidade e o orgulho de dizer que Salgueiro agora volta a sorrir. Então isso foi uma coisa excelente”, adicionou, ressaltando também o aquecimento econômico no comércio.

“A economia voltou a girar para quem mais precisa, quando tivemos mais de 200 ambulantes registrados, quando tivemos mais de 53 músicos, da terra, se apresentando nos polos da cidade. Então é um balanço extremamente positivo”, completou, informando que o Carnaval movimentou cerca de R$ 15 milhões na economia local, com 96% dos leitos dos hotéis ocupados, resultando em um retorno imediato de aproximadamente R$ 2 milhões aos cofres da prefeitura, superior ao investimento.

Baile Municipal e outras manifestações culturais

Nas entrevistas, um ponto também destacado pelo prefeito e os secretários foi a realização do 1° Baile Municipal no clube ACS. O evento, que contou com shows de Geraldinho Lins e uma atração local, arrecadou mais de R$ 30 mil para o Lar de São Vicente de Paulo. Também foi salientada a programação cultural, com várias manifestações artísticas nas ruas da cidade no período pré-carnavalesco e durante o Carnaval.

Apoio

Tudo isso foi possível, conforme ressaltado por Fabinho, devido ao empenho dos servidores do governo, sobretudo os secretários Henrique e Éricka com suas respectivas equipes, bem como o apoio fundamental do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur.