Uma singela homenagem a este grandioso 8 de março: SER MULHER

08/03/25

Bláulio Bessa *

http://blogfolhadosertao.com.br

 

⁠Ser mulher

Um só dia
Um só dia é muito pouco pra celebrar a mulher
Um só poema, uma rosa,
Uma homenagem qualquer
Palavras são muito pouco
Não importa o que eu disser
E mesmo assim
Dizer é o meu dever
É o dever da humanidade reconhecer que a mulher
É força, é dignidade,
É o que é e o que quer ser
E ela quer ser liberdade
Quer ser mãe
Quer ser artista
Ser sozinha, aventureira
Empresária, agricultora
Ser juíza, sacoleira
Quer ser talvez bossa-nova,
Mas também quer ser funkeira
Quer ser Maria da Penha, Anne Frank ou Malala,
Dandara, Madre Teresa,
Quer ser arma sem ser bala
Gisele, Marta e Michele
Sangue, pele, Marielle,
Quer ser voz que não se cala
Mulher,
Absurdo, paradoxo,
Quer ser ferida e ser cura
Ser calma, ser confusão,
Sanidade com loucura,
Desatino com juízo,
Uma placa com aviso,
Indecentemente pura
Quer ser simples, popular,
Quer ser a joia mais cara,
Quer ser muitas, ser plural,
E ainda assim, quer ser rara
Quer ser livre, corpo e mente,
Quer ser e é diferente,
E a diferença é clara
A diferença é a força
A garra, a resistência,
A coragem, a sabedoria,
A pressa e a paciência
É tão claro e evidente
Ser igual e diferente
Faz parte da sua essência
Mulher,
Mulher quer ser um espelho,
Quer ser o que lhe contrasta
Quer ser o que lhe constrói,
Quer ser o que lhe devasta
Mulher só quer ser mulher
E o ser mulher
Já lhe basta.

————————————————————————————————————————————
É difícil, doloroso e perigoso ser mulher no Brasil. Precisamos mudar isso.

Homens armados e encapuzados invadem TV Pesqueira e roubam equipamentos

08/03/25

TV Pesqueira

http://blogfolhdosertao.com.br

Prejuízos são estimados em mais de R$ 90 mil pela direção do veículo de comunicação

 

Criminosos invadem TV Pesqueira

Três homens armados e encapuzados, utilizando inclusive luvas, invadiram a sede da TV Pesqueira, localizada no município de Pesqueira (Agreste), e levaram praticamente todos os equipamentos do veículo de comunicação. O crime, que ganhou repercussão na cidade e em municípios vizinhos, ocorreu por volta das 3h desta sexta-feira (07) e foi registrado por câmeras de segurança. Antes de invadirem o imóvel, os ladrões ainda renderam uma pessoa que estava na rua.

De acordo com o proprietário da TV Pesqueira, Alexandre Ferreira, os prejuízos com o roubo dos equipamentos ultrapassam os R$ 90 mil. Ele informou que foram levadas câmeras, mesas de corte, computadores, aparelhos de TV, microfones, gravadores, entre outros objetos. No imóvel ainda estavam um carro e uma moto, mas os criminosos não os levaram.

A TV Pesqueira é conhecida por divulgar informações sobre o município, prestar serviços à população através de reportagens e fazer denúncias sobre gestores públicos locais. A emissora tem sido um dos canais responsáveis pela exposição das dificuldades enfrentadas pela comunidade, abordando a falta de infraestrutura, a precariedade nos serviços públicos e outros problemas que afetam diretamente a comunidade. A emissora ainda não sabe quando retomará as suas atividades.

Nas redes sociais, a direção da TV Pesqueira afirma que esse tipo de ataque a veículos de comunicação tem se tornado cada vez mais comum no País e que isso significa um ataque ao pleno exercício de cidadania e à própria democracia.

A Polícia Civil já iniciou as investigações, mas ainda não há informações sobre a identidade dos criminosos. O local do crime passou por uma perícia ainda na manhã desta sexta-feira. A direção da TV Pesqueira, que já se pronunciou sobre o ocorrido pelas redes sociais, informou que está colaborando com a Polícia Civil e acredita que as autoridades tomarão todas as providências necessárias para que o crime seja esclarecido, e os criminosos sejam devidamente punidos.

Programa Novo: Secretaria de Educação de Salgueiro realiza “1° Colegiado de Gestores Escolares de 2025”

 

08/03/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

A Secretaria de Educação de Salgueiro realizou na manhã desta sexta-feira, 7, no Campus da UPE, o “1° Colegiado de Gestores Escolares de 2025”. Durante o ato, os gestores e a secretaria alinharam diretrizes, compartilharam experiências e fortaleceram o compromisso com a educação municipal.

A secretária Maysa de Lavor falou sobre a dinâmica do encontro. “Hoje realizamos o nosso 1° Colegiado de Gestores Escolares do município de Salgueiro. Um evento que contou com a temática principal ‘Gestão inovadora: Construindo caminho para um futuro inclusivo e de excelência’. Durante todo o dia realizamos oficinas, painéis interativos, na construção de uma educação de qualidade”, detalhou.

Também presente no evento, o vice-prefeito Emmanuel Sampaio elogiou a equipe de gestores escolares. “A gente tem uma equipe tão preparada e como a gente falou tanto agora em maestria, eu vejo também que é uma arte. Que é o que vocês fazem dia após dia: é uma arte”, disse.

“Só pessoas muito capacitadas e com o coração tão nobre quanto vocês poderia ter essa missão, que desempenham com tanta maestria”, completou Emmanuel, parabenizando a secretária de Educação por proporcionar esse momento tão importante para o setor da educação e colocando a gestão municipal à disposição dos diretores escolares.

 

Festival Recife Capital do Brega acontece no Marco Zero com grande celebração do ritmo pernambucano

08/03/25
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
Mais de 30 artistas se apresentaram nesta sexta-feira (7) no evento, que reforçou a importância do ritmo tão popular no Recife, no qual foi gravado especial que será exibido ainda neste mês de março
Recife Capital do Brega: com representantes de todas as vertentes, festival  agita Marco Zero - Folha PE

O brega mais uma vez reafirmou seu espaço na cultura recifense, valorizando as raízes desse movimento em grande estilo. Nesta sexta-feira (7), o festival “Recife Capital do Brega” transformou o Marco Zero em uma grande pista de dança, reunindo uma multidão para celebrar o ritmo que nasceu e se popularizou na cidade. Produzido em parceria da Rede Globo e Prefeitura do Recife, o evento teve mais de seis horas de festa, e contou com mais de 30 artistas passando pelo palco, representando diferentes estilos do brega e reforçando a força do gênero na cena musical recifense.

O prefeito João Campos destacou a importância de manter o brega como parte essencial da festa. “Desde o nosso primeiro ano na Prefeitura, criamos um dia especial do Carnaval dedicado ao brega. Neste ano, com um Carnaval estendido, foi um prazer realizar um evento inteirinho só com o brega. O brega é um ritmo autêntico do Recife, escutado pela maioria da juventude da cidade. São artistas nascidos e criados aqui, exportando sua arte para o Brasil e o mundo. Enquanto eu estiver na Prefeitura, o brega terá sempre um espaço garantido”, afirmou o prefeito.

O festival reuniu grandes nomes do gênero, como Anderson Neiff, Valquíria Santana, Michelle Melo, Dany Miller, Os Tralhas, Arthuzinho Badedeira, Conde, Labaredas, Walter de Afogados, Sheldon, Elvis, Thaik, The Rossi, MC Tróia, Abalo, Sedutora, Eduarda Alves, Amigas do Brega, MC Metal, Shevchenko, Menor, Japão, Lekinho Campos, entre muitos outros que levantaram o público entoando os sucessos que 

Infraestrutura garantiu segurança e conforto ao público

A Prefeitura do Recife organizou um esquema especial de serviços para garantir conforto e segurança durante o festival, sob a coordenação do Centro de Operações do Recife (COP).

O evento contou com uma área de acessibilidade, com 20 vagas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e famílias atípicas, além de intérprete de Libras e audiodescrição no palco. Equipes da Assistência Social atuaram no combate à exploração do trabalho infantil, enquanto o SAMU 192 disponibilizou dois postos médicos avançados e ambulâncias de prontidão.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) reforçou a coleta de resíduos com 50 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e 150 tonéis distribuídos pelo bairro. Logo após o evento, um mutirão de limpeza garantiu a higienização da área.

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) reforçou a segurança no bairro, com 81 agentes atuando no local e monitoramento por 252 câmeras, sendo 20 delas no Marco Zero.

No trânsito, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) coordenou interdições para garantir a mobilidade do público. As Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo foram fechadas para veículos e ficaram exclusivas para pedestres durante o festival, sendo reabertas neste sábado (8). Ao todo, 96 agentes de trânsito atuaram na organização do tráfego.

Com uma noite repleta de música, dança e celebração, o Recife Capital do Brega encerrou as celebrações do Carnaval 2025 reafirmando o protagonismo do brega na identidade cultural da cidade.

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

”Estamos destruídos”, diz irmã de jovem sequestrada por homens encapuzados no Sertão

08/03/25
Adelmo Lucena
http://blogfolhdosertao.com.br

Gislane Gomes de Lima está desaparecida desde o dia 3 de março

twitter sharing buttonEstamos destruídos'', diz irmã de jovem sequestrada por homens encapuzados no Sertão | Local: Diario de Pernambuco
linkedin sharing buttonReprodução redes Sociais
A família de Gislane Gomes de Lima, jovem de 19 anos sequestrada na madrugada de segunda-feira (3) no Sertão de Pernambuco, “se encontra bastante abalada”, segundo a irmã da vítima. O crime aconteceu durante uma partida de futebol no Assentamento Safra, em Santa Maria da Boa Vista, por volta de 1h.
De acordo com a irmã mais nova de Gislane, três homens encapuzados chegaram no local em um carro de modelo Corolla, puxaram a jovem pelo cabelo e a arrastaram para o veículo. Os suspeitos ainda teriam atirado para cima e fugiram com a vítima para um local ainda desconhecido.
Segundo a irmã da vítima, o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria da Boa Vista e a família aguarda um retorno das investigações. A expectativa é encontrar Gislane ainda com vida.
A irmã dela destaca que a família está “destruída” e que Gislane é “uma menina que gosta de ajudar todo mundo, muito alegre, gosta de fazer amizade e ama a vida”.

A Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado, investigações foram iniciadas de pronto e seguem em andamento até a elucidação dos fatos.

Caso Luighi: Conmebol indica punição ao Cerro por racismo, Infantino está ‘indignado’ e CBF pede exclusão

08/03/25
Estadão Conteúdo
http://blogfolhdosertao.com.br

O jogador do time sub-20 do Alviverde foi vítima de racismo, nessa quinta-feira (6), em jogo válido pela Taça Libertadores da América

O apelo da confederação brasileira foi formalizado em um documento de 29 páginas elaborado pelas Diretorias Jurídica e de Governança e Conformidade. A entidade se baseia no protocolo global da Fifa para casos de discriminação, que não foi cumprido pelo árbitro da partida.

Na denúncia, a CBF argumenta, ainda, que o futebol sul-americano carrega um histórico de impunidade em relação a atos racistas e que as sanções aplicadas são, na maioria das vezes, insignificantes para coibir novas ocorrências. A denúncia reforça que “a esmagadora maioria das vítimas advém do solo brasileiro”.

Infantino foi um dos destinatários do documento. A Fifa ainda não se manifestou sobre uma ação concreta para o caso, mas o presidente da entidade máxima do futebol publicou uma nota de apoio a Luighi.

“Estou profundamente indignado com o abuso racista sofrido pelo jogador Luighi. É de partir o coração ver um jovem jogador ser levado às lágrimas por um comportamento tão vergonhoso. O futebol deve ser um espaço de respeito, inclusão e união – e tudo começa com os jovens e a base”, escreveu o italiano.

A denúncia da CBF também chegou ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o qual havia ignorado as ligações de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, para falar sobre o caso, segundo a própria dirigente. “Não consegui falar com ele. A Conmebol está sendo muito displicente. Estou tentando desde ontem e não consegui”, contou.

A reclamação pública, feita em entrevista coletiva, teve efeitos Após a fala, Alejandro ligou para Leila e prometeu que o Cerro Porteño será punido duramente.

A lei paraguaia não determina racismo como crime, mas como uma infração, passível de multa. Cabe, então, somente à Justiça Desportiva agir sobre o caso. O protocolo da Fifa prevê derrota para o time associado aos atos racistas, mas o Cerro Porteño já foi superado pelos palmeirenses pelo placar de 3 a 0.

Kassab diz que PSD terá candidato próprio a presidente e que Raquel está consciente disso

08/03/25
Por Magno Martins, de Brasília
http://blogfolhadosertao.com.br
Segundo Kassab, a governadora, em nenhum momento das diversas conversas que teve com ele, impôs alguma dificuldade em relação a 2026
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse, ontem, à Folha, que a governadora Raquel Lyra, atualmente no PSDB, está ingressando no PSD, na próxima segunda-feira, em ato no Recife, sabendo que a sua nova legenda terá candidato próprio à Presidência da República. Ele citou dois nomes já especulados pela mídia – os governadores de São Paulo, Tarcísio Freitas, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

“São nomes excepcionais”, afirmou. Perguntado se a governadora de Pernambuco havia assumido com ele o compromisso de apoiar um desses nomes ou um outro como alternativa própria do PSD, Kassab afirmou que, nas suas tratativas com Raquel, não condicionou sua filiação ao jogo da sucessão presidencial, no próximo ano.

“Se ela optou pelo PSD para ficar mais próxima do presidente Lula, acertou, porque o nosso partido, hoje, está na base do Governo e ocupa ministérios. Se ela optar por uma outra candidatura, como a de Lula, isso não será problema, porque existem casos assim em outros Estados”, afirmou.

Segundo Kassab, a governadora, em nenhum momento das diversas conversas que teve com ele, impôs alguma dificuldade em relação a 2026. “O que estamos comemorando, neste momento, é a filiação de uma governadora. Isso nos fortalece, fortalece o partido e, sendo do Nordeste, nos dá envergadura na região”, disse.

Kassab disse, ainda, que deu carta branca para Raquel e que, se ela vier a assumir a presidência do PSD no Estado, será honroso para ele e para o partido. “Mas isso eu deixei nas mãos de André de Paula. Ele vai se entender com a governadora e saber dela o que pensa sobre o assunto e qual o melhor caminho”, afirmou.

Sobre o ato da próxima segunda-feira, Kassab disse que está com a expectativa de ser bastante prestigiado, inclusive por ministros do partido e lideranças de todas as regiões do País, principalmente do Nordeste. “Faremos um grande evento, do tamanho e da dimensão da governadora”, destacou.

O presidente nacional do PSD disse, por fim, que a governadora é uma grande aposta da legenda para sua reeleição em 2026. “Ela passou por alguns momentos de dificuldades, mas já vi pesquisas que está melhorando. Como em Pernambuco a eleição será polarizada com o prefeito João Campos (PSB), acho que isso vai favorecer ela”, disse, apostando no crescimento de Raquel nas pesquisas na medida em que o povo pernambucano passar a ter a exata compreensão do governo da nova aliada.

Revelação bombástica: Ex-ministro da Defesa rompe com narrativa de Bolsonaro e aliados e diz ao STF que ‘atuou para evitar golpe’

08/03/25

http://blogfolhadosertao.com.br
Defesa do general Paulo Sérgio Nogueira diz que ele temia “uma doideira” de Jair Bolsonaro e não fazia parte do gabinete que gerenciaria o pós-golpe
Paulo Sérgio Nogueira e Jair Bolsonaro
Paulo Sérgio Nogueira e Jair Bolsonaro (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/ EBC)
 O general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro (PL), adotou uma estratégia distinta dos demais envolvidos na tentativa de golpe de Estado. Sua defesa, entregue nesta quinta-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF), contrasta com as apresentadas pelos advogados do ex-presidente e de seus aliados.

Enquanto as demais defesas se concentraram em desqualificar a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, questionar a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes e atacar a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, os advogados de Paulo Sérgio evitaram confrontar diretamente os fatos expostos na acusação.

Segundo a coluna do jornalista Josias de Souza, do UOL, em vez de negar a existência da trama golpista, a defesa do general sustentou que ele “atuou ativamente” para impedi-la. Os advogados alegam que Paulo Sérgio se alinhou ao general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que recusou-se a assinar o decreto do golpe.

Diferentemente dos demais acusados, a defesa de Paulo Sérgio não contestou o depoimento de Mauro Cid, mas destacou um trecho específico em que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro afirmou que o general temia que o ex-mandatário assinasse “uma doideira”.

A estratégia jurídica adotada pelo ex-ministro da Defesa o distancia de dois dos principais generais envolvidos na denúncia: Walter Braga Netto e Augusto Heleno. Buscando desvincular seu cliente da organização criminosa golpista, os advogados ressaltaram que Paulo Sérgio não foi citado em documentos como integrante do gabinete de crise que seria instalado para gerenciar o país após o assassinato do presidente Lula (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Alexandre de Moraes.

Um dos arquivos apreendidos pela Polícia Federal, intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, previa que esse gabinete de crise seria comandado do Palácio do Planalto, com Augusto Heleno na chefia e Braga Netto na coordenação.