Folia 2025: Foliões curtiram muito frevo, axé, pagode baiano e piseiro na quarta noite do Carnaval de Salgueiro

04/03/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A quarta noite do Carnaval de Salgueiro, nessa segunda-feira, 3, teve música para todos os gostos. Os foliões brincaram ao som de muito frevo, axé, pagode baiano, piseiro e outros ritmos. O evento transcorreu em paz, movimentando os polos da folia e a economia local.As festividades dessa segunda começaram no turno da tarde com o irreverente e inusitado bloco “Pé na Cova”, no qual os foliões desfilam pelas ruas da cidade com um caixão ao som de uma orquestra de frevo. O detalhe é que alguns dos participantes vão dentro da urna funerária. Ainda no período vespertino aconteceu o 2° dia do Polo Multicultural, com diversos artistas locais se apresentando no palco do Memorial do Couro. Já no Polo Umãs, no turno da noite, a animação ficou por conta de Ítalo Ramon, Hélio Lima e Léo de Luxo.

Paralelamente a programação seguiu no palco do Polo Bomba, começando com shows da Orquestra Bronzeada e a banda Versão Brasileira. Por volta das 20h, Chiclete Ferreira comandou a puxada no trio elétrico Cygnus, trazendo o pagode baiano para Salgueiro com sua banda Guetho é Guetho. Logo em seguida, Fabiana Santiago e Anderson Rocha fizeram os últimos shows da segunda-feira de Carnaval no Polo Bomba.

Hoje tem matinê no trio elétrico com Michele Andrade.

Hoje, no último dia da programação, a cantora Michele Andrade vai arrastar os foliões pelo corredor da folia, em puxada no trio elétrico agendada para as 17h. No palco do Polo Bomba se apresentam Adão e Banda Reprise (16h), Duduzinho (19h30), Busca Pé e Arreio de Ouro Elétrico (22h30) e Matheus O Mart (00h30). As festividades também ocorrem nos polos Multicultural e de Umãs.

Folia 2025: Prefeitura de Salgueiro abre espaço no palco do Polo Bomba para os homenageados do Carnaval

04/03/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Os homenageados do Carnaval de Salgueiro tiveram um espaço bastante significativo no palco do Polo Bomba na noite desse domingo, 2. Antes do show histórico da Limão com Mel, a prefeitura abriu espaço no palco do Polo Bomba para uma reverência merecida aos homenageados do evento este ano: Ailton Souza e Zé Wellington (in memoriam). O prefeito, Fabinho Lisandro, e o vice, Emmanuel Sampaio, estiveram presentes.

Quem subiu ao palco para falar de Zé Wellington foi o filho José Eduardo, que agradeceu pela homenagem ao pai, um folião assíduo, 25 anos após sua morte. “Está aqui representando meu pai, que faleceu no ano 2000, e aí 25 anos depois [receber essa homenagem] é um motivo de orgulho muito grande para mim, em vê-lo tão vivo nessa cidade. Não só aqui como em todo lugar por onde ele passou”, disse.

Já o empresário Ailton Souza, o homenageado em vida, cantou e dançou no palco, ressaltando seu vínculo com os carnavais de Salgueiro. “Eu sou o cara mais feliz do mundo e vou amar Salgueiro até o último dia da minha vida”, declarou ao lado dos cantores da Limão com Mel, Edson Lima e Adma Andrade, e de Fabinho e Emmanuel.

O maior Carnaval do Sertão pernambucano, que este ano tem como tema “Folia é ter você aqui”, escolheu os homenageados considerando suas ligações intrínsecas com as festividades carnavalescas do município. São duas pessoas que fizeram por merecer essa celebração em 2025.

Conheça os homenageados

Zé Wellington sempre foi um folião de carteirinha, esbanjando alegria nos períodos carnavalescos de Salgueiro e região. Fundador dos blocos “Buchada na Chon” e “Apache”, ele tinha o dom de unir pessoas e cultivar afetos. O Carnaval em sua vida era mais do que uma festa animada, era uma maneira criar memórias e fortalecer vínculos, celebrando a vida de forma irreverente.

Por usa vez, Ailton tem uma ligação estreita com a cultura e arte salgueirense, tendo fundado uma das maiores bandas de forró do Brasil, a Limão com Mel. Além de empresário, ele atuou como radialista e produtor cultural com mais de 40 anos de carreira. Apaixonado por Carnaval desde a infância, Ailton aprendeu a montar carros de som com o pai e foi um dos responsáveis pelo primeiro trio elétrico de Salgueiro, o Transação. Depois fundou a banda Talismã, que animou muitos bailes na região, dando origem à Limão com Mel nos anos 90.

Boa notícia: Produtores dizem ao governo Lula que preço dos alimentos devem cair com colheita da safra

04/03/25

Por Agência  o Globo

http://blogfolhadosertao.com.br

Carne bovina tende a ser beneficiada com ração mais barata
Em reuniões realizadas na semana passada com representantes do setor privado, para discutir formas de reduzir os valores cobrados pelos alimentos e, com isso, evitar novas altas na inflação, o governo ouviu um cenário mais otimista: com a colheita da safra de grãos, a tendência é de queda nos preços.

No caso da carne bovina, a cotação do produto, que havia ficado 15% mais barato em fevereiro, ante dezembro, pode ter uma nova queda de 10%. Foi o que informaram representantes dos produtores que estiveram reunidos com os ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Fávaro e Paulo Teixeira, na quinta-feira passada.

Usados como ração para animais, o aumento da produção de milho e soja fará com que as carnes em geral, incluindo suína e de frango, ficarão mais baratas, segundo relatos feitos ao GLOBO sobre as reuniões. Matéria-prima para o óleo de cozinha, a ampliação da oferta de soja vai se refletir no preço do produto nas gôndolas dos supermercados, espera o governo.

A alta da inflação preocupa o governo. O preço dos alimentos mais alto é apontado como uma das causas da queda de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este ano a safra de grãos, que já começou a ser colhida, será recorde, com um volume de 325,7 milhões de toneladas. A ideia é que a estatal pudesse intervir no mercado, para evitar o desabastecimento e alta de preços, mas quase não há estoques reguladores disponíveis.

Entre as medidas para forçar a queda de preços no mercado interno, uma delas é a redução das tarifas de importação de produtos como milho e etanol. Mas, se as altas pararem, os estudos serão suspensos.

A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), mostra que a inflação de alimentos teve um recuo na primeira quinzena de fevereiro. Entre as quedas registradas, estão a batata-inglesa (8,17%), o arroz (1,49%) e as frutas (1,18%). Apesar desse cenário, o governo decidiu “não baixar a guarda”, conforme um ministro de Estado.

Um novo encontro entre governo e setor privado, desta vez ligado ao varejo, deve acontecer nesta quinta-feira. A expectativa é que a reunião — anteriormente prevista para acontecer com a presença de Lula — seja comandada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Estarão presentes representantes dos setores de etanol, soja, milho e carnes.

No caso do etanol, conforme publicou O Globo no último sábado, a queda da tarifa pode ser usada em uma negociação com os Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, anunciou uma tarifa adicional de 25% às importações de aço e alumínio e ameaçou subir as alíquotas de produtos que têm imposto maior do que o cobrado pelo governo americano. Um deles é o etanol, tributado em 18% quando chega ao Brasil e em apenas 2,5% se for exportado para os Estados Unidos.

Leia também
• Revoltados com ‘Emilia Pérez’, mexicanos celebram o Oscar do Brasil: ‘Ganhou o cinema’
• Brasil conquista a Copa América de Beach Soccer pela quarta vez

Ação da PRF: Vítima de picada de cobra em Surubim é transportada de helicóptero para Caruaru

04/03/25

Ascom PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

Veneno estava agindo no organismo do homem, que precisou de atendimento em unidade especializada

 

Um homem, de 31 anos, picado por uma cobra coral foi transportado de helicóptero, nesta segunda-feira (3), em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano Recife. Devido ao avanço dos efeitos provocados pelo veneno, a vítima foi transportada de uma unidade de saúde em Surubim para um hospital em Caruaru.

Por volta das 13h15, a central de regulação do SAMU acionou a equipe aeromédica para realizar o transporte entre as unidades de saúde. Ao chegar em Surubim, os profissionais verificaram que o homem apresentava uma quadro de náuseas e vômito.

Em cerca de 10 minutos, o paciente foi transportado de helicóptero e chegou ao Hospital Regional do Agreste, para receber atendimento da equipe médica.

Carnaval 2025: Foliões lotam o Polo Bomba com show histórico da Limão com Mel e a sofrência de Priscila Senna

04/03/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Folia em Salgueiro tem  frevo, piseiro e pagode

 

O domingo de Carnaval em Salgueiro foi um sucesso incontestável de público. Os foliões lotaram o Polo Bomba para assistir a um show histórico da banda Limão com Mel, prata da casa, que há anos não tocava na cidade. Depois, foram contagiados pela sofrência da cantora Priscila Senna, uma das maiores artistas da atualidade em Pernambuco.

Milhares de pessoas disputaram cada espaço do local, movimentando um dos principais setores de bares, restaurantes, hamburguerias e pizzarias de Salgueiro. A festa ainda teve Danilo Veras e a banda Dó Ré Mirim no palco, além da também salgueirense Groov Nervoso, puxando os brincantes pelas ruas e avenidas no trio Cygnus.

Contando com o retorno de Edson Lima e do sanfoneiro Picapau, a Limão com Mel não decepcionou. Fez todo mundo dançar apresentando seus maiores sucessos em ritmo de Carnaval, além de alguns hits muito famosos nessa época. A apresentação foi precedida por discursos de Ailton Souza, proprietário da banda e um dos homenageados do Carnaval, e de um representante da família de Zé Wellington (in memoriam), o outro homenageado.

Hoje tem frevo, piseiro e pagode

Hoje o evento continua nos polos Multicultural (Memorial), de Umãs e Bomba, bem como no corredor da folia com o trio Cygnus. Os shows no palco começam às 16h30, com a Orquestra Bronzeada e a banda Versão Brasileira, tocando muito frevo e outros ritmos carnavalescos. Em seguida tem o pagode baiano de Chiclete Ferreira e Guetho é Guetho no trio. A cantora Fabiana Santiago e o piseiro de Anderson Rocha fecham a noite da segunda-feira no palco.

Extrema direita: “Forças poderosas querem silenciar Adélio”, diz advogada da família de Adélio Bispo

04/03/25

Por 247

http://blogfolhdosertao.com.br

Advogados denunciam isolamento e irregularidades no caso do autor do atentado contra Bolsonaro
(Foto: Reprodução )

 

 Os advogados Edna Teixeira e Alfredo Marques, representantes da família de Adélio Bispo, denunciaram diversas irregularidades no processo e no tratamento dispensado ao réu, seis anos após o atentado contra Jair Bolsonaro. Em entrevista ao programa Boa Noite 247, conduzida pelo jornalista Joaquim de Carvalho, os defensores questionaram a condução das investigações, a manutenção do segredo de justiça e a ausência de garantias básicas de direitos humanos para Adélio, que permanece confinado em um presídio de segurança máxima sem acesso a familiares ou a tratamento médico adequado.

“Forças poderosas querem silenciar Adélio”, afirmou a advogada Edna Teixeira. “Ele está isolado, sem contato com a família, sem tratamento e sem nenhuma garantia dos seus direitos.”

Segredo de justiça e falta de transparência

Os advogados criticaram o fato de o processo permanecer em segredo de justiça, impedindo que a sociedade tenha acesso às informações completas sobre o caso. Para Alfredo Marques, essa ocultação de dados reforça a necessidade de uma investigação mais aprofundada: “Nada justifica mais a permanência desse sigilo. O que está sendo escondido? O que não querem que o Brasil saiba?”

Outro ponto abordado foi a atuação da Polícia Federal na segurança de Bolsonaro no dia do atentado. Marques apontou que parte da escolta do então candidato era composta por ex-policiais e voluntários sem treinamento adequado. “Como pode um candidato à Presidência da República ter sua segurança confiada ao submundo militar? Nada funcionou. E os responsáveis pela segurança, em vez de punidos, foram promovidos.”

Isolamento de Adélio e omissão dos direitos humanos

Além das inconsistências na investigação, os advogados denunciaram as condições em que Adélio Bispo se encontra. Considerado inimputável pela Justiça devido a transtornos mentais, ele deveria estar recebendo tratamento psiquiátrico, mas, segundo Marques e Teixeira, está completamente isolado.

“Já são seis anos que Adélio não tem acesso a ninguém. Trancafiado em uma cela minúscula, sem medicação, sem acompanhamento clínico, sem banho de sol e sem contato com a família”, denunciou Marques. “Se uma pessoa não fosse louca, certamente ficaria louca nessas condições.”

A advogada Edna Teixeira ressaltou a luta de Maria das Graças, irmã de Adélio, que tem enfrentado dificuldades para obter a curatela do irmão. “Ela é a única familiar próxima que tenta garantir seus direitos. No entanto, a Justiça entregou a curatela para um defensor público, ignorando o direito da irmã de cuidar dele. A Maria das Graças só quer saber do irmão, mas o sistema insiste em isolá-lo.”

Os advogados também criticaram a omissão do Ministério dos Direitos Humanos. Segundo Marques, um pedido formal foi enviado ao então ministro Silvio Almeida em janeiro de 2023 e, posteriormente, à ministra Macaé Evaristo, mas nunca houve qualquer resposta. “Era melhor não existir um Ministério dos Direitos Humanos do que ter um que assiste a essa barbárie calado”, afirmou. “Pedimos apenas que uma comissão composta por parlamentares, membros da OAB, do Ministério Público e do Conselho de Psiquiatria pudesse avaliar as condições de Adélio. E o que aconteceu? Nada.”

Contradições que necessitam de esclarecimento

Ao longo da entrevista, os advogados e Joaquim de Carvalho apontaram várias contradições na narrativa oficial sobre o atentado. Desde a suposta denúncia de que Bolsonaro poderia ser alvo de uma facada antes do ocorrido, até o fato de que, justamente no dia do ataque, o ex-presidente não usou colete à prova de balas — algo que ele fazia regularmente.

“Se ele estivesse de colete, toda a possível farsa cairia por terra”, disse Teixeira. “São muitas perguntas sem resposta, e forças poderosas querem silenciar Adélio.”

Apesar de todas as dificuldades, a defesa da família de Adélio afirma que continuará lutando para que ele tenha garantidos seus direitos básicos e para que as contradições do caso sejam esclarecidas. “A verdade precisa vir à tona”, concluiu Marques.

As reações da extrema direita bolsonarista ao sucesso internacional do filme “Ainda Estou Aqui”

04/03/25

Midias Sociais

http://blogfolhdosertao.com.br

Ódio de bolsonaristas à vitória de “Ainda Estou Aqui” contrasta com celebrações do Oscar© Divulgação/Sony

.

Reações da extrema direita

A vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025 como Melhor Filme Internacional provocou reações furiosas entre bolsonaristas e defensores da ditadura militar. Enquanto a maior parte do país celebrava o feito inédito, opositores usaram as redes sociais para desqualificar a premiação, criando delírios sobre a suposta influência do governo Lula na conquista.

Entre os comentários publicados no X (antigo Twitter), estavam frases como: “O preço da picanha vai cair depois dessa bosta de prêmio?”; “Lula não dá sorte, ele dá dinheiro, Oscar comprado”; “O filme é estrelado por uma atriz comunista e Hollywood é um antro desse tipo de gente”; “Agora, os problemas do Brasil acabaram né? Esse prêmio foi comprado pelo governo para desviar o que realmente importa”; “Oscar lixo premiou um filme lixo cheio de mentiras para ajudar o Lula”.

Parlamentar bolsonarista apaga elogio ao filme

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) foi uma exceção entre os bolsonaristas ao elogiar a vitória de “Ainda Estou Aqui”, mas acabou apagando sua publicação após críticas de apoiadores.

Em sua postagem no X, o parlamentar escreveu que o prêmio fazia os brasileiros “voltarem a sentir orgulho do país”. “A vitória do filme ‘Ainda Estou Aqui’, como melhor filme internacional, faz com que nós brasileiros voltemos a sentir orgulho do nosso país, independentemente do enredo do filme”.

Após a repercussão negativa entre bolsonaristas, Nunes explicou ao UOL porque optou por deletar a publicação. “Apaguei porque achei chato. Irritou-me algumas pessoas interpretando com muito radicalismo”, afirmou.

Mesmo sem ter assistido ao longa, o deputado comparou a conquista ao impacto de um título na Copa do Mundo. “É bom para o brasileiro, bom para o ego, bom para o ufanismo ganhar um prêmio internacional”, declarou. Em seguida, criticou a obra por supostamente ter sido “politizada demais”. “Deixando a política de lado, é bom para o Brasil ganhar um prêmio internacional como esse”, disse. “Mas o filme ficou totalmente politizado, independentemente de enredo e conteúdo. Não vi o filme, mas é importante para o Brasil. Divulga o Brasil. O aspecto negativo é que politizou demais”.

Repercussão ofuscou outros temas

Demonstrando como a extrema direita se tornou minoritária, o impacto da premiação dominou as redes sociais e deixou outros temas em segundo plano, incluindo o Carnaval. O clima nas redes foi comparado ao de uma final de Copa do Mundo.

O impacto do filme

“Ainda Estou Aqui” reconstrói um período marcado pela censura, violência e perseguições da ditadura militar, utilizando um drama familiar para abordar o tema sem assumir um tom panfletário. Essa abordagem permitiu que o filme alcançasse públicos além da bolha progressista, incluindo conservadores e jovens que desconheciam a história do regime militar.

A atuação de Fernanda Torres, indicada ao Oscar pelo papel de Eunice Paiva, também contribuiu para a repercussão internacional do longa. A narrativa mostra as consequências da repressão política sobre as famílias das vítimas, o que ressoa globalmente em um momento de ascensão de governos autoritários.

Em seu discurso de agradecimento, Walter Salles homenageou Eunice Paiva e destacou sua resistência durante a ditadura. “Que durante uma perda sofrida em um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir”.

Raquel Lyra prestigia o Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca em celebração à memória do Mestre Salustiano

04/03/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secult-PE e Fundarpe, o evento chegou à 19ª edição com apresentações de maracatus
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
 
Reafirmando o compromisso do Governo do Estado na valorização da cultura popular pernambucana, a governadora Raquel Lyra conferiu de perto a força dos grupos de Maracatu de Baque Solto, nesta segunda-feira (3), ao lado da sua vice, Priscila Krause, no Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, em Olinda. Esta é a 19ª edição do evento, que reúne apresentações de maracatu, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e grupos de caboclinhos, coco e afoxé vindos de outros municípios de Pernambuco.
 
A gestora foi recebida por Pedro Salustiano, filho do Mestre Salustiano, e acompanhou o 33° Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na Praça Ilumiara Zumbi, no bairro de Tabajara, em Olinda, onde foi cumprimentada pelo público e moradores da localidade. Depois, a chefe do Executivo Estadual acompanhou mais apresentações na Casa da Rabeca. 
 
“Uma alegria acompanhar por mais um ano o Carnaval da Casa da Rabeca, com os herdeiros do mestre Salustiano e centenas de pernambucanos que perpetuam a sua tradição e a sua história. O Governo de Pernambuco tem a missão de garantir a salvaguarda e a preservação das nossas memórias e das nossas tradições. E, desta forma, poder fomentar e transmitir de geração em geração tudo o que faz parte da nossa cultura. Eu quero parabenizar a todos os filhos do nosso eterno mestre e a todos aqueles que vivem do Maracatu e mantém essa chama viva”, destacou Raquel Lyra.
 
Com apoio da gestão estadual, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além da Prefeitura de Olinda, o evento deu uma demonstração da força da cultura popular com apresentações gratuitas. “Esse é um encontro que mescla ritmos como maracatu, cavalo marinho e caboclinhos. Aqui, vemos a força da nossa cultura. A Casa Rabeca é uma referência de lugar que mantém a nossa cultura popular e uma grande celebração de quem faz o Carnaval de Pernambuco”, explicou a secretaria de Cultura, Cacau de Paula.
 
Anfitriã da festa, a Família Salustiano e a Rabeca Encantada resgataram a memória e legado deixado pelo Mestre Salustiano, um dos grandes articuladores das brincadeiras que existem na Zona da Mata. “É importante que os gestores venham conhecer de perto os espaços culturais porque estando presentes eles conseguem enxergar as nossas necessidades e realizar apoios que são fundamentais. A família Salustiano é trabalho, resistência, luta e as portas estão sempre abertas”, disse Pedro Salustiano.
 
Os convidados desta segunda (3), foram grupos como Maracatu Leão de Ouro, Clube Carnavalesco Tribo indígena Capinawa, Caboclinho índio Tupi Guarani, Índio Canindé Brasileiro de Itaquitinga e a Tribo Indígena Orubá. “Mais um ano, o Carnaval de Pernambuco valoriza as tradições carnavalescas. A governadora Raquel Lyra vem desde os primeiros dias de gestão fazendo todos os ciclos, principalmente o Carnaval, que é uma das grandes manifestações culturais do Brasil”, considerou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
 
Acompanharam a agenda os secretários estaduais Paulo Nery (Turismo), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Hercílio Mamede (Casa Militar), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo e o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho.
 
 
Fotos: Yaci Ribeiro/Secom