Raque Lyra não declara apoio público na disputa pela Amupe e afaga dois dos candidatos

09/02/25
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Em momentos diferentes, Marcelo Gouveia e Pedro Ermírio estiveram na agenda da governadora, na Mata Norte
Sem posicionar-se publicamente sobre a disputa pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a governadora Raquel Lyra (PSDB) afaga dois dos candidatos que já colocaram seus nomes à disposição: Marcelo Gouveia (Podemos), ex-prefeito de Paudalho, e Pedro Ermírio Freitas (PP), prefeito eleito de Aliança. Dois municípios da Mata Norte. Dois partidos na base do Governo.A agenda de ontem na região começou pela cidade de Lagoa de Itaenga, onde a governadora inaugurou a Escola  de Referência Tristão Ferreira Bessa.Quatro deputados se pronunciaram e Marcelo Gouveia, atual presidente da Amupe, falou em nome dos sete prefeitos presentes.

Estava com o irmão, o deputado Gustavo Gouveia; a cunhada, a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia; e a sucessora em Paudalho, Paulinha da Educação.

Fez um discurso breve. Exaltou o apoio do Governo na construção de creches, na merenda, no transporte escolar. Não seguiu para o segundo compromisso com a governadora.

Em Condado, encontrou Pedro Ermírio. Vistoriou obras de requalificação da PE-062, até o município de Aliança, e anunciou a ampliação dos serviços que agora vão chegar à BR-101, em Goiana.

A requalificação tem investimento de R$ 65 milhões e previsão de ser concluída em maio. Cerca de 140 mil moradores serão beneficiados diretamente.

Não houve evento formal e o prefeito, em seu primeiro mandato, usou as redes sociais para agradecer.

Destacou que ao esticar a recuperação da estrada, atingindo o polo automotivo de Goiana, vai facilitar o deslocamento de funcionários e atrair investimentos para Aliança e região.

Municípios

O futuro presidente da Amupe terá dois meses para organizar o 8º Congresso da entidade, marcado para 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções, em Olinda. O tema será Gestão de Sucesso: planejamento e ação. A eleição para a nova diretoria acontece no próximo dia 27.

Permanência 
Todo mundo foi pego de surpresa, ontem, quando a governadora Raquel Lyra anunciou Gilson Monteiro Filho para comandar a Educação. Ele estava como interino desde a saída de Alexandre Schneider, em 9 de janeiro. Gilson Filho é o 3º secretário da pasta desde o início da gestão, em 2023.

Articulações 
O Diário Oficial trouxe ontem a nomeação de Aldemar dos Santos, o Dema, como superintendente-geral da Assembleia. Mas o ex-secretário do prefeito João Campos já estava em ação desde terça-feira. Vai ser peça-chave na Casa e na disputa ao Governo em 2026.

Outra opção

Há espaço e necessidade para uma 3ª via na disputa pelo Governo do Estado em 2026. A opinião é do deputado Alberto Feitosa (PL). À Rádio Folha, ele disse que um bolsonarista deve entrar no páreo. E das duas vagas ao Senado, uma será do nome que tiver o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deixe um comentário