Programa Mais Ciência na Escola vai implantar laboratórios makers em oito escolas municipais de Salgueiro

28/02/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

 

Lançado na noite desta quinta-feira, 27, no auditório do Campus Salgueiro do IFSertãoPE, o programa “Mais Ciência na Escola – Nó Sertão Central”, contemplará oito escolas municipais salgueirenses com a instalação de laboratórios makers. A parceria entre o Governo Federal e a prefeitura visa promover o letramento digital dos estudantes, possibilitando que eles desenvolvam habilidades essenciais no Século XXI.

Em Salgueiro devem ser implantados laboratórios nas escolas Valdemar Menezes, Dom Malan, Dr. Severino, Dr. Chico Sampaio, Pedro Paixão (Uri), Joaquim Barbosa (Pau Ferro), José Mendes (Conceição das Crioulas) e Padre Garcia (Campinhos). Cada espaço será equipado com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, cortadores a laser, entre outros equipamentos. A previsão é que os laboratórios estejam em funcionamento até junho deste ano.

Desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Ministério da Educação, o programa é coordenado na região pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Cada escola receberá investimento de cerca de R$ 100 mil no intuito de preparar os estudantes para os desafios da atualidade, estimulante habilidades como a criatividade, pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas.

Os laboratórios terão uso continuo e devem ser integrados ao currículo escolar, permitindo aos professores adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas de cada disciplina, criando conexões entre diferentes áreas do conhecimento, através da interdisciplinaridade.


Deixe um comentário