No Recife:  Projeto Connecta+ abre vagas para oficinas gratuitas de expressão criativa e introdução à robótica

 19/02/25

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Projeto idealizado pelas empresas Um Telecom e Connectoway e executado com a metodologia do Instituto MeMaker vai promover inclusão social para jovens através da tecnologia e inovação

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O Projeto Connecta+, iniciativa liderada pelas empresas Um Telecom e Connectoway em parceria com o Instituto MeMaker, está com vagas abertas para oficinas gratuitas que promovem inclusão social por meio da tecnologia e inovação. Destinado a jovens de 16 a 20 anos da Região Metropolitana do Recife, o projeto busca ampliar horizontes e conectar os participantes a novas oportunidades de carreira. Serão oferecidas oficinas de expressão criativa contemplando as temáticas de Arte, Design e Introdução à Robótica. As atividades serão realizadas ao longo de 2025 no Projeto Aria Social, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Também são apoiadores do projeto o Grupo Parvi e a Lidermac.

O Connecta+ busca apresentar aos participantes novas áreas de atuação e quebrar barreiras sociais, incentivando a inserção no mercado da tecnologia e da economia criativa. As aulas serão gratuitas e contarão com metodologia do Instituto MeMaker, responsável pela capacitação em prototipação eletrônica e expressão criativa. No total, cada turma terá 30 horas-aula, sendo 15 horas dedicadas a experiências criativas e 15 horas focadas em tecnologia. Além disso, os alunos terão aulas com profissionais da Connectoway, intensificando a conexão com o mercado de tecnologia.

“O objetivo do Connecta+ é mostrar que esses jovens podem, sim, fazer parte desse universo e enxergar novas perspectivas profissionais. Queremos despertar talentos e abrir portas para um futuro com mais oportunidades e desenvolvimento sustentável”, afirma Luciane Gomes, Embaixadora do projeto.

“O Instituto MeMaker tem o compromisso de ser canal de acesso ao fortalecimento e desenvolvimento de jovens em situação vulnerável. Acreditamos que a criatividade e a inovação nos dão as ferramentas ideais para construir essa trilha de empoderamento e desenvolvimento pessoal e profissional. Através do Connecta+ vamos inserir os participantes na rota da inclusão e da transformação social, através da tecnologia e da economia criativa. Nosso objetivo é plantar nesses jovens a semente de que eles são capazes de de construir habilidades técnicas, além de adquirir a confiança necessária para enxergar e construir novos caminhos”, explica Monica Bouqvar, diretora institucional do Instituto Memaker.

“A parceria com o Connecta+ reforça a missão do Aria Social de transformar vidas por meio da arte e educação, oferecendo oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto impulsiona o crescimento pessoal e profissional dos participantes, e o Aria Social está comprometido em apoiar essa iniciativa, ao sediar as oficinas e ajudar na formação de novos talentos”, declara Cecília Brennad, bailarina e diretora geral do Aria Social.

O projeto contará com uma infraestrutura acessível, incluindo recursos em Libras e espaços adaptados, além da oferta de aulas de inglês. Ao final da capacitação, os alunos apresentarão projetos desenvolvidos ao longo do curso.

Inicialmente, serão oferecidas três turmas de 20 alunos cada, com previsão de expansão para um total de 160 jovens capacitados ao longo do ano. As aulas serão ministradas por instrutores formados pelo Instituto MeMaker e que já passaram pelo programa, reforçando o impacto transformador da iniciativa.

Além do aprendizado teórico e prático, os participantes terão à disposição um laboratório de tecnologia exclusivo, materiais de apoio para as oficinas, certificado de conclusão, camisas personalizadas e lanche nos dias de aula.

As primeiras turmas terão início em março. As inscrições já estão abertas no site do Instituto MeMaker e podem ser feitas através do link https://abrir.link/UtVhK . Jovens de toda a Região Metropolitana do Recife podem participar. Para mais informações e detalhes sobre como se inscrever, coordenacao@institutomemaker.org.br ou pelo Instagram @institutomemaker.

Sobre a Um Telecom

Fundada em 2010, a Um Telecom é referência em infraestrutura de serviços digitais, com portfólio diversificado que inclui Cloud, Segurança da Informação, Conectividade, Mobilidade (MVNO) e Serviços Gerenciados. Atuando em todos os estados do Nordeste e em mercados estratégicos como São Paulo e Rio de Janeiro, a empresa se destaca pela robustez de sua rede de fibra ótica com mais de 20 mil quilômetros e uma equipe especializada que oferece soluções customizadas para clientes corporativos, setor público e operadoras regionais.

Sobre a Connectoway

A Connectoway é uma empresa com mais de 20 anos no mercado de Telecom, que agrega valor aos seus clientes através de soluções e tecnologias em hardware, software e de serviços como projetos personalizados de Conectividade, Smart City e Cibersegurança. Com clientes em todo o país, atende o mercado de operadoras competitivas, governos e enterprise. Em 2022, a Connectoway iniciou as operações da Connectoway Solar, braço da empresa de distribuição de equipamentos fotovoltaicos.

Sobre o Instituto MeMaker

Fundado em 2017, o Instituto MeMaker já impactou mais de 2.000 jovens em situação de vulnerabilidade, impulsionando o início de suas carreiras e ampliando oportunidades de futuro em Pernambuco. Com uma abordagem interdisciplinar que integra Design, Tecnologia, Empreendedorismo, Arteterapia e Inglês, o instituto utiliza a criatividade e a cultura como ferramentas de transformação social e profissional. Por meio de oficinas práticas e projetos inovadores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o MeMaker capacita jovens a se tornarem agentes de mudança, promovendo um impacto positivo e duradouro em suas comunidades.

Deixe um comentário