Marcelo Gouveia diz que Amupe é apartidária, mas precisa ser pluripartidária

20/02/25
Por  Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Presidente da entidade e novamente candidato, Gouveia será eleito por aclamação e terá mandato compartilhado
Mais que discutir as pautas perturbadoras no dia a dia dos gestores municipais, o encontro de prefeitos e prefeitas, em Brasília, trouxe bons frutos para a Associação Municipalista de Pernambuco. Um acordo suprapartidário evitou bate-chapa na próxima quinta-feira, quando será escolhida a nova diretoria da Amupe, 2025-2026.
A governadora Raquel Lyra (PSDB); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos); o deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida (União Brasil); de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), e de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB).

Uma corrente de atores políticos construiu o consenso entre o atual presidente, Marcelo Gouveia (Podemos), disposto à reeleição, e o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), que entrou no páreo.

Vão repetir o acordo proposto pelo ex-presidente da Amupe José Patriota (1960-2024), que permitiu mandato compartilhado entre Gouveia e Márcia no último biênio.

“A Amupe é apartidária,  mas precisa ter todas as represemtações dos principais partidos de Pernambuco. Nós conseguimos isso”, atestou Gouveia à Rádio Folha.

O ex-prefeito de Paudalho pavimentou um caminho com articulações e a experiência de dois mandatos à frente do município da Mata Norte, da presidência estadual do Podemos e da Amupe.

Promete afinar a relação com os gestores e as pautas municipalistas e seguir com a tranquilidade de quem já deixaria o mandato para disputar uma vaga para deputado federal. Pedro Ermirio assume no próximo ano.

TCE junto das prefeituras
Um olhar mais voltado aos municípios. Esta é a proposta do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, para 2025. No dia 18 de março, o TCE-PE realiza o Seminário para Prefeitos e Presidente de Câmara, no Centro de Convenções, em Olinda. A ideia é ficar mais perto dos gestores.

Audiência

Líder do PSB na Alepe, Sileno Guedes vai presidir a Comissão de Saúde. O primeiro compromisso será verificar o balanço quadrimestral da Secretaria do Estado. A data ainda será definida.

Caravana
Renato Antunes comandará a Comissão de Educação que se fundiu à de Esportes. Quer visitar 100 escolas, de olho em quadras, climatização, merenda, dentro do ‘Caravana por mais educação’.

Apelos
Com apoio de cem entidades, Rosa Amorim (PT) foi eleita para Meio Ambiente. Já ia embora, quando o presidente em exercício da Casa, Rodrigo Farias, telefonou para que ela ficasse e garantisse quórum na Comissão da Mulher, presidida por Gleide Angelo.

Novidade

Nova comissão na Alepe, a de Pessoas com Deficiência e Atipicidades, pleiteada pelo deputado Cleiton Collins (PP), será presidida por Gilmar Júnior (PV), também suplente no colegiado de Saúde.

Deixe um comentário