Embate na Alepe e a guerra declarada para as eleições de 2026

15/02/25
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Divergências entre governistas e oposicionistas devem ficar mais acirrada com proximidade do pleito
O ano legislativo mal começou e o embate na formação das comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco escancara o início de uma guerra já com vistas a 2026.Governistas e oposicionistas medem força na briga por espaços, no potencial de articulação política e na capacidade de agregar ou repelir possíveis aliados.Dois grupos evidenciam de que lado estão. Os que acompanham a governadora Raquel Lyra – PRD; PSDB; Solidariedade; Federação PT, PV, PCdoB; e PP.

E os que, de alguma forma, ajudam a pavimentar a possível candidatura do prefeito do Recife, João Campos – PSB, PSOL;  e Republicanos.

Nesse meio há também os que aproveitam para mandar recados e fazer cobranças. O Solidariedade, por exemplo, reclamou espaço. E existem os que decidiram ficar independentes, como o MDB; o PL e o União Brasil. Extraoficialmente, os dois últimos fecharam acordo com o PSB e reforçam a lista de indicações e apoio daquela legenda.

Diante do risco de perder a presidência das três principais comissões, a governadora alertou, durante a semana, que os  deputados são corresponsáveis por garantir a governabilidade.

Ontem o presidente em exercício da Alepe, Rodrigo Farias, assegurou buscar a autonomia dos poderes e ter certeza de que os deputados estarão prontos para votar projetos de interesse do Estado.

Carta de repúdio 

Em carta ao presidente em exercício da Alepe, Rodrigo Farias, 26 deputados da base do Governo repudiaram a decisão de convocar reunião para eleger as principais comissões. Dizem ferir prerrogativas dos parlamentares e afrontar a segurança jurídica do Poder. Três deputados do PSB, dois do UB e um do PL também subscreveram o documento.

Anulação
Mais cedo integrantes do bloco governista na Alepe já haviam protocolado requerimento para anular as reuniões de ontem e hoje, convocadas pela presidência da Casa. Alegaram descumprimento do regimento interno. O presidente diz que seguiu os critérios legais. Documento será analisado pela procuradoria.

Escolha
Após troca de farpas e questionamentos sobre obediência ao regimento, a eleição para as três principais comissões da Alepe acontece hoje em segunda chamada, mesmo que os governistas não apareçam. São candidatos Alberto Feitosa (Justiça); Antônio Coelho (Finanças); e Waldemar Borges (Administração).

Em São Paulo 
A governadora Raquel Lyra está em São Paulo e no domingo participa do lançamento do Festival Pernambuco Meu País. A ideia é divulgar ações culturais em outros Estados. Ainda na madrugada da segunda,  a partir da 0h30, o  programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, exibe entrevista com a gestora.

 

 

Deixe um comentário