Desafios a serem enfrentados pela governadora de Pernambuco com a ida para o PSD

27/02/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Raquel Lyra vai sair do PSDB e filiação ao partido de Kassab e André de Paula está marcada para 10 de março
Quase dois anos de negociação para mudar de partido e os desafios da governadora Raquel Lyra estão apenas começando. No próximo dia 10 ela migra do PSDB, legenda que a acolheu nas eleições majoritárias, para o PSD do ministro André de Paula, em Pernambuco, ou o PSD de Gilberto Kassab, nacionalmente.

Aliás, o líder da sigla no Brasil virou seu porta-voz, logo dela que até ontem, em entrevista nó município de Itapetim, dizia ser porta-voz de si mesma. Kassab, segundo o site Metrópoles, distribuiu convites de filiação antes de a governadora posicinar-se oficialmente.

Raquel Lyra entrará em um partido sem nomes de Pernambuco na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados e apenas um vereador na capital. O PSD elegeu, em 2020, 14 prefeitos,  e outros quatro no último pleito. Ainda assim manteve o quinto lugar no ranking dos que mais conquistaram prefeituras no Estado.

Vai precisar reforçar as articulações para dar mais musculatura à legenda, que tem três ministérios no Governo Lula: Minas e Energia; Agricultura; e Pesca.

Ajudou a fortalecer o PSDB, que saiu de cinco prefeituras, para 31 em 2024. Mas há algum tempo vem divergindo das posturas, em um processo considerado desgastante e insustentável por alguns.

Agora, o partido acena com a possibilidade de ter o deputado e adversário Álvaro Porto no controle da legenda no Estado. Se isso acontecer e a federação com o Cidadania for mantida, nomes como o da vice-governadora Priscila Krause deverão tomar outro rumo.

O PSDB também discute fusão com o Solidariedade, comandado por Marília Arraes, outra rival, e que deseja liderar a junção.

Está na hora de a governadora não deixar 2026 para 2026.

Depois de Vitória
Uma manifestação levou a Câmara de Vereadores de Moreno a retirar de pauta, ontem, o projeto de lei propondo título de cidadão ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Dos 17 vereadores, 15 são contra, entre eles Mozart Bruno (PSD). No Recife, a vereadora Liana Cirne comemorou. Mas a proposta do vereador Edilson Matias (Republicanos), o Calango, volta à ordem do dia na terça (11).

Moradia
A governadora Raquel Lyra assina hoje à tarde acordo para regularização fundiária da Comunidade Nova Morada, na Várzea. São 500 famílias que moram na área há 40 anos. O terreno é da Universidade Rural  e será doado à Perpart para que Governo e Tribunal de Justiça providenciem as escrituras.

Unanimidade
Nem precisou de eleição. O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) se articulou e conseguiu apoio de todos os líderes partidários para assegurar a presidência da Comissão de Agricultura na Alepe. É a única forma de a indicação ser feita por ofício.

Suplementar

Os pré-candidatos à Prefeitura de Goiana Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Régio (PP) estão animados com a decisão do TRE-PE que marcou a eleição para 4 de maio. Antes mesmo do calendário oficial já estão nas ruas atrás de voto.

Deixe um comentário